OUTMarketing

Home » Inbound Marketing » 5 razões para investir num website responsive

5 razões para investir num website responsive

20 de julho de 2015
Inbound Marketing , Sem categoria

Todos nós sabemos que a Internet desempenha um papel primordial nas nossas vidas e já não podemos viver sem ela. Ter uma presença assídua e de qualidade na web é fundamental para qualquer empresa de TI e é preciso estar preparado para o futuro.

Um website responsive é capaz de se adaptar a múltiplas dimensões de ecrãs ou resoluções. Ou seja, todas as páginas são visualizadas corretamente, tanto no visor do telemóvel ou do tablet, como no computador de secretária ou no portátil. Este design é especialmente relevante no mundo das Tecnologias de Informação, uma vez que 60% do tráfego online provem de aparelhos móveis, segundo o Business Insider.

Então, se 59,4% dos que têm telemóvel em Portugal utiliza smartphone, é necessário estar atento, não só à emergência de novos dipositivos, mas também às novas regras de pesquisa. Como aconteceu recentemente, a modificação do algoritmo do Google passou a penalizar os websites não otimizados, descendo a sua posição no ranking dos resultados de pesquisa. O seu website pode passar rapidamente de 1.º resultado a último.

Porquê apostar num website responsive? Partilhamos algumas razões:

  1. Melhor experiência de navegação para o utilizador: Se o website aparecer desconfigurado no smartphone ou tablet, o internauta simplesmente fecha a janela e desiste. Nessas situações, a probabilidade de o utilizador procurar um website de um concorrente é muito grande.
  2. Valorização do Google: Os websites otimizados têm passagem VIP para o topo dos resultados. Os que simplesmente não são responsives são deixados para trás. Para além disso, ter um único URL torna tudo mais fácil para o Google rastear o seu website e o SEO também melhora bastante.
  3. Alcance do público-alvo em qualquer dispositivo: O seu website estará ao alcance do utilizador que acede pelo computador de secretária, portátil, smartphone e/ou tablet. Em qualquer um destes dispositivos, o seu website estará perfeitamente adaptado.
  4. Um único design para vários ecrãs: A coerência da imagem da sua empresa é importante e, ao construir um website responsive, será garantido que o utilizador irá visualizar o seu website da mesma forma, independentemente do ecrã.
  5. Redução do tempo de espera: Ajustado às diferentes proporções, o utilizador não terá que esperar eternidades pela exibição do seu website quando aceder através do seu smartphone, por exemplo. Carregará mais rápido e fará com que o internauta não fique aborrecido por esperar!

Ter um website responsive é regra e um investimento para o futuro. No momento em que novos dispositivos surgirem no mercado e estiverem a ser usados para navegação web, o seu website continuará visível em qualquer ecrã, uma vez que foi projetado com base nele e não no dispositivo em que está a ser utilizado.

E o website da sua empresa? É responsive e mobile-friendly?

Veja também