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Inbound Recruiting: uma estratégia de Marketing e RH

Por Alexandre Souza Tili 1 mês atrásNenhum comentário
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Inbound Recruiting uma estratégia de Marketing e RH
Tempo de leitura: 4 minutos

Fazer boas contratações é essencial para o crescimento de qualquer empresa. Encontrar os talentos certos, no entanto, pode ser difícil, especialmente na área de tecnologia, que sofre com o déficit de candidatos qualificados.

Em paralelo a isso, o comportamento de quem se inscreve para uma vaga também tem mudado. Cada vez mais quem procura por emprego pesquisa antes sobre a possível empresa empregadora. Na internet, candidatos buscam entender como é o ambiente de trabalho, quais são as vagas disponíveis e qual é a média de remuneração, dentre outras informações.

É um comportamento semelhante ao dos consumidores atuais, que com frequência fazem buscas na web antes de comprar um produto ou serviço.

Por conta disso, empresas que querem se destacar e atrair esses novos candidatos precisam mudar suas estratégias de recrutamento e seleção. É um movimento semelhante ao que a área de marketing, por exemplo, precisou fazer para se adaptar às necessidades dos novos consumidores.

É nesse contexto que surge o Inbound Recruiting, metodologia inspirada no Inbound Marketing. Na estratégia, também chamada de recrutamento de atração, são utilizadas técnicas do marketing de atração para ajudar a empresa a construir um relacionamento com os melhores talentos do mercado.

A área de recursos humanos, agora, precisa pensar como o marketing para criar uma experiência que atraia e engaje os candidatos. É sobre essa influência do Inbound Marketing no Inbound Recruiting que vamos falar neste texto. Entenda as semelhanças, diferenças e como a sua área de RH pode aproveitar essa nova estratégia.

A relação entre Inbound Recruiting e Inbound Marketing

Para entender como funciona o Inbound Recruiting é preciso, primeiro, conhecer os princípios do Inbound Marketing.

Essa metodologia, também chamada de marketing de atração, surgiu nos anos 2000, acompanhando as transformações no comportamento do consumidor. 

Ela consiste em entender quem é o cliente ideal da empresa, aquele que mais pode se beneficiar dos produtos ou serviços oferecidos. E também conhecer qual é o caminho que ele percorre desde o momento em que ouve falar dela pela primeira vez até fechar o negócio. 

Com base nisso, a empresa produz conteúdos e materiais ricos que vão educar esse público e conduzir os contatos até a compra. 

Uma das características do Inbound é atrair os consumidores de maneira pouco invasiva, ao contrário do que ocorre com anúncios de TV ou de rádio, por exemplo. 

A empresa precisa se tornar referência em seu mercado de atuação, disponibilizando os conteúdos de maneira contextualizada e criando um relacionamento com a base de Leads. A abordagem de vendas só é feita com aqueles contatos que demonstraram interesse ou que já estão em uma etapa mais avançada da jornada de compra.

Certo, mas onde entra a área de RH nessa história?

Assim como o comportamento dos consumidores mudou, o dos candidatos também — muitas vezes eles podem inclusive ser as mesmas pessoas.

A diferença é que, na área de RH, em vez de uma empresa, estamos falando de uma marca empregadora.

A ideia é aplicar o Inbound Marketing ao recrutamento e seleção, levando em conta que o público-alvo são os candidatos em potencial. O objetivo é fazer com que os participantes do seu processo seletivo se tornem promotores da empresa, mesmo que não sejam contratados. 

O funil de Inbound Recruiting

Uma das ferramentas mais importantes do Inbound Marketing é o funil de vendas. Dividido em topo, meio e fundo, ele descreve a jornada que o consumidor percorre desde que conhece a empresa até se tornar cliente. A exemplo dele, temos no RH o funil de seleção.

Topo do funil de Inbound Recruiting

No topo do funil, a empresa deve focar em atrair os candidatos, criando conteúdos para os canais da empresa. Aqui, essas pessoas ainda são visitantes. Estão pesquisando sobre a marca empregadora e têm um possível interesse em trabalhar com você.

No topo do funil de seleção, o objetivo é apresentar a marca para essas pessoas e também fazer com que convertam, ou seja, deixem seus dados de contato em um formulário para que você possa se relacionar com elas no futuro. 

Estas são algumas estratégias para investir nesta etapa:

  • Uma página de trabalhe conosco bem trabalhada, com depoimentos dos colaboradores satisfeitos, informações sobre o dia a dia na empresa e os benefícios oferecidos;
  • Materiais sobre carreira na área da empresa;

Meio do funil de Inbound Recruiting

No meio do funil de seleção, os visitantes se tornam Leads. Agora, querem conhecer mais sobre a marca empregadora para decidir se estão interessadas em aplicar para vagas ou não.

Aqui, você pode enviar conteúdos mais aprofundados para educar e qualificar esses Leads, de modo que continuem avançando no funil de vendas.

Estas são algumas estratégias para investir nesta etapa:

  • Lives com perguntas e respostas sobre o dia a dia da empresa
  • Entrevistas com colaboradores atuais

Fundo do funil de Inbound Recruiting

Por fim, no fundo do funil, os Leads se tornaram oportunidades — agora, estão prontos para serem abordados pelo RH ou para receberem divulgações das vagas. 

Aqui uma dica é usar uma boa plataforma de recrutamento, ou permitir que o usuário se candidate usando o perfil do LinkedIn, por exemplo. Isso vai fazer com que o candidato tenha uma experiência melhor durante o processo.

Estas são outras estratégias para investir nesta etapa:

  • Newsletter com as principais oportunidades disponíveis

Lembrando que a estratégia do Inbound Recruiting não acaba com o resultado final do processo seletivo.

Agora, é preciso analisar a contratação para implementar melhorias. Para isso, a empresa pode medir a satisfação dos candidatos usando Net Promoter Score (NPS) tanto dos selecionados quanto dos reprovados. E continuar mantendo um relacionamento com essas pessoas para enviar outras oportunidades que façam sentido.

Esse é, aliás, um dos benefícios do Inbound Recruiting, já que é possível manter um relacionamento mesmo com aquelas pessoas para as quais você não tem uma vaga ideal no momento. Quando a oportunidade surgir, elas seguirão engajadas, fazendo parte da sua base.

Como começar a investir em Inbound Recruiting?

Assim como no Inbound Marketing, uma estratégia de recrutamento de atração deve começar pela definição de uma persona, que aqui representa o seu candidato ideal. O objetivo é comunicar-se de forma adequada, aumentando as chances de engajamento.

Para defini-la, um bom ponto de partida são as pessoas que já participaram do seu processo seletivo, ou que já trabalharam na empresa.

Depois, mapeie os principais pontos da jornada de recrutamento investigando como os candidatos ficaram sabendo sobre a empresa. A ideia é buscar padrões de comportamento para entender como essas pessoas chegaram até o seu negócio. 

Em seguida, crie um plano de comunicação para conversar com essa persona de maneira personalizada, estando presente nos canais que ela costuma estar.

Como você pode ver, os benefícios do Inbound Recruiting para a empresa que o adota são muitos — candidatos mais engajados, contratação de talentos mais alinhados e a criação de verdadeiros promotores da sua marca empregadora. Conte com a OUTMarketing para começar a usar essa estratégia no seu negócio.

Categoria:
  Inbound Recruiting
Etiquetas:
  inbound marketing, inbound recruiting, marketing, rh

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Sobre

 Alexandre Souza Tili

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Sócio e CEO da OUTMarketing Brasil, formado em Administração de Empresas com habilitação em Comércio Exterior e pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios e Marketing. Alexandre Tili tem desenvolvido sua carreira com foco em Marketing e Vendas, com experiência em diversos segmentos e empresas como Sebrae, GE e Prudential. Desde 2007, quando foi Head de Marketing e Comunicação da SoftwareONE Brasil, sua atuação está direcionada para o segmento de Tecnologia da Informação com foco no B2B.

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