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Tecnologia no Marketing Digital: benefícios e tendências para 2024 

31 de maio de 2022
Inbound Marketing , Marketing de Conteúdo , Tendências de Marketing

tecnologia no marketing digital

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Você está pronto para o futuro? O uso de tecnologia no Marketing Digital é mais uma prova de que a transformação digital é uma realidade no mercado. Aliás, não faltam soluções inovadoras para tornar a rotina do setor mais ágil, eficiente e criativa. 

O próprio conceito de marketing passou por uma transformação profunda nos últimos anos. Hoje, é fundamental tirar proveito da tecnologia para gerar leads mais qualificados e aumentar as vendas. Ainda assim, nem todo mundo entende a profundidade do impacto dessa nova era da inovação. 

Como especialistas no assunto, temos muito a compartilhar. E foi pensando nisso que decidimos preparar este conteúdo que destaca os benefícios e tendências que provam que Tecnologia e Marketing estão mais unidos do que nunca. Aproveite a leitura e leve essas ideias para sua empresa! 

Tecnologia e Marketing: juntos pela experiência do cliente

Você se lembra de quando era obrigado a assistir anúncios para conseguir ver seu programa favorito? “Pular anúncios” era uma opção inexistente e as pessoas esperavam pacientemente por ela. Mas tudo mudou!

Hoje, a informação está na palma de nossas mãos e o consumidor tem o controle do que vê. E mais: a tecnologia está revolucionando o Marketing para garantir experiências mais fluidas e satisfatórias ao cliente.

Embora o Marketing tradicional ainda tenha seu lugar, o Marketing Digital e a Tecnologia mudaram as regras do jogo. Seu site, suas redes sociais e sua comunicação online apresentam seu negócio ao mundo.

Tudo isso só aconteceu porque a tecnologia entrou em cena e transformou as ações, tornando-as mais personalizadas e envolventes. Além disso, uso da tecnologia no Marketing Digital impulsionou a criatividade e agregou valor à rotina dos profissionais e dos clientes.

O que é Martech?

Não há como falar de Tecnologia e Marketing sem destacar o conceito de Martech, que se resume na aplicação de diversos softwares e ferramentas como apoio para atingir as metas e objetivos do setor.

Dessa forma, quando uma empresa investe em uma pilha de tecnologia de marketing melhora o alcance, eficiência e produtividade de suas campanhas. É por isso que Martech é, atualmente, um fator essencial para otimizar esforços de marketing em todos os canais.

7 benefícios da Tecnologia no Marketing Digital

A tecnologia revolucionou o modo de fazer marketing e isso pode ser aproveitado por negócios de todos os portes e segmentos. Sem dúvidas, as ferramentas certas reduzem a complexidade de alcançar e interagir com o cliente.

Entenda os benefícios de implementar a tecnologia no setor de marketing!

1. Automação de processos 

A tecnologia levou o marketing tradicional para além do mercado local. Com o alcance das redes sociais e de um bom posicionamento nos sites de busca, é possível ampliar o escopo dos negócios e conquistar novos clientes. Contudo, um dos grandes benefícios é justamente poder fazer isso de forma automatizada. 

Com soluções de gestão de marketing e de clientes, as empresas podem reduzir a carga de trabalho repetitivo no marketing. A equipe passa a focar em tarefas mais essenciais, enquanto a tecnologia assume o papel das atividades mais genéricas. 

A abordagem dos leads, por exemplo, é automatizada por meio de e-mails automáticos, chatbots, mensagens nas redes sociais etc. Isso nos leva a um segundo ponto importante. 

2. Abordagem personalizada 

Mais do que simplesmente disparar a mesma mensagem para todos os clientes em potencial, a tecnologia permite um alto nível de personalização. Ao categorizar os leads de acordo com seu perfil, criamos grupos com os quais podemos nos comunicar de maneira específica. 

A estratégia do funil de vendas, por exemplo, ajuda a identificar em que etapa da jornada de compra cada cliente está. A partir dessa informação, podemos criar conteúdos de Inbound Marketing que abordam as necessidades específicas de cada lead. 

No Bootcamp: Marketing e Vendas, aprofundamos a importância do inbound marketing em empresas de TI e como ter uma abordagem personalizada a partir da automação de processos, confira no tema: Desmitificando o Inbound Marketing em empresas de TI.

Na prática, a tecnologia automatiza o marketing em alto nível, ao mesmo tempo em que humaniza o diálogo com cada pessoa ou empresa. 

3. Mapeamento de Buyer’s Persona 

A tecnologia ajuda a coletar dados valiosos por meio da internet. Isso significa entender mais a fundo o perfil do(s) consumidor(es) dos produtos e serviços da sua empresa. Se o time de marketing quiser resultados ainda melhores, é possível definir a Buyer’s Persona. 

Esse conceito se refere a um personagem fictício que traz consigo o perfil, os hábitos e as preferências do seu cliente em potencial. São informações cruciais para quem quer elaborar uma estratégia realmente eficiente. 

O uso traz benefícios para ambos: o Inbound e o Outbound Marketing. Afinal, nada melhor do que saber detalhes sobre o comportamento do nosso público. Uma dica importante é criar mais de uma Persona, a depender da segmentação dos seus clientes. 

4. Flexibilidade para o negócio 

Usar a tecnologia no Marketing Digital significa adotar a inovação como parte da filosofia da empresa. Com o tempo, mais processos podem ser absorvidos pelas soluções adotadas, o que significa novas oportunidades. 

Em geral, trata-se de um passo importante para impulsionar a transformação digital nos negócios. A tendência é que a empresa amplie sua capacidade de identificar as novas demandas do consumidor. 

Fazendo isso com agilidade, é possível conquistar cada vez mais espaço no mercado. 

5. Redução de custos 

Toda mudança estratégica exige uma avaliação do impacto financeiro que ela pode trazer. Nesse caso, o cenário é extremamente interessante. Afinal, usar a tecnologia no Marketing Digital significa eliminar retrabalho, automatizar processos e otimizar as vendas. Tudo isso tende a reduzir custos em diversos aspectos. 

O custo de aquisição de clientes (CAC), por exemplo, deve ser menor, já que a empresa investe menos para converter as vendas. Com leads mais qualificados, é mais fácil fechar negócio. Além disso, fidelizar os clientes tende a ser um processo mais tranquilo quando temos o feedback necessário para aperfeiçoar a abordagem. 

6. Mais eficiência na gestão 

Uma gestão eficiente é aquela que tem capacidade de alcançar os objetivos previstos no planejamento. A vantagem de contar com a tecnologia é ter em mãos as ferramentas necessárias para monitorar a fundo os processos do time de marketing. 

Isso significa, por exemplo, acessar um dashboard que mostra dados de desempenho e gera relatórios para os gestores. Calcular o CAC e outros KPIs deixa de ser um trabalho manual e passa a ser automatizado. 

Periodicamente, podemos reavaliar nossa estratégia com base nos resultados quantificados. Em outras palavras, é possível visualizar o marketing com muita transparência e promover a melhoria contínua. 

7. Integração com as vendas 

O vendarketing é um conceito que vem ganhando visibilidade no mercado. Afinal, a tecnologia permite uma verdadeira integração entre o marketing e as vendas. O motivo é simples: são departamentos complementares, que devem atuar com base nos mesmos objetivos e que podem tirar proveito das mesmas informações. 

Quando a tecnologia é implementada com eficiência, o setor de vendas coleta dados sobre o consumidor e os compartilha com o marketing. São informações valiosas para criar ou refinar a Buyer’s Persona, por exemplo. 

Já o trabalho feito ao longo do funil de vendas ajuda os vendedores a atuarem como verdadeiros consultores. Não se trata simplesmente de oferecer um produto ou serviço, mas de entender as dores daquele cliente em potencial e oferecer a solução. 

Como você pode ver, são movimentos que transformam o próprio modelo de negócios da empresa. A tendência é que, nos mais variados setores, a oferta passe a focar em solucionar problemas, não apenas na venda de um produto específico. 

Tecnologia no Marketing Digital: tendências para 2024 que você precisa aplicar

Quando o assunto é tecnologia no Marketing Digital, vale inovar e aproveitar melhor os recursos à sua disposição. Se a sua empresa ainda não aderiu a esse modelo de atuação, chegou a hora de dar esse passo.

Aliás, 2024 é o ano perfeito para implementar algumas tecnologias à sua rotina e otimizar seus resultados. Para te ajudar, selecionamos as tendências que não podem passar despercebidas por nenhum profissional da área.

Inteligência Artificial

Todo mundo já sabe que a Inteligência Artificial está melhorando o Marketing, ajudando a coletar dados, personalizar anúncios e impulsionar a criatividade. Mas você já começou a usá-la em sua rotina?

Este mercado está crescendo rapidamente e a ideia é evoluir e automatizar processos para que o Marketing seja cada vez melhor e mais efetivo. Aliás, fique atento: o Panorama de Marketing 2023 da RD Station descobriu que 59% dos profissionais de marketing já usam o ChatGPT.

Chatbot e recursos conversacionais

Nossa segunda dica é o uso de Chatbot e recursos conversacionais. O estudo da RD Station observou que 62% das empresas usam o WhatsApp em suas ações, mas 47% ainda fazem uma gestão manual da plataforma e apenas 22% estão usando chatbots.

Esse cenário demonstra que evoluímos, mas ainda há uma longa jornada a ser percorrida. Lembre-se de que esse tipo de funcionalidade melhora a experiência do cliente e, claro, sua taxa de conversão.

Use a tecnologia no Marketing Digital a favor da sua empresa!

Com a tecnologia no Marketing Digital, o relacionamento com o consumidor é cada vez mais próximo e frutífero. Então, coloque essas ferramentas para trabalhar a favor da sua empresa. E se quer resultados ainda melhores, conte com o apoio de um consultor especializado

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