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Tenha visibilidade na mídia com assessoria de imprensa

26 de setembro de 2021
Assessoria de Imprensa

A assessoria de imprensa tem como objetivo gerar mídia espontânea para a marca. Para isso, ela é responsável por criar uma boa relação com os canais de comunicação mais relevantes do setor. Uma das suas principais ferramentas, por exemplo, é o press release.

Já parou para pensar em qual seria a motivação para um meio de comunicação anunciar o lançamento de um produto ou serviço sem estar sendo patrocinado? Pois é justamente esse o tipo de retorno que um trabalho bem feito pode trazer. Mas, afinal, como chegar lá?

É justamente isso que mostraremos aqui. Confira!

Por que a assessoria de imprensa é fundamental para qualquer empresa?

Independentemente do setor em que sua empresa atua, ela certamente precisa se preocupar com dois fatores: conquistar novos clientes e fidelizar os atuais. Isso passa diretamente pela construção e o fortalecimento da marca. Como mencionamos na introdução deste post, essa é a especialidade da assessoria de imprensa.

Essa área trabalha para gerar visibilidade para a empresa, seus produtos e serviços. Em um mercado tão competitivo, isso se tornou simplesmente fundamental. Afinal, a nova geração de consumidores é muito mais exigente em relação aos seus hábitos de consumo.

Com a internet à disposição, ficou muito mais fácil comparar produtos e serviços. Logo, é preciso ir além: mais do que oferecer qualidade por um preço acessível, é essencial manter sua marca na mente das pessoas.

A boa notícia é que a assessoria de imprensa conta com o conhecimento de especialistas no assunto. Quando essa equipe é eficiente, você constrói sua marca na mídia, conquista cada vez mais visibilidade espontânea e fortalece os laços com a imprensa e, principalmente, com seus clientes.

Nesse ponto, é natural se perguntar quais são as ferramentas e técnicas para alcançar esse objetivo. Para começar, é preciso investir esforços para ter um bom press release.

Como usar o press release a seu favor?

O primeiro passo é entender exatamente para que serve essa ferramenta de comunicação. De forma bem objetiva, o press release tem como objetivo divulgar à mídia em geral algo relacionado à sua empresa. Isso inclui, por exemplo:

  • um produto ou serviço;
  • eventos da empresa;
  • novidades em geral;
  • lançamentos;
  • campanhas locais.

Em geral, tudo que for relevante para os jornalistas é veiculado por meio do press release. Fica fácil perceber por que essa ferramenta é tão valiosa para se comunicar com a mídia, não é? O ponto, então, é justamente utilizá-la com eficiência.

Vale destacar, por exemplo, que jornalistas recebem milhares de documentos desse tipo diariamente. Consequentemente, o tempo para conquistar a atenção desses profissionais é curto. Se você quer garantir a eficiência do press release, vale a pena adotar as seguintes práticas durante a elaboração:

  • elabore um título coeso, que traga o máximo de informações em poucas palavras e que resuma a ideia em uma única sentença (com verbo!);
  • após o título, forneça imediatamente o local e a data do evento para demonstrar que o press release é atual e relevante (lembrando que o local é o da emissão, ou seja, onde a empresa está situada);
  • faça um parágrafo de entrada (lead) com um resumo de 3 ou 4 linhas, focando o que há de mais relevante;
  • responda no primeiro parágrafo do texto as famosas questões do press release (Quem? O quê? Onde? Quando?);
  • preencha o corpo do texto com o grosso das informações (Por quê? e Como?), usando parágrafos curtos para não cansar o leitor;
  • conclua resumindo as informações, pois muitos jornalistas pulam direto para o final;
  • lembre-se de finalizar o press release com o Sobre a empresa e os canais de contato da sua assessoria de imprensa.

Um bom press release é a ferramenta mais concisa e poderosa para criar seu relacionamento com a imprensa. Lembre-se que ele deve abrir portas para suas outras ações de marketing, gerando oportunidades de divulgação espontânea na mídia.

Quais as principais ferramentas da assessoria de imprensa?

Além do press release, existem outras estratégias e ferramentas que uma assessoria de imprensa deve dominar. No site da empresa, por exemplo, você pode ter uma sessão de clipping. A função dessa página é reunir as (melhores) menções ou divulgações espontâneas que a empresa recebeu da mídia.

Vale destacar que esse conteúdo pode ser uma boa base de alimentação para newsletters, blog posts e outros materiais. Isso nos leva a um segundo ponto crucial: a relação com o marketing digital.

Se a assessoria de imprensa ajuda a fortalecer a marca em meio à mídia, o marketing representa um meio de comunicação poderoso para a empresa. Grosso modo, é ele quem cria e fornece as mensagens que darão mais cor a essa imagem criada na mente das pessoas.

Somado a isso, vale lembrar que a assessoria de imprensa é responsável por lidar com crises, por exemplo. Nesse caso, é essencial manter o alinhamento com o marketing digital para que, em um momento desafiador como esse, a mensagem da empresa seja trabalhada em diferentes níveis de comunicação.

Por fim, tenha em mente que a assessoria de imprensa tem um grande potencial para reduzir custos com o próprio marketing. Basta pensar em grandes marcas internacionais: será que a Coca-Cola ou a Microsoft, por exemplo, precisam investir para fazer com que novas pessoas conheçam sua marca? É bem improvável.

Nesses casos, a assessoria de imprensa é praticamente uma área que dita o ritmo daquilo que é falado sobre a marca na mídia em geral. O investimento do marketing, por sua vez, pode ser direcionado para criar novas campanhas, renovar a imagem da empresa, gerar engajamento de clientes já fidelizados etc.

Como você pôde ver, são benefícios que tornam a assessoria de imprensa uma aliada poderosa de qualquer organização. Então, coloque essas dicas em prática e use estrategicamente o press release. Assim, você constrói uma relação saudável com a mídia do setor no qual você atua e colhe os frutos a curto, médio e longo prazo!

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