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O famoso ditado popular “quem não é visto, não é lembrado” faz todo sentido quando associamos à presença digital.
Passando por diferentes formatos e maneiras de realizar o posicionamento de uma marca, a realidade online conquistou um espaço importante e essencial para promover o sucesso, a visibilidade, a lucratividade e os investimentos futuros do mundo empresarial.
De acordo com uma pesquisa realizada pela parceira da OUTMarketing, Hubspot juntamente com a We are Social, ressaltaram que mais de 139 milhões de pessoas têm contato com a internet no Brasil. O que significa 66% da população presente nos espaços tecnológicos.
É inevitável ignorar a revolução digital provocada pela potencialização dos negócios, marcas, influenciadores e serviços na internet. Com a chegada da pandemia de COVID-19, a aceleração (forçada) de muitas organizações para o digital também propiciou formas de manter os negócios ativos, o contato com a audiência e os novos interesses de consumo pelo público.
Segundo a FGV (Fundação Getúlio Vargas), as vendas em 2021 – pico da pandemia no Brasil, elevou um crescimento de 27% no número de vendas online. Os dados afirmam o que já é uma realidade: a presença digital não é mais uma opção, e sim uma obrigação para todas as empresas.
Para aprofundar no assunto, descubra a seguir a importância da relevância digital, seus principais benefícios para a promoção da marca e quais plataformas utilizar para elevar a sua imagem no universo online.
Boa leitura!
Antigamente, a presença das marcas era medida por outdoors, eventos presenciais, indicações ou o famoso “boca a boca”, hoje ela é caracterizada pela atuação na internet.
A presença digital é o conceito e a imagem que a marca transmite no ambiente online. Além de estar inserida, uma organização precisa construir uma história para chegar ao seu público-alvo e, principalmente, aos futuros consumidores.
A visibilidade digital está além de ter apenas um site ou perfil distribuído pelas mídias sociais, é necessário trabalhar suas relações e construir estratégias efetivas de posicionamento, comunicação, conteúdo relevante e prestação de serviço.
Construir uma trajetória digital é fundamental e dessa forma manter uma relação positiva com a sua persona será a interação ideal para se comunicar e construir pontos de convergência entre o seu interesse e o da sua audiência.
Atualmente, não basta apenas estar presente nas diferentes plataformas ou canais distribuídos pelo mundo digital. Um dos objetivos das empresas é ser vista pelo seu público através da entrega de conteúdo, informação, respostas para as perguntas e compartilhar das experiências e realidade do usuário.
Mesmo que a gama de notícias e conteúdos seja grande, é preciso que a sua visibilidade seja efetiva e que a sua marca esteja presente na hora certa e no lugar ideal.
Sendo assim, independentemente de ser um conteúdo que chegará em várias pessoas, é fundamental que a sua presença seja cada vez mais personalizada, humanizada e próxima com cada usuário.
A resposta é: depende! Uma das grandes discussões sobre a presença virtual é a necessidade ou a pressão das marcas por estarem em todos os canais.
A lógica sempre será a mesma: quanto mais você estiver em lugares distintos, mais serão as chances de ser visto, lembrado, encantar e vender.
Vale lembrar que atualmente existem muitas plataformas e redes sociais e mesmo que estar inserido na maioria delas promova garantias de visibilidade para os negócios, o passo principal para responder essa dúvida é entender a necessidade e a realidade do seu negócio.
Vamos a um exemplo?! O Tik Tok, plataforma de vídeos interativos, ficou famoso pelas famosas trends e dancinhas. Além de poder ser utilizado de outras maneiras, nem todo negócio precisa seguir exatamente o que viralizou em uma rede social.
Caso o seu público não esteja tão presente nessa rede, como o caso da geração Y e X, por exemplo, siga o caminho até a sua audiência e personalize o seu conteúdo para canais que eles estejam presentes. Seja em outra mídia social ou até em canais mais tradicionais, como o e-mail marketing.
Além disso, não é nada inteligente estar presente em um canal de comunicação e não estar ativo por lá. A constância e qualidade do material fornecido, será um diferencial para elevar a credibilidade e a conexão entre o seu negócio e a decisão do usuário. Realize escolhas reais e conscientes!
Para iniciar a sua promoção no ambiente digital, é preciso estar presente em ferramentas que serão a vitrine, o suporte e, principalmente, a ligação direta entre a sua organização e o público.
As principais ferramentas para estar presente na internet são:
A seguir, confira as ferramentas indispensáveis para o fortalecimento da empresa na internet e descubra seus benefícios. Leia com atenção!
Um dos passos mais importantes e iniciais para efetivar a sua presença digital é desenvolver um site para a sua empresa.
Além de contar como um portfólio online para os seus clientes, é nesse espaço que será possível destacar seus principais serviços, produtos, ações institucionais e contato.
O passo a passo ideal para um site de sucesso, é responder as principais dúvidas dos usuários, apresentar vantagens, gatilhos para fechamento de uma venda, meios para navegarem por mais tempo nos seus conteúdos e a divulgação dos seus principais cases.
Não se esqueça de verificar as boas práticas de navegação, interatividade, otimização de SEO, CTA’s (chamadas para a ação) e entre outras ações que geram valor para a visita.
Quem afirma que o blog é um canal desatualizado de marketing, não entendeu nada sobre a potência e a relação informativa com prospects e clientes.
Por aqui, é possível criar conteúdos para todas as etapas da jornada de compra. São elas:
Assim como o site, o blog também precisar estar otimizado para SEO, dessa forma ele será relevante para aparecer nos buscadores (Google e Bing, por exemplo) e tornar a sua marca mais conhecida para os usuários.
Provavelmente você já praticou o exercício de buscar algum serviço no Google ou encontrar a localização de uma empresa.
A presença no Google Meu Negócio é o caminho para que o usuário encontre o seu endereço e as informações principais da sua organização.
O tutorial é simples: crie um cadastro, mantenha atualizado, forneça o horário de funcionamento, site, fotos e informações relevantes para o seu cliente.
De acordo com o Resultados Digitais, os brasileiros passam, em média, 3 horas e 46 minutos por dia conectados às redes sociais. Plataformas como o Facebook e YouTube, ficam atrás apenas do Google na quantidade de acessos mensais no Brasil.
As principais redes sociais atualmente, em ordem aleatória, são:
Dessa maneira, é essencial estar por dentro e conhecer esses canais e compreender como cada um deles pode ser útil para o seu negócio, para a divulgação dos seus produtos e a construção da sua autoridade digital.
Entre os conteúdos destinados para redes sociais corporativas, é importante um plano editorial e um planejamento. Afinal, você precisará estabelecer uma comunicação objetiva, adequada, educativa e contínua nas redes.
A assessoria de imprensa tem a função de criar uma conexão entre a sua marca e os meios de comunicação. O objetivo central é gerar mídia espontânea e, consequentemente, ser visto em portais de notícias.
Os resultados com o assessoramento garantem além de uma presença digital importante, um maior networking para a marca, atender a necessidade do público, um canal para gerenciamento de crises e o fortalecimento da reputação social dos negócios.
Os anúncios ou as campanhas digitais são vantagens para segmentar o seu público-alvo.
Com a publicidade online, além de ser os primeiros resultados nos navegadores de busca, é possível que as empresas direcionem as campanhas para os usuários mais interessados e segmentados.
Além de tornar-se mais presente no ambiente digital, essa ação permite estratégias otimizadas e certeiras quanto aos investimentos feitos.
O e-mail marketing está sempre ali no dia a dia, por isso as estratégias de presença digital são sempre eficientes neste canal.
Atualmente, o e-mail é uma das fontes mais valiosas para receber uma informação importante e para se comunicar com futuros clientes e investidores.
Os conteúdos direcionados para essa plataforma garantem uma relação próxima, cotidiana e uma comunicação direta para educar, converter e/ou oferecer uma solução.
Os eventos online, sejam gravados ou ao vivo, são fundamentais para aumentar e aproximar a audiência, incentivar a interação, mostrar transparência e credibilidade e oferecer um conteúdo diversificado para o seu público.
Além de manter a presença digital, a divulgação dos eventos pode impactar pessoas que não estão na sua base de clientes, promovendo o nome da marca, serviços e alcançando uma visibilidade maior.
A presença digital é a chave para conquistar o sucesso empresarial e desvendar maneiras de fidelizar, converter e estar presente no cotidiano dos consumidores.
Não se esqueça de estar online e ativo para atrair a atenção do seu público e, principalmente, construir canais informativos para a conexão com a sua audiência.
Aproveite as oportunidades, as estratégias de marketing, entenda a realidade do seu negócio e procure os caminhos ideais para fortalecer a sua imagem no universo digital.
Lembre-se de testar e analisar quais ferramentas promovem um retorno a curto, médio e longo prazo para os negócios. Essa ação será primordial para o seu planejamento.
Não pare por aqui! Continue a sua jornada de conhecimento e aprendizado no blog da OUTMarketing e avance a próxima etapa para iniciar as suas estratégias.
Tenho mais uma indicação para você! Leia o artigo: SEO para B2B: entenda como desenvolver uma estratégia certeira.
Bons estudos!
Daniel Campos
Daniel é analista de conteúdo da OUTMarketing Brasil, jornalista e header de conteúdo. Experiências em textos jornalísticos e textos para a web, redes sociais e assessoria de comunicação.