Elaborar e enviar comunicados de imprensa de forma eficaz

Por Alexandre Souza Tili 6 anos atrásNenhum comentário
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Antes de decidir avançar com a elaboração de um comunicado de imprensa, é necessário analisar e responder às seguintes questões:

  • Os comunicados serão enviados só e quando necessário?
  • A informação é nova, atual e relevante?
  • O comunicado é a melhor forma de transmitir essa informação? Ou seria mais interessante um artigo ou entrevista?
  • A notícia tem interesse para o público-alvo? De que meio de comunicação social?

Esta análise permitirá aferir a pertinência da elaboração do comunicado de imprensa, evitando a sua banalização, o seu envio massificado e o posterior desinteresse dos jornalistas e respectivos meios de comunicação social. No setor de Tecnologia da Informação, essa análise é ainda mais fundamental, uma vez que cresce o desafio de tornar a linguagem tecnológica (bits e bytes) em algo interessante e com valor agregado para os meios de comunicação e para os seus públicos.

O comunicado de imprensa passo-a-passo
  • Página A4 com no máximo duas páginas
  • Identificação (logotipo da empresa)
  • Título e subtítulo
  • Sumário da informação mais relevante
  • Localização e Data
  • Corpo da Notícia com links para detalhes sempre que possível
  • Informações sobre a empresa
  • Notas (fontes alternativas à notícia, etc)
  • Contatos
  • Imagens ilustrativas
Utilizar Linguagem Jornalística

Para redigir bons comunicados de imprensa ou press releases com o objetivo de comunicar de forma eficiente com a imprensa, é necessário ter atenção às seguintes diretrizes:

  • Lead – Divulgação de um fato novo, seguido das circunstâncias, dos motivos e consequências. Ser sempre completo através da resposta às questões: O quê? Quando? Onde? Quem? Por que? Como?
  • A informação contida em cada parágrafo deve valer por si só, não dependendo do parágrafo anterior, nem do seguinte
  • Utilizar um estilo simples, com frases curtas e palavras objetivas
  • Não escrever na primeira pessoa, mas sim na terceira
  • Não escrever em estilo publicitário
  • Organizar a informação em função dos meios destinatários, aproximando a informação disponibilizada às características editoriais do meio (atender às necessidades dos meios técnicos)
A distribuição do comunicado

Chegada a hora de enviar o comunicado de imprensa aos meios de comunicação social, é necessário ter atenção ao seguinte:

O Momento

  • Avaliar a escolha do momento de divulgação, em função das características dos meios
  • Evitar o envio à sexta-feira, fim de semana e segunda-feira de manhã

A seleção dos meios

  • Avaliar a temática do comunicado e perceber em que meios encaixa: agências de notícias, TV, rádio, diários e semanários econômicos e/ou generalistas, meios regionais, blogs, meios técnicos (Tecnologia da Informação, Recursos Humanos, etc)
  • Conhecer o posicionamento editorial do meio e do jornalista, sabendo quem escreve o quê e que abordagem pode utilizar
  • Manter os contatos dos jornalistas atualizados (nome, e-mail, telefone, função, meio de comunicação social)
  • Evitar o envio massificado de comunicados de imprensa, privilegiando o contato com jornalistas selecionados previamente

Depois do envio/divulgação

  • Estar totalmente disponível para completar a informação enviada e auxiliar os jornalistas nos pedidos de contatos e esclarecimentos
  • Evitar ao máximo telefonar aos jornalistas para confirmar o recebimento do comunicado, mas sim demonstrar total disponibilidade para enviar informações adicionais, esclarecer alguma dúvida, via e-mail, telefone ou presencialmente
  • Monitorar os resultados através do serviço de clipping

A boa aceitação do comunicado de imprensa depende muitas vezes do seu título e subtítulo. Através de um título surpreendente e real é possível chamar a atenção do jornalista; já o subtítulo tem como função manter a atenção e convencer o jornalista a continuar lendo o conteúdo informativo. No entanto, além da boa redação e distribuição do comunicado de imprensa, é imprescindível encarar as relações com a imprensa como um processo contínuo, ou seja, manter um contato regular, de forma a criar confiança e compreensão mútua.

 

 

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Sobre

 Alexandre Souza Tili

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Sócio e CEO da OUTMarketing Brasil, formado em Administração de Empresas com habilitação em Comércio Exterior e pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios e Marketing. Alexandre Tili tem desenvolvido sua carreira com foco em Marketing e Vendas, com experiência em diversos segmentos e empresas como Sebrae, GE e Prudential. Desde 2007, quando foi Head de Marketing e Comunicação da SoftwareONE Brasil, sua atuação está direcionada para o segmento de Tecnologia da Informação com foco no B2B.

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