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Saiba o que é Branding Digital e como começar em sua empresa de TI

11 de junho de 2021
Tendências de Marketing

A gestão de marcas é parte fundamental da estratégia de qualquer negócio. Em um mercado tão concorrido, é ela quem ajuda a conquistar e fidelizar clientes, criando uma relação com as pessoas que vai além do consumo. Isso fez com que o Branding Digital se tornasse um aliado poderoso de qualquer empresa.

Ainda assim, o conceito costuma vir acompanhado de algumas dúvidas. Afinal, qual o que a estratégia digital tem de particular? Como desenvolver o marketing online com sucesso? Por que isso é ainda mais importante para empresas de TI?

Criamos este post especial sobre o assunto para ajudar você a desenvolver a sua estratégia de Branding Digital, levando em consideração as particularidades desse setor. Para isso, mostraremos a definição do conceito, a importância de trabalhar com ele e o passo a passo para criar a estratégia. Confira!

O que é Branding?

O termo Branding se refere à estratégia de gestão da marca de uma empresa. Isso envolve um planejamento para criar e gerenciar essa identidade do negócio, tendo em vista cada um dos elementos que a compõem — do design visual, passando pela cultura organizacional, até a comunicação com seu público-alvo.

Já o Branding Digital se refere à parte da estratégia que se dedica à presença da empresa no mundo virtual. Com os avanços tecnológicos dos últimos anos e a popularização do acesso à internet, o uso inteligente desse ambiente se tornou essencial para as empresas.

Por isso, o primeiro passo para tirar proveito da estratégia é entender as diferenças entre a gestão da marca partindo dos dois pontos de vista: offline e online.

As particularidades do Branding Digital

A marca precisa ser planejada, gerenciada e promovida também no ambiente digital. Não se trata apenas do logotipo, mas de como as pessoas enxergam sua empresa e o relacionamento esse contato pode viabilizar. 

Em tempos de transformação digital, é praticamente impossível ter sucesso nessa estratégia sem que ela utilize soluções específicas para os desafios da internet. Estamos falando de ferramentas e plataformas de Branding Digital.

Seu objetivo é expandir a conexão entre a marca e seu público-alvo, fazendo com que ela ocupe um espaço na memória das pessoas e seja lembrada não só pelos seus produtos e serviços.

Qual a importância do Branding Digital?

Um primeiro ponto a ser destacado é o fortalecimento da identidade corporativa. A gestão de marcas aumenta a visibilidade da empresa, melhorando a percepção que as pessoas têm sobre ela. Isso, por si só, já é algo que toda empresa busca. Contudo, esses benefícios são acompanhados por outros.

Mais do que colocar sua marca na cabeça das pessoas, o Branding Digital fortalece o relacionamento com esse público-alvo. Como mostra um artigo da Harvard Business Review, 64% dos consumidores entende que os valores culturais compartilhados influenciam a escolha das marcas que consomem.

É importante ter em mente ainda que o comportamento das pessoas mudou nos últimos anos. O ambiente virtual é parte importante do nosso cotidiano e favorece o marketing digital das empresas.

Estar disponível na lista de resultados quando o cliente busca um produto online é apenas o começo. O mundo virtual é local de trabalho, compras, vendas, diálogo, estudo, entretenimento e diversas outras atividades — e sua marca pode ser ainda mais valorizada se estiver presente nesses ambientes.

A importância é ainda maior quando estamos falando de uma empresa de tecnologia, cuja atividade principal (core business) tem tudo a ver com esse mundo. Nesse contexto, o Branding Digital cria oportunidade de crescimento no mercado. Vejamos, então, como estruturar essa prática.

Como fazer o Branding Digital da minha empresa de TI?

O primeiro passo é definir seus objetivos, para que eles se tornem uma referência para a estratégia. Nesse sentido, uma prática interessante do Branding como um todo — não só o digital — é começar pelo levantamento de informações relevantes, depois partir para a elaboração do plano de gestão da marca.

Tomando uma empresa de tecnologia como referência, algumas perguntas podem ajudar nessa primeira etapa. Tente responder:

  • quem é o meu público-alvo (Buyer’s Persona)?
  • qual é o perfil detalhado dessa pessoa ou empresa?
  • quais são as dores, ou seja, as necessidades desse público?
  • que soluções (produtos ou serviços) eu ofereço para atender a essa demanda?
  • quais são os diferenciais da minha empresa em relação à concorrência?
  • que imagem eu quero que o público-alvo tenha da minha empresa?
  • o que a concorrência está fazendo?

A partir dessas respostas, é possível começar a elaborar uma estratégia de Branding Digital. Do design e das cores do logo, passando pela cultura organizacional, até o marketing, tudo deve ser pensado em torno dessas informações.

Se sua empresa desenvolve soluções de software, por exemplo, vale a pena destacar seus diferenciais: funcionalidades que só sua plataforma oferece; a facilidade de implementar e usar; o suporte dado por especialistas etc.

Já uma empresa de tecnologia que foca em serviços — o chamado outsourcing de TI — pode ter uma estratégia diferente. Um exemplo seria a tranquilidade que o cliente tem ao contar com seus serviços, podendo focar na atividade principal (core business) da empresa.

O ponto central é ter em mente que o foco não são os produtos e serviços, mas a relação que sua empresa quer desenvolver com o público-alvo e como sua marca será lembrada pelas pessoas. Somado a isso, um último fator deve ser destacado: o marketing online.

Invista no marketing digital

Uma boa estratégia para atuar no mundo digital deve ter o marketing de conteúdo como um dos seus pilares. Grosso modo, estamos falando de criar canais de comunicação e entregar conteúdo relevante para seu público.

Isso pode ser feito de diferentes formas, em diferentes meios, como um blog, um canal no YouTube ou mesmo ferramentas interativas (calculadora, infográfico animado, quiz etc.).

O objetivo é posicionar melhor sua marca — inclusive no próprio motor de busca do Google —, tornando a empresa uma autoridade no assunto. Quando o consumidor pensa no tema, é sua empresa que vem à mente.

Agora que você já sabe como funciona e quais os benefícios do Branding Digital, coloque essa ferramenta poderosa para trabalhar a favor da sua empresa. Assim, você amplia o alcance da sua estratégia de marketing e constrói uma marca cada vez mais valiosa — além, é claro, de conquistar e fidelizar novos clientes!

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