A assessoria de imprensa tem como objetivo gerar mídia espontânea para a marca. Para isso, ela é responsável por criar uma boa relação com os canais de comunicação mais relevantes do setor. Uma das suas principais ferramentas, por exemplo, é o press release.
Já parou para pensar em qual seria a motivação para um meio de comunicação anunciar o lançamento de um produto ou serviço sem estar sendo patrocinado? Pois é justamente esse o tipo de retorno que um trabalho bem feito pode trazer. Mas, afinal, como chegar lá?
É justamente isso que mostraremos aqui. Confira!
Independentemente do setor em que sua empresa atua, ela certamente precisa se preocupar com dois fatores: conquistar novos clientes e fidelizar os atuais. Isso passa diretamente pela construção e o fortalecimento da marca. Como mencionamos na introdução deste post, essa é a especialidade da assessoria de imprensa.
Essa área trabalha para gerar visibilidade para a empresa, seus produtos e serviços. Em um mercado tão competitivo, isso se tornou simplesmente fundamental. Afinal, a nova geração de consumidores é muito mais exigente em relação aos seus hábitos de consumo.
Com a internet à disposição, ficou muito mais fácil comparar produtos e serviços. Logo, é preciso ir além: mais do que oferecer qualidade por um preço acessível, é essencial manter sua marca na mente das pessoas.
A boa notícia é que a assessoria de imprensa conta com o conhecimento de especialistas no assunto. Quando essa equipe é eficiente, você constrói sua marca na mídia, conquista cada vez mais visibilidade espontânea e fortalece os laços com a imprensa e, principalmente, com seus clientes.
Nesse ponto, é natural se perguntar quais são as ferramentas e técnicas para alcançar esse objetivo. Para começar, é preciso investir esforços para ter um bom press release.
O primeiro passo é entender exatamente para que serve essa ferramenta de comunicação. De forma bem objetiva, o press release tem como objetivo divulgar à mídia em geral algo relacionado à sua empresa. Isso inclui, por exemplo:
Em geral, tudo que for relevante para os jornalistas é veiculado por meio do press release. Fica fácil perceber por que essa ferramenta é tão valiosa para se comunicar com a mídia, não é? O ponto, então, é justamente utilizá-la com eficiência.
Vale destacar, por exemplo, que jornalistas recebem milhares de documentos desse tipo diariamente. Consequentemente, o tempo para conquistar a atenção desses profissionais é curto. Se você quer garantir a eficiência do press release, vale a pena adotar as seguintes práticas durante a elaboração:
Um bom press release é a ferramenta mais concisa e poderosa para criar seu relacionamento com a imprensa. Lembre-se que ele deve abrir portas para suas outras ações de marketing, gerando oportunidades de divulgação espontânea na mídia.
Além do press release, existem outras estratégias e ferramentas que uma assessoria de imprensa deve dominar. No site da empresa, por exemplo, você pode ter uma sessão de clipping. A função dessa página é reunir as (melhores) menções ou divulgações espontâneas que a empresa recebeu da mídia.
Vale destacar que esse conteúdo pode ser uma boa base de alimentação para newsletters, blog posts e outros materiais. Isso nos leva a um segundo ponto crucial: a relação com o marketing digital.
Se a assessoria de imprensa ajuda a fortalecer a marca em meio à mídia, o marketing representa um meio de comunicação poderoso para a empresa. Grosso modo, é ele quem cria e fornece as mensagens que darão mais cor a essa imagem criada na mente das pessoas.
Somado a isso, vale lembrar que a assessoria de imprensa é responsável por lidar com crises, por exemplo. Nesse caso, é essencial manter o alinhamento com o marketing digital para que, em um momento desafiador como esse, a mensagem da empresa seja trabalhada em diferentes níveis de comunicação.
Por fim, tenha em mente que a assessoria de imprensa tem um grande potencial para reduzir custos com o próprio marketing. Basta pensar em grandes marcas internacionais: será que a Coca-Cola ou a Microsoft, por exemplo, precisam investir para fazer com que novas pessoas conheçam sua marca? É bem improvável.
Nesses casos, a assessoria de imprensa é praticamente uma área que dita o ritmo daquilo que é falado sobre a marca na mídia em geral. O investimento do marketing, por sua vez, pode ser direcionado para criar novas campanhas, renovar a imagem da empresa, gerar engajamento de clientes já fidelizados etc.
Como você pôde ver, são benefícios que tornam a assessoria de imprensa uma aliada poderosa de qualquer organização. Então, coloque essas dicas em prática e use estrategicamente o press release. Assim, você constrói uma relação saudável com a mídia do setor no qual você atua e colhe os frutos a curto, médio e longo prazo!