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O ChatGPT e seus impactos na estratégia de conteúdos 

1 de março de 2023
Tendências de Marketing

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Um dos assuntos mais falados nos últimos meses é sobre um certo robô que pode acabar com o Google, com muitas funções corporativas e com a pesquisa de alunos nas escolas. Mas será que uma tecnologia tem todo este poder? O ChatGPT – desenvolvido pela startup OpenAI – é um programa de Inteligência Artificial (AI) capaz de responder perguntas e fornecer informações sobre diversos assuntos. Mas como isso pode afetar uma estratégia de conteúdo?  

Pois bem, como todas as ferramentas, o ChatGPT precisa ser usado de modo correto e no contexto certo. No campo da criação de conteúdos, é necessário entender como essa ferramenta pode auxiliar os profissionais que lidam nas áreas de marketing digital para gerar resultados às empresas.  

Quer entender mais sobre o assunto? Continue conosco e saiba como a IA e a estratégia de conteúdo se relacionam para ajudar negócios!  

Estratégia de conteúdo e ChatGPT: o que você precisa saber!  

A OpenAI, uma instituição fundada por Elon Musk, criou o ChatGPT, um chatbot que busca oferecer soluções de Inteligência Artificial amigáveis ao mundo. Atualmente, a Microsoft é o principal investidor da organização. 

Embora ainda seja um protótipo, o ChatGPT é bem funcional e as interações dos usuários fazem parte do processo de desenvolvimento da ferramenta. Assim como outros chatbots, ele imita uma conversa, fornecendo uma resposta a perguntas ou diversas outras solicitações do usuário. 

Em comparação a grandes assistentes virtuais como o Google Assistente, Alexa e Siri, o ChatGPT oferece funcionalidades similares. No entanto, ele se destaca por sua efetividade e capacidade de criar respostas originais automaticamente, ao invés de apenas reproduzir trechos já publicados. 

Dessa forma, o ChatGPT está em desenvolvimento e em constante aprendizado de máquina e busca alcançar um nível de precisão que as grandes empresas de tecnologia estão atrás há anos para seus assistentes virtuais. 

Posto isso, essa é uma ferramenta inteligente que aprende continuamente para oferecer respostas para as suas perguntas ou solicitações. Usa informações da internet e suas próprias interações com os usuários para criar retornos personalizados.  

Com o ChatGPT, você pode solicitar uma palavra-chave para um tema específico, ou até mesmo pedir para ele escrever um artigo completo. No entanto, é fato que ainda é uma solução em desenvolvimento e não é capaz de superar a precisão e efetividade do trabalho humano nesse quesito.  

Como usar ChatGPT em uma estratégia de conteúdo  

O ChatGPT é uma ferramenta que pode auxiliar na produção de conteúdo. Ele utiliza processamento de linguagem natural (NLP) e aprendizagem automática para criar conversas realistas. 

Com o ChatGPT, os usuários conseguem personalizar as conversas de acordo com suas necessidades. Isso torna mais fácil e rápido produzir um tema e seu objetivo é ajudar os usuários a criarem diálogos significativos com o mínimo de esforço. 

Sendo assim, desde o atendimento ao cliente, à copywriting criativa, essa ferramenta é capaz de apoiar em uma estratégia de conteúdo. Mesmo ainda embrionário, o ChatGPT é um bom recurso para quem trabalha no ramo da criação de conteúdo, mas é fato que apresenta inconsistências que serão apresentadas a seguir.  

Precisamos ressaltar que a Inteligência Artificial como o GPT chat não é um problema para SEO e nunca substituirá um redator de conteúdo SEO. Mas é importante deixar claro ela é uma ferramenta útil e poderosa, tornando-se uma aliada, uma vez que pode auxiliar esses profissionais a entregarem um resultado ainda mais satisfatório ao seu público.  

Limitações do ChatGPT 

Assim que você acessa a ferramenta, o serviço apresenta suas limitações, tais como:  

  • Ocasionalmente pode gerar informações incorretas; 
  • Pode eventualmente produzir instruções prejudiciais ou conteúdo tendencioso; 
  • Conhecimento limitado do mundo sobre eventos após 2021. 

Com base nisso e em outras características do projeto, é importante ter claro algumas coisas para não nos deixarmos levar pelo entusiasmo. Leia a seguir. 

Não é uma ferramenta de busca 

Como ele próprio afirmou, a finalidade do ChatGPT é bastante diferente dos motores de busca. Seu objetivo é produzir respostas automatizadas por meio de interações prolongadas com os usuários. 

Por outro lado, os buscadores visam encontrar as páginas da web que melhor correspondem ao que o público procura. 

Isso significa que o ChatGPT pode ter algumas funcionalidades semelhantes aos buscadores, mas não é capaz de substituir suas principais funções. 

Não substitui o SEO 

Embora possa fornecer sugestões valiosas de SEO e apoio aos iniciantes, o ChatGPT não se equipara a outras ferramentas especializadas na área. Seu maior valor agregado está na Experiência do Usuário.  

As respostas são formuladas com base nas interações, dando aos profissionais de SEO uma visão sobre as expectativas e desejos das pessoas.  

Não ameaça produções de conteúdos autoriais 

A plataforma não é a primeira a surgir com soluções de geração automática de textos, descrições e imagens. Mesmo que as respostas fornecidas pela inteligência artificial sejam bem escritas, elas tendem a ser vagas – devido à natureza da plataforma, que ainda carece de pensamento crítico e tomada de decisões éticas. 

Apesar de refináveis por meio de novas perguntas, geram-se textos seguindo uma linha geral. Além disso, é importante mencionar que conteúdos produzidos automaticamente deixam rastros capazes de detecção pelos mecanismos de busca.  

Dessa forma, o Google enfatiza o valor de conteúdo elaborado por pessoas reais e constantemente investe em tecnologias para identificar aquilo que não é autêntico.  

Em abril de 2022, John Mueller, um dos líderes de pesquisa do Google, declarou que o conteúdo gerado automaticamente viola as políticas da empresa e, por isso, é considerado spam. A questão é até que ponto esses materiais criados por robôs serão detectáveis? 

Recentemente, o vice-presidente do Google fez um alerta sobre armadilhas relacionadas à Inteligência Artificial. Segundo Prabhakar Raghavan, esse modelo de inteligência pode levar a algo que ele chama de “alucinação”.  

Ou seja, o executivo apontou que a máquina pode até criar uma resposta convincente, mas que aquilo pode ser completamente inventado.  

Como essa ferramenta pode impactar o Marketing de Conteúdo  

O fascínio pelo ChatGPT é compreensível, uma vez que ele oferece uma versão mais precisa e avançada de uma experiência que já é comum com assistentes virtuais populares. O sucesso da ferramenta reflete o crescimento das interações por meio de conversas.  

Ou seja, as pessoas procuram respostas cada vez mais precisas ao fazer perguntas aos buscadores. Portanto, considerar uma estratégia de conteúdo como uma conversa pode aumentar as chances de destaque nas buscas. 

Ainda que geradores de texto ainda não possam substituir completamente o trabalho humano, eles auxiliam na pesquisa e organização de ideias, sendo uma base para a criação de conteúdo de qualidade.  

No entanto, a possibilidade de automatizar a produção de textos para a rotina de Marketing revive a crítica levantada pelo movimento Slow Content – que é a priorização da quantidade em detrimento da qualidade na criação de conteúdo. 

Então façamos uma pergunta: é isso que queremos para a internet? Conteúdos genéricos sem identidade em grande quantidade? Ou desejamos ser vistos como canais que oferecem real valor aos visitantes e clientes? Qual é o valor de um conteúdo de qualidade para você ou sua empresa? 

Com isso em mente, nós da OUTMarketing – marketing para empresas de TI – prezamos pelo desenvolvimento tecnológico, porém sabemos como é importante contar com uma estratégia de conteúdo útil e direcionada em promover a jornada de nossos clientes.  

Sendo assim, o ChatGPT pode ser um aliado nesse processo, mas jamais será uma ferramenta que substituirá o trabalho de estratégia de conteúdo de nossa equipe. Buscamos a autenticidade e temos competência em promover um trabalho eficiente para nosso público.  

Gostou deste texto? Que tal saber mais sobre o Helpful Content e entender como o conteúdo útil é uma lei para o Google? 

Antônio Miguel 
Antônio é Analista de Conteúdo na OUTMarketing. Graduado em Direito, atua no ramo do Marketing de Conteúdo e tem mais de 6 anos de experiência com SEO, Redação e Copywriting. 

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