Você recebe diariamente diversos leads no seu CRM, mas não sabe qual priorizar em suas abordagens comerciais? O lead scoring é a ferramenta essencial para isso!
A gestão de contatos é uma das tarefas que mais demandam tempo e dedicação de uma equipe de marketing, mas ela não precisa ser realizada manualmente. Tudo pode ser automatizado, liberando sua equipe para executar outras estratégias.
Quer entender como tudo funciona? Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!
Lead scoring é um método de qualificação de leads com base em diferentes critérios e pontuações. A ideia é atribuir pontos a cada lead de acordo com aspectos que façam mais sentido para a empresa.
Assim, é possível listar diferentes fatores de qualificação, como:
Esse processo ajuda as equipes de marketing e vendas a identificarem quais leads estão prontos para avançar no funil de vendas e devem receber atenção prioritária. A forma mais estratégica de fazer isso é por meio da automação.
O lead scoring funciona com base em dois tipos principais de dados:
Cada um desses fatores recebe uma pontuação baseada na sua importância para o processo de vendas. Por exemplo, um lead que está em um cargo de decisão deve receber uma pontuação mais alta do que um estagiário.
ICP (Ideal Customer Profile) e Lead Scoring caminham lado a lado. Aliás, muitos profissionais até confundem um pouco esses dois conceitos.
A análise e definição do seu perfil do cliente ideal é a maneira mais estratégica de definir quem você pretende atingir com suas ações. Sendo assim, é um dado que está intimamente ligado à estratégia de pontuação dos leads.
Em geral, o ICP tem informações essenciais sobre o negócio, como:
Portanto, além de ser um direcionamento importante para o time de marketing planejar e executar suas estratégias, esses dados ajudam a estruturar o lead scoring.
Em vez de gastar tempo e energia tentando adivinhar quais potenciais clientes estão prontos para fechar negócio, essa metodologia inteligente dá uma “nota” para cada lead, com base no seu perfil.
E sabe o melhor? Quando o lead scoring é automatizado, os benefícios vão muito além de otimizar as escolhas. Olha só:
Implementar o lead scoring é uma tarefa complexa. Porém, este é o tipo de trabalho que você se dedica e que gera grandes resultados para toda a empresa.
Se você tem dificuldades para entender o conceito e sua aplicação, é interessante buscar o apoio de profissionais. Isso porque, erros na pontuação podem desencadear problemas para o time de vendas e fazer com que o negócio perca boas oportunidades.
A seguir, destacamos algumas boas práticas que podem te ajudar. Confira!
Os critérios mais relevantes para qualificar os Leads variam de empresa para empresa. Não há fórmula pronta. O ideal é procurar entre 2 e 4 critérios de um Lead que ajudem a entender se ele pode ou não comprar a sua solução.
Uma boa dica é olhar para os seus clientes mais bem-sucedidos e encontrar características que eles possuem em comum para desenhar um perfil ideal. Com base nesses critérios iniciais, a ideia é implementar melhorias com o passar do tempo.
Os dados são a sua melhor fonte para definir o lead scoring. Por isso, é muito importante observar suas conversões, contratos fechados e personas.
Em síntese, a pontuação não é feita com base em feeling. Ela precisa ser estruturada de acordo com a realidade do seu negócio e o tipo de cliente que mais gera retorno financeiro. Essa resposta quase sempre está dentro do seu CRM e ferramentas de automação.
De posse dessas informações, a empresa pode implementar estratégias diferentes para cada perfil de lead:
Para fazer o lead scoring funcionar de verdade, é importante entender bem os objetivos do negócio, fomentar a colaboração entre marketing e vendas, e estar sempre disposto a ajustar a estratégia com base em novos dados.
Com esses elementos em mente, o lead scoring pode ser a chave para levar sua estratégia de marketing e vendas a um novo patamar. Pronto para otimizar sua estratégia de marketing com lead scoring e automação?
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