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5 benefícios do Google Ads para empresas de TI e B2B

29 de julho de 2021
Tendências de Marketing

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O Google Ads é uma ferramenta essencial para o marketing digital. No contexto de uma empresa de TI e B2B, a plataforma é ainda mais relevante. Afinal, é no mundo digital que estão as principais oportunidades de negócio desse setor. Ainda assim, nem toda equipe de marketing conhece a fundo o potencial do Google Ads.

Para esclarecer a questão, reunimos neste post os principais benefícios do Google Ads para empresas de TI que buscam clientes corporativos. Se quer impulsionar seu marketing digital e aumentar a visibilidade da sua marca, confira os impactos que você pode esperar do uso dessa plataforma!

1. Anúncios personalizados

Um dos diferenciais do Google Ads é permitir que você mesmo crie seus anúncios de maneira fácil e rápida. Além disso, as campanhas são personalizadas: você define o conteúdo, os meios de divulgação e o próprio público-alvo a ser alcançado.

Em anúncios de texto, por exemplo, seus produtos e serviços são exibidos na página de resultados de pesquisa do Google. O critério é o uso de palavras-chave: você define que pesquisa levará o usuário até sua marca.

Para ir além, é possível definir diferentes títulos e descrições para um mesmo anúncio. Dessa maneira, você analisa em tempo real o desempenho de cada um para selecionar os mais eficientes. Na prática, são anúncios personalizados que ajudam você a aperfeiçoar continuamente sua estratégia.

Em um setor tão competitivo como o de tecnologia, é fundamental tirar proveito disso. O cenário varia de empresa para empresa. Competir com multinacionais, por exemplo, pode ser um desafio. Nesse caso, você pode focar em um nicho mais específico para fazer valer os seus diferenciais.

Um exemplo disso seria o anúncio localizado. Ao focar no público da sua região, você consegue garantir um atendimento de maior qualidade, graças à proximidade da sua empresa. Essa é apenas uma entre incontáveis estratégias que você pode desenvolver.

2. Marketing multicanais

O Google Ads permite que você crie tipos diferentes de anúncios. Alguns exemplos são:

  • Campanhas de pesquisa: anúncios de texto mostrados nos resultados do Google;
  • Campanhas de display: anúncios de imagem inseridos em sites diversos;
  • Campanhas de vídeo: anúncios mostrados em vídeo do YouTube e de outros sites;
  • Campanhas de shopping: anúncios mostrados na aba “Shopping” do Google;
  • Campanhas para Apps: anúncios de aplicativos em diferentes lugares, incluindo outros apps e o Google Play;
  • Campanhas locais: anúncios filtrados por localidade e mostrados na Pesquisa Google, no Google Maps e na Rede de Display.

Essas funcionalidades ajudam a empresa a posicionar sua publicidade em diferentes canais. Assim, a estratégia se torna mais ampla, pois você decide em que formato, para quem e onde os anúncios serão exibidos.

Vale destacar que essa diversificação de anúncios representa um diferencial importante para empresas de TI e B2B. Além de criar campanhas personalizadas, o marketing direciona as ações para as páginas que desejar, refinando o perfil do seu público-alvo.

Em outras palavras, você pode linkar um anúncio para sua página de produtos ou para um item específico do catálogo.

3. Gestão de marketing baseada em dados

Outras ferramentas podem ser integradas ao Google Ads para ampliar o poder de gestão do marketing. Em conjunto, essas plataformas fornecem uma base de dados relevantes para embasar as decisões tomadas no dia a dia. Dois bons exemplos são o Google Analytics e o Google Search Console. 

O primeiro permite analisar com mais profundidade o desempenho da sua estratégia; ele monitora indicadores como o tráfego do site, a taxa de cliques por link, a origem dos acessos etc. Já o Google Search Console que mostra como seu site é visualizado por quem o acessa.

Em ambos os casos, as ferramentas podem complementar o trabalho realizado no Google Ads. Com os dados coletados à disposição, você tem mais controle sobre o que dá certo e o que precisa ser melhorado nos seus anúncios.

Vale lembrar que tudo isso pode ser feito em tempo real. No caso dos links patrocinados, por exemplo, é possível criar, editar, excluir ou reconfigurar os anúncios em poucos passos. As métricas do próprio Google Ads também são ricas em informações relevantes para gerenciar suas campanhas.

4. Custo mais acessível

As empresas já entenderam que o Google Ads é fundamental para o marketing na era da transformação digital. Uma evidência disso é o fato de que a plataforma é a principal fonte de receita da gigante da tecnologia: apenas em 2019, O Google Ads gerou mais de 139 bilhões de dólares em receita.

Para as empresas, isso significa promover sua publicidade no ambiente digital mais movimentado e, ao mesmo tempo, gastar menos com o marketing. No próprio Google Ads é possível gerenciar seu orçamento, definindo quanto você vai gastar e qual será o custo por cliques.

Em outras palavras, pequenas e médias empresas podem fazer campanhas localizadas, de custo menor, otimizando seu investimento; grandes companhias, por sua vez, podem investir mais para promover uma campanha mais intensa — ou seja, o custo é flexível, pois se ajusta à sua demanda de marketing.

5. Segmentação qualificada

O Google Ads permite segmentar seus anúncios de acordo com a sua estratégia. No cenário mais básico, você pode usar as chamadas campanhas inteligentes para que o próprio Google mapeie os canais e o público-alvo mais adequados para seus anúncios.

Já empresas de maior porte podem investir em uma estratégia mais diversificada, visando diferentes perfis de cliente. Empresas de TI e B2B podem tirar proveito desses benefícios do Google Ads para criarem campanhas eficientes com focos distintos.

Se você desenvolve aplicativos ou soluções corporativas, por exemplo, pode anunciar seu produto tanto em sites, quanto em outros apps. Se seu foco é o oferecimento de outsourcing de TI, pode exibir os anúncios em outros canais.

O B2B é muito mais eficiente quando entendemos qual é o cargo e o perfil da pessoa que está visualizando nossa publicidade. Nesse sentido, o Google Ads nos leva além, permitindo a criação de anúncios personalizados para cada uma dessas pessoas.

São diferenciais que tornam a plataforma uma aliada poderosa de empresas de TI e B2B. Agora que você já conhece os benefícios do Google Ads, não deixe de usá-lo. Assim, você aumenta suas vendas e fortalece a presença da sua marca no mundo digital!

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