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Criando uma campanha no Google Ads: entenda o passo a passo

15 de julho de 2021
Tendências de Marketing

O Google Ads é fundamental para qualquer estratégia de marketing digital. Além de impulsionar seus anúncios para alcançar o seu público-alvo, a plataforma oferece uma série de funcionalidades para ajudar na gestão da sua estratégia. Ainda assim, algumas dúvidas costumam surgir na hora de criar uma campanha no Google Ads.

Pensando nisso, criamos este conteúdo especial com um passo a passo para ajudar você a fazer isso com mais tranquilidade. Para complementar, mostramos os principais benefícios da criação de campanhas e quais os diferentes tipos de anúncio que você pode criar. Confira!

4 passos para criar sua campanha no Google Ads

No Google Ads você gerencia seu marketing digital em diferentes níveis. Em um primeiro momento você deve criar uma campanha com as configurações mais adequadas para a sua estratégia. Depois, é preciso se dedicar aos anúncios individualmente.

O passo a passo a seguir mostra como fazer isso desde a criação da conta.

1. Configure sua conta

O Google Ads é uma plataforma fácil de usar. Para começar, basta ter uma conta Google (pode ser aquele Gmail da sua empresa). Se você ainda não tem uma conta, comece criando a sua. Depois vá à página do Google Ads e faça seu cadastro.

Após o login, você deve configurar algumas coisas básicas, como o idioma e o fuso-horário da sua região. Caso queira alterar configurações mais avançadas, basta clicar na engrenagem que fica na parte superior da tela.

Uma dica importante é vincular outras ferramentas de marketing à sua conta. O Google Analytics, por exemplo, é fundamental para analisar com mais profundidade o desempenho da sua estratégia. Outra ferramenta interessante é o Google Search Console.

Nessa primeira etapa você também encontra opções para configurar quem pode acessar a conta e qual o seu orçamento para anúncios.

2. Crie uma campanha

Você pode criar diferentes campanhas para compor sua estratégia. Para começar, clique na aba “Campanhas”, que fica no lado esquerdo da tela, depois clique em “+ Campanha”. A próxima tela exibirá os tipos disponíveis. Vale a pena analisar com cuidado os objetivos da sua empresa para escolher o tipo de campanha mais adequado.

Algumas outras configurações podem ser feitas nessa etapa. Fique atento, principalmente, aos seguintes pontos:

  • tipos de dispositivo (smartphone, tablet, computador etc.);
  • segmentação de local;
  • idiomas;
  • estratégia de lances;
  • extensões do anúncio.

Lembre-se que você pode alterar as configurações posteriormente para refinar sua campanha.

3. Crie grupos de anúncios

Cada grupo de anúncios é segmentado por um conjunto de palavras-chave. Uma dica importante é tomar como ponto de partida as categorias ou seções do seu site. Uma empresa de TI, por exemplo, pode ter um grupo de anúncios voltado para as soluções que oferece (BI, SaaS, ERP etc.) e outra para serviços de consultoria (outsourcing).

Comece clicando na aba “Grupos de anúncios”, depois clique em “+ Grupo de anúncios”. A próxima página exibirá as opções para você criar um novo anúncio.

4. Crie o anúncio

A página em questão permite que você configure, entre outras coisas, as palavras-chave e os lances por clique (CPC). A boa notícia é que o Google está sempre aperfeiçoando a plataforma e inserindo novas funcionalidades.

Um destaque é a possibilidade de criar variações para o título de um mesmo anúncio. Assim, você testa automaticamente qual deles gera mais cliques. As descrições também podem ser customizadas de diferentes formas, com o mesmo objetivo.

Por fim, você pode concluir o processo e dar start na sua campanha — ou criar outros anúncios, clicando em “Anúncios” e na opção “+”. Feito isso, é só aguardar.

Tenha em mente que o Google analisa cada anúncio antes de implementá-lo. Em geral, isso é feito em até 1 dia útil.

Os diferentes tipos de anúncio

Conforme explicamos, o Google Ads disponibiliza diferentes tipos de campanhas — e, consequentemente, de anúncios. Conheça os principais.

Anúncios de texto

As chamadas campanhas de pesquisa colocam seus anúncios nos resultados das buscas feitas no Google. Em geral, essa é a base fundamental de qualquer estratégia, pois aumenta o número de leads, vendas e o tráfego do site.

Anúncios gráficos

As campanhas de display são aquelas que colocam um anúncio gráfico da sua empresa em sites diversos. Com imagens mais atraentes, você expõe seus produtos e serviços em milhões de páginas.

Anúncios em vídeos no YouTube

As campanhas de vídeo colocam seus anúncios no YouTube e em outros sites do tipo. Em geral, o principal benefício é aumentar o reconhecimento da marca e o alcance da empresa.

Informações do produto no Google

Campanhas de shopping são mais usadas por varejistas. Os produtos são mostrados na aba “Shopping” do Google, de acordo com a pesquisa realizada.

Anúncios em aplicativos

Outra estratégia interessante é a Campanha para Apps. Nesse caso, você amplia seu alcance e atrai mais usuários. Vale destacar a possibilidade de promover o marketing multicanais, exibindo seu app na Rede de Display, na Pesquisa, no Google Play e no próprio YouTube.

Anúncios locais

Lojas físicas também podem se beneficiar do marketing digital. O Google Ads ajuda a impulsionar seus resultados por meio das Campanhas locais. Na prática, seus anúncios são exibidos na Pesquisa, no Google Maps, na Rede de Display e no próprio YouTube, sempre tomando como referência a localização do usuário.

Na página de suporte do Google Ads você encontra mais informações sobre esses e outros tipos de anúncio. As campanhas inteligentes, por exemplo, permitem que o próprio Google faça a segmentação para você, otimizando ao máximo seu investimento.

Uma dica importante é se manter atualizado sobre as novidades da plataforma, incluindo novas funcionalidades e combinações para refinar sua estratégia. Podemos concluir destacando o papel do Google Ads na geração de negócios. 

Combinada com outras ferramentas digitais que o próprio Google oferece, a plataforma permite que sua empresa elabore campanhas mais assertivas com um investimento menor. Assim, você expande o alcance da sua marca, aumenta a visibilidade dos seus produtos e serviços, reduz custos com marketing e ganha competitividade. 

Em pouco tempo, os resultados alcançados permitem que sua estratégia cresça — e sua empresa pode crescer junto com ela. Então, acesse o Google Ads e crie agora mesmo suas campanhas!

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