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Quanto investir em Marketing? Conheça o orçamento ideal!

30 de abril de 2024
Marketing

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Não importa o tamanho da sua empresa ou seu segmento de atuação, todo negócio precisa fazer marketing para atrair clientes e vender mais. Mas você já se perguntou quanto investir em Marketing?

A resposta para esta pergunta é relativamente complexa, pois o Marketing é um grande quebra-cabeças, com diversas peças que se complementam. Ou seja, falamos de mídias sociais, conteúdo, performance, branding, site, comunicação e até eventos.

A verdade é que visualizar o Marketing como investimento muda as regras do jogo. E quando uma empresa sabe quanto, como e onde investir o retorno logo vem.

Quer descobrir? Preparamos este conteúdo para te ajudar. Boa leitura!

O que um orçamento de marketing deve incluir?

Se tem uma coisa que acreditamos muito aqui na OUTMarketing é no poder da personalização. Por isso, não há uma receita para um trabalho de Marketing de sucesso, pois cada empresa terá suas próprias demandas e limitações.

Isso significa que não basta copiar o que outro negócio faz para ter bons resultados. O ideal é avaliar os elementos a seguir e entender o impacto de cada um em seus objetivos.

  1. Publicidade digital: gastos com anúncios em várias plataformas, como Google e mídias sociais;
  1. Materiais impressos: criação e impressão de folders, panfletos e outros materiais;
  2. Profissionais de marketing: gastos com time de marketing interno, caso seja a melhor estratégia para sua empresa;
  3. Eventos: participação em feiras e eventos do setor, incluindo custos com estandes, patrocínios e materiais promocionais;
  4. Softwares e ferramentas: contratação de softwares de gestão de marketing, como RD Station, HubSpot e Leadster;
  5. Agência de Marketing: contratação de uma empresa especializada, que pode assumir diferentes tarefas, do planejamento à execução;
  6. Produção de conteúdo: criação de conteúdo para blog, vídeos, podcasts, posts de redes sociais e outros para se comunicar e interagir com o público;
  7. Site e SEO: desenvolvimento de site e otimização para mecanismos de pesquisas para garantir um bom alcance e performance;
  8. E-mail marketing: desenvolvimento e disparo de e-mails, além de manutenção de newsletter e gestão e monitoramento da base de leads.
  9. Gestão de Redes Sociais: custos relacionados à manutenção das redes sociais da empresa, o que inclui a produção do conteúdo, publicações e anúncios.

A pergunta de milhões: quanto investir em Marketing?

Como vimos, falar em investimentos em Marketing é falar de muitos detalhes, ações e estratégias. É por isso que muitos gestores se sentem perdidos na hora de definir o orçamento ideal para o setor.

Partindo da ideia de que os valores podem variar, é importante termos uma visão de mercado. Então, nada melhor do que conferir alguns estudos, não é mesmo?

Um relatório recente do Forrester Research e da eMarketer, dividiu os investimentos em Marketing Digital em categorias, destacando o percentual ideal:

  • Empresas consolidadas: de 6 a 12% do seu faturamento;
  • Empresas em fase de consolidação: de 12% a 20% do faturamento.

Além disso, verificou-se que negócios B2B investem em média 8% de seu faturamento, enquanto empresas B2C destinam cerca de 9,2% em ações de marketing.

Seguindo a mesma linha, um estudo recente da Delloite destacou que as despesas de marketing considerando o modelo de negócio:

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O mesmo estudo perguntou aos entrevistados sobre as expectativas de investimento em Marketing Digital em 2024. A previsão é um crescimento de 9,9% nos próximos 12 meses.

De olho no mercado: os gastos com Marketing por setor

O mercado em que você atua também é um fator importante para definir quanto investir em marketing. Nesse caso, é interessante observar os concorrentes com o fim de avaliar se o seu orçamento é competitivo.

A Delloite fez um levantamento sobre isso e os resultados estão na tabela a seguir:

Onde alocar seu orçamento de marketing?

Levando em consideração que o Marketing é a junção de diversos setores e estratégias, é fundamental definir prioridades. Atualmente, o Marketing Digital está entre os principais investimentos das empresas, principalmente pelo seu potencial de geração de demanda.

Mas é importante que esse planejamento seja feito de forma atenta e personalizada e esteja totalmente alinhado com os objetivos do negócio. Isso porque, o papel do marketing é dar suporte e impulsionar o crescimento empresarial.

O estudo da Delloite citado anteriormente destacou em quais áreas de marketing as empresas estão alocando seus recursos. Fique atento:

  • 92% despesas diretas de ações de marketing;
  • 89,9% despesas relacionadas à marca;
  • 87,4% mídias sociais;
  • 81,4% equipe de marketing;
  • 76,9% análises de marketing;
  • 76,9% ferramentas de marketing.

Como aproveitar melhor seu orçamento de marketing?

Agora que você já conhece o percentual ideal do faturamento destinado ao Marketing, é válido aprender como potencializar seus investimentos na área. Isso porque, alocar recursos não é sinônimo de sucesso.

Então, pensando nisso, selecionamos 3 fatores que são determinantes para os bons resultados. Acompanhe!

Conheça a jornada do seu cliente

Conhecer a jornada do cliente é o primeiro passo para mensurar quanto investir em marketing. Entretanto, como a tarefa é complexa e demanda tempo e muitas análises, diversos negócios negligenciam esse fator.

Entender como os clientes buscam conhecimento sobre o produto e os caminhos que percorrem até a compra te ajuda a definir variáveis importantes, como:

  • Em quais canais investir;
  • Quais as melhores plataformas para atingir seu público-alvo;
  • As mensagens e tom de voz mais adequados;
  • O tipo de conteúdo que conversa melhor com o cliente.

Contrate uma agência de marketing especializada

Você não precisa cuidar de todas as ações de marketing sozinho. Na verdade, a terceirização é uma alternativa muito comum na área.

Até mesmo grandes organizações, com times internos, podem aproveitar os benefícios de contar com o apoio de especialistas externos. Nesse caso, além de economizar com folha de pagamento, há uma economia com treinamentos, softwares e a gestão do marketing em si.

Portanto, lembre-se de que nada adianta ter uma grande equipe se você não sabe o que fazer ou como gerenciar esses profissionais. A agência te ajuda a superar esses e outros desafios, conduzindo ações mais assertivas.

A OUTMarketing é uma agência especializada em Marketing para empresas de tecnologia e B2B. Temos uma equipe multidisciplinar que atua como o braço direito do departamento de marketing de nossos clientes, em uma parceria que sempre rende bons frutos.

Da ideia à execução, sabemos como e onde aproveitar seu orçamento de marketing com o foco em ampliar seu alcance e poder de conversão.

Fale com um especialista sobre sua Jornada do Cliente

Monitore suas estratégias e resultados

Por último, precisamos deixar claro o quanto é importante monitorar suas estratégias e resultados. Todas as ações precisam ser acompanhadas de perto para que você entenda onde está errando e acertando.

A análise de dados, portanto, é um elemento indispensável para o melhor aproveitamento do budget de marketing. Se uma campanha não está performando como deveria, investigue e corrija!

Conte com a OUTMarketing para otimizar seu orçamento de marketing!

Conseguiu entender quanto investir em marketing? Agora, é hora de começar a tomar decisões estratégicas e investir em ações que realmente trazem resultados.

A OUTMarketing tem mais de uma década de experiência e credibilidade no mercado e sabe como te ajudar. Conhecemos os desafios do mercado B2B e os caminhos para superá-los!

Vamos conversar? Agende uma consultoria gratuita com nossa equipe e tenha uma visão personalizada do que uma parceria de sucesso pode fazer pelo seu negócio. Fale agora com um especialista da OUTMarketing Brasil!

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