Você provavelmente já ouviu falar do SearchGPT. Mas como tudo que está relacionado à Inteligência Artificial, é normal ficar curioso sobre como ele funciona e se impactará seu tráfego pago e orgânico.
Anunciado em julho de 2024, o modelo oferece uma experiência ainda mais ágil do que o ChatGPT. E é claro que todo mundo que entender melhor essa revolução!
Este artigo tem as respostas que você procura sobre o assunto. Vamos lá?
O SearchGPT é o mecanismo de busca alimentado por Inteligência Artificial da OpenAI, criadora do ChatGPT. Assim, traz respostas conversacionais às consultas dos usuários do ChatGPT com base em informações em tempo real da internet.
O grande diferencial do modelo é fornecer resultados de alta qualidade. Em geral, ele traz um resumo da página de consulta e o link para que o usuário possa se aprofundar.

O SearchGPT consegue interpretar a pergunta do usuário e seguir estruturas e contextos complexos na linguagem. Dessa forma, é capaz de devolver resultados de pesquisa bem precisos.
Ao fazer uma consulta no SearchGPT, a tecnologia faz mais do que uma simples pesquisa por palavras-chave. É por isso que ele pode entregar resultados diferentes para uma mesma pergunta.
Esta é uma melhoria bastante significativa em relação aos mecanismos de busca tradicionais, pois cria uma experiência mais natural e intuitiva ao interagir com a IA.
Ademais, o recurso foi projetado para continuar crescendo e aprendendo conforme o usuário o utiliza. Quanto mais interações, mais avançado ele se torna.
Para entender bem o funcionamento do SearchGPT, é preciso conhecer os seus 3 pilares. Fizemos um breve resumo para ter ajudar. Confira!

O SearchGPT tem a capacidade de trabalhar com a chamada busca “conversacional”. Na prática, o usuário pode ir “conversando” com o buscador e complementar sua dúvida sem precisar redefinir o campo de busca para o estado original a cada pergunta.
✅ Isso gera contexto para a pesquisa e torna a experiência muito mais dinâmica.
O SearchGPT consegue compreender como a consulta é estruturada, o que faz com que ele evolua a cada nova busca. Essa característica é uma vantagem perante os demais buscadores, pois abre o campo de pesquisa e pode resolver até mesmo dúvidas mais vagas e complexas.
O SearchGPT personaliza os resultados das pesquisas com base no comportamento do usuário, suas preferências e histórico de interações. Portanto, ele consegue entregar resultados mais relevantes e adequados para as vivências de quem pesquisa.
O SearchGPT é, sem dúvidas, um concorrente de peso para o AI Overview do Google. Porém, embora semelhantes, existem diferenças entre eles que impactam a experiência final do usuário.
Em primeiro lugar, é importante dizer que o AI Overview depende da busca tradicional. Ele surge como uma resposta gerada por Inteligência Artificial no topo da página, sendo uma espécie de evolução dos snippets existentes.
Nesse sentido, podemos destacar duas principais diferenças entre os dois recursos de pesquisa:
O modelo do Google faz um resumo geral e traz diversos links de referência. Já o SearchGPT vincula a resposta diretamente à publicação de onde a informação foi retirada.
Além disso, o AI Overview não tem uma experiência conversacional. Enquanto o SearchGPT permite que o usuário interaja com a resposta e expanda sua consulta, o modelo do Google entrega o resultado final na primeira pesquisa.
O lançamento do SearchGPT contribuiu para um cenário de redução global na taxa de cliques dos sites. Isso porque, a ferramenta consegue entregar respostas precisas e personalizadas para o usuário, resolvendo suas dúvidas.
E a mudança de comportamento de pesquisa afeta não apenas o tráfego orgânico, como o tráfego pago. Afinal, os usuários estão recorrendo ao modelo para diferentes intenções de buscas.
Ainda assim, é importante dizer que o mecanismo ampliou o ecossistema de pesquisa na internet. Assim, está gerando novas oportunidades para impactar o cliente em sua jornada fora do Google.

Como vimos, os recursos de Inteligência Artificial estão avançando rapidamente e permitem interações detalhadas e bem parecidas com um diálogo. Agora, a busca tem contexto, significado e personalização!
Isso já indica que os profissionais de marketing precisam estar prontos para um futuro cada vez mais preso às palavras-chave. Confira algumas dicas e estratégias para se destacar nessa nova era!
As buscas conversacionais abrem espaço para que o usuário faça muito mais perguntas. Aliás, o próprio comportamento de busca é muito mais direcionado e fornece detalhes e contexto sobre a dúvida.
Enquanto no Google, uma pessoa pesquisa por “agência de marketing B2B”, no SearchGPT, ele pode digitar “qual a melhor agência de marketing B2B do Brasil”.
Com pesquisas mais direcionadas e o “diálogo” da Intig, entregame as empresas podem aproveitar para criar conteúdo altamente segmentado.
O SearchGPT prioriza dados relevantes e atuais. Por isso, seu conteúdo deve ter sempre o objetivo em agregar valor de forma precisa e direta.
Vale destacar que, no universo B2B, a qualidade do conteúdo sempre foi um aspecto muito importante. Afinal, o público é mais exigente e seletivo e dificilmente toma decisões por impulso.
Na era da Inteligência Artificial no Marketing, uma estratégia de conteúdo coerente com atualizações regulares é ainda mais importante. Além de gerar tráfego e engajamento, ajuda a impulsionar uma vantagem competitiva para sua marca.
Por fim, você deve monitorar a visibilidade de seu site no SearchGPT. Neste cenário, métricas tradicionais, como taxas de cliques (CTR) e posição média não são tão relevantes, mas existem outros métodos de mensurar seus resultados.
É o caso, por exemplo, da precisão das respostas geradas por IA relacionadas ao seu conteúdo. A informação está correta? Há algo que pode ser complementado?
Além disso, a taxa de engajamento do usuário e o impacto da IA na visibilidade da marca são métricas que fornecem bons insights sobre o desempenho do seu conteúdo.
O SearchGPT é a prova de que o marketing do futuro será cada vez mais conversacional. Aliás, o próprio Google já percebeu isso e lançou Modo AI para concorrer com a ferramenta da OpenAI.
É claro que as boas práticas de SEO não morreram, tampouco devem ser deixadas de lado. É hora de continuar fazendo o básico bem feito e incorporar novas estratégias de otimização para ser destaque nos buscadores alimentados com Inteligência Artificial.
Precisa de ajuda? Fale com a OUTMarketing e conheça o método que gera resultados todos os dias para nossos clientes!