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Comunicação corporativa e negócios empresariais: relação indispensável

18 de agosto de 2015
Sem categoria

Podemos chamar comunicação corporativa à transmissão de informação que qualquer empresa pretende passar sobre de si própria ou dos seus produtos ou serviços. Todas as ações de comunicação externa devem obedecer a um plano de comunicações, que tem que incluir o tipo de target a alcançar e as melhores formas de se fazer eficazmente.

A comunicação corporativa é extremamente importante em qualquer empresa, uma vez que acumula os objetivos de promover a empresa e aumentar o retorno dos investimentos. Essas funções fazem com que seja uma peça importante do plano de marketing das empresas. No mercado de TI, essa comunicação assume uma importância ainda maior, dada a especificidade dos temas a serem comunicados e a dificuldade natural em transmitir a mensagem de forma clara.

A importância de uma comunicação corporativa eficaz para o público-alvo

A comunicação corporativa visa difundir notícias e informações sobre a empresa ao público geral, onde se inclui prospects, clientes, equipe interna, e board member. Casos de sucesso, newsletters e eventos são alguns exemplos concretos de ações de comunicação corporativa.

Apesar de muitas empresas se concentrarem apenas nas vendas para medir o sucesso do negócio, é importante reconhecer que a percepção do público pode ser tão importante como esse indicador.

A comunicação é uma boa forma de definir e moldar a imagem que uma empresa tem junto da comunidade, dos clientes e de potenciais investidores. As ações de comunicação corporativa, como a difusão de casos de sucesso ou e-Books, a produção de brochuras ou folders institucionais e datasheets e a organização de eventos, são essenciais para divulgar ao mercado o que de melhor cada empresa faz.

Além disso, permitem também apresentar o ambiente de trabalho da empresa, os seus esforços de filantropia ou responsabilidade social e ambiental, bem como outras atividades que podem dar uma boa imagem da companhia. Todas estas atividades ajudam também a fortalecer as relações públicas da empresa.

Tecnologia traz novos desafios

comunicação corporativaApesar dos métodos mais tradicionais de comunicação serem ainda bastante comuns e valorizados, as modernas ferramentas tecnológicas alteraram por completo o paradigma da comunicação corporativa. Esta tendência se acentua ainda mais, à medida que a Internet progressivamente se torna um recurso essencial para prospectar e encontrar novos clientes.

As empresas criam websites para divulgar os seus produtos e serviços. As redes sociais, como o Facebook, LinkedIn, e os blogs são uma forma simples de atingir o target e um meio de promoção com custos bastante reduzidos. No entanto, como tudo, estas novas ferramentas têm também o reverso da medalha, já que a interatividade permite o feed-back do público, incluindo comentários negativos. No entanto, os benefícios ultrapassam largamente os riscos, porque a tecnologia permite um maior alcance e possibilita às empresas comunicarem com o target a nível global.

Mas a comunicação corporativa também apresenta desafios de dimensão significativa. A percepção pública de uma empresa pode definir, muitas vezes, o sucesso ou o insucesso de uma organização no longo prazo.

Neste sentido, qualquer citação descontextualizada ou newsletter mal trabalhada pode arruinar um plano de comunicação corporativo complexo e dispendioso, podendo ainda afetar o retorno financeiro da companhia. É por isso que os responsáveis internos de comunicação corporativa de uma empresa devem conhecer muito bem o seu target e a imagem da companhia que pretendem passar para o mercado.

Uma forma de se fazer com segurança é contar com a ajuda de uma agência de comunicação especializada na área de negócio da sua empresa.

Se o negócio da sua empresa é Tecnologia da Informação – TI – a sua agência de comunicação corporativa tem de ser a OUTMarketing Brasil.


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