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Identidade visual para empresas de tecnologia

Por Alexandre Souza Tili 12 meses atrásNenhum comentário
Home  /  Design  /  Identidade visual para empresas de tecnologia
Tempo de leitura: 4 minutos

As mudanças no mercado, promovidas por fatores como a transformação digital e a pandemia de coronavírus, têm impulsionado as empresas a investirem em tecnologia. Segundo dados da IDC, os investimentos em soluções tecnológicas devem crescer a uma taxa composta anual de 15,5% até 2023, o que equivale a um faturamento aproximado de UU$6,8 trilhões. Na mesma medida desses números promissores, é preciso se diferenciar da concorrência, a qual muitas vezes oferece soluções similares. Uma das ferramentas mais importantes nesse contexto é a identidade visual, capaz de tornar uma empresa única.

Para quem tem dúvidas sobre o termo, trata-se de um conjunto de símbolos e elementos construídos para representar uma organização, serviço ou produto. Isso inclui formas, fontes e cores que, integradas, criam um conceito exclusivo, diferenciando a marca. Na prática, são desenvolvidos logomarcas, slogans, manuais e outras peças que dão o tom de voz da empresa junto ao seu público.

Acompanhe o artigo e conheça a importância desse processo para o sucesso de uma empresa de tecnologia da informação.

Por que devo ter uma identidade visual definida na minha empresa de TI?

Uma identidade visual adequada é capaz de transmitir uma imagem de confiabilidade, inovação e solidez, ajudando a despertar a atenção do público e estabelecer relações duradouras. Além de ajudar a destacar a organização dos concorrentes, esse processo também tem influência nos resultados.

Afinal, uma identidade desenvolvida por profissionais qualificados faz com que o negócio apareça e seja lembrado pelos clientes, o que auxilia diretamente no fortalecimento de marca. Vale frisar que, durante a construção do planejamento, é fundamental considerar aspectos como cultura organizacional, propósitos, público-alvo, objetivos, foco e missão.

 Além disso, os materiais devem ser impactantes, criativos e diferentes, justamente para chamar a atenção de potenciais clientes e parceiros. A partir desse trabalho, a empresa pode se sobressair no meio de uma grande quantidade de marcas medianas ou ruins, o que a torna competitiva junto aos principais players do mercado. Veja algumas vantagens de uma boa identidade visual:

Padroniza a comunicação

Entre os principais benefícios está a padronização na comunicação com o público e o mercado. Afinal, os projetos desenvolvidos pelos designers devem contemplar todos os meios de relacionamento da empresa, sejam no ambiente físico ou online. Consequentemente, onde quer que um potencial cliente tenha contato com o negócio, suas percepções serão as mesmas.

Memorização da marca

Se um potencial cliente se depara com uma identidade visual alinhada e unificada em diversos canais, começa a memorizar a marca. Desse modo, quando há um problema ou necessidade a ser resolvida, é provável que ele se lembre das soluções da empresa, pois é impactado por um design assertivo de forma constante.

Otimiza a experiência do público

Por mais que o core business da empresa seja ligado à tecnologia, certamente os clientes querem se relacionar com uma organização que cuida da própria imagem e tem o cuidado de oferecer percepções positivas. Para transmitir uma mensagem assertiva, alguns fatores a considerar são cores, imagens, traços e fontes que representam a filosofia e sincronizem o discurso com a imagem.

No caso de uma companhia de TI, ela pode utilizar elementos que transmitam a sensação de modernidade, inovação, credibilidade, segurança e eficiência, ao mesmo tempo em que a comunicação não é séria ou formal demais.

Outro ponto importante são os tipos de cores utilizadas na identidade visual, pois as mesmas possuem uma influência vital nos resultados e experiência do público. Nesse caso, a conhecida psicologia das cores pode ser aplicada. Para as empresas de tecnologia da informação, algumas das mais usadas são azul, laranja e cinza. Enquanto o laranja traz dinamismo e energia, o azul incentiva o otimismo e serenidade e o cinza é responsável pela solidez e profissionalismo.

Atrai o público certo

Um dos pontos mais importantes para definir adequadamente a identidade visual de uma empresa é o público a que se quer atingir. Por isso, antes de começar a planejar o design, é fundamental ter o perfil do potencial cliente bem definido. Assim, os responsáveis podem utilizar as informações como um dos pilares no processo criativo.

Esses são apenas alguns dos diferenciais que podem ser alcançados a partir de um trabalho eficiente de design. Entretanto, é importante ressaltar que esse trabalho deve ser realizado por designers experientes. Caso contrário, o que poderia trazer excelentes resultados acaba afugentando o público. 

Como a minha empresa pode criar uma identidade visual eficaz

O primeiro passo para a criação de uma identidade visual assertiva é fazer uma análise sobre os objetivos da empresa, cultura organizacional, propósitos, público-alvo, concorrência e mercado. Essa é a base para qualquer estratégia de qualidade. Outras dicas para iniciar o desenvolvimento ou modernizar a identidade da empresa são:

  • Elaborar um briefing que contenha as informações mais importantes sobre a organização, como seus diferenciais, pontos fracos e fortes, metas, valores e demais pontos que ajudam no trabalho de um designer;
  • Praticar o brainstorming, que consiste no diálogo e troca de ideias entre os envolvidos no processo, de modo a surgirem insights e direcionamentos relevantes e criativos para a estratégia;
  • Definir as cores, fontes e estilos, os quais devem estar de acordo com a cultura organizacional e a imagem que a organização quer passar;
  • Desenvolver um manual de identidade visual, documento que lista cada detalhe sobre a identidade visual e serve como guia para todos os colaboradores que de alguma forma trabalhem com ela;
  • Alinhar a identidade visual à estratégia de branding já adotada pelo negócio, de forma a evitar conflitos de linguagem e posicionamento.

Outro ponto importante em relação à criação de uma identidade visual de sucesso é escolher um parceiro que ofereça serviços de qualidade, sejam profissionais internos ou agências.

A OUTMarketing é especializada na área de tecnologia da informação e oferece uma gama completa de serviços em comunicação e marketing. Para saber mais, acesse o nosso site.

Categoria:
  Design
Etiquetas:
  identidade visual

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Sobre

 Alexandre Souza Tili

  (215 artigos)

Sócio e CEO da OUTMarketing Brasil, formado em Administração de Empresas com habilitação em Comércio Exterior e pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios e Marketing. Alexandre Tili tem desenvolvido sua carreira com foco em Marketing e Vendas, com experiência em diversos segmentos e empresas como Sebrae, GE e Prudential. Desde 2007, quando foi Head de Marketing e Comunicação da SoftwareONE Brasil, sua atuação está direcionada para o segmento de Tecnologia da Informação com foco no B2B.

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