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Tudo sobre Assessoria de Imprensa

8 de abril de 2021
Assessoria de Imprensa

Para que órgãos púbicos, empresas, indústrias e demais entidades se relacionem com os veículos de comunicação, informem seu público através de notícias jornalísticas e fortaleçam a marca no mercado é que foi criada a Assessoria de Imprensa. De modo geral, essa ferramenta de comunicação corporativa, que existe há mais de um século, funciona como intermediária entre as organizações e a imprensa, fazendo com que elas estejam presentes na mídia espontânea, como jornais, revistas, sites, blogs, televisão, rádio e outros, tornando-se referências nas áreas de atuação.

Assim, trata-se de um recurso essencial, não somente para a promoção de produtos, mas também propósitos, ideais, novidades e demais assuntos que possam chamar a atenção do público-alvo e sociedade em geral. A partir de um trabalho constante por parte dos assessores, as empresas vão se tornando fontes jornalísticas, o que se reflete em imagem positiva e melhores resultados a médio e longo prazos.

Sabendo a importância desse recurso para os negócios de tecnologia que querem se destacar junto aos potenciais clientes e parceiros em notícias nos veículos de comunicação é que fizemos esse artigo. Acompanhe e saiba tudo sobre o assunto!

O que é a Assessoria de Imprensa?

A Assessoria de Imprensa é uma das ferramentas de comunicação corporativa que visa estabelecer relacionamento entre as organizações e os veículos de comunicação. Baseia-se na atuação de jornalistas ou relações públicas, os quais, por compreenderem o universo das redações, representam as empresas junto à mídia, na mesma medida em que auxiliam os comunicadores das redações com pautas de interesse público.

Podemos dizer que o principal objetivo desse trabalho é conquistar mídia espontânea. Para quem tem dúvidas, o conceito se refere a matérias não publicitárias, ou seja, sem custos de anúncios. A finalidade das publicações na imprensa pode ter cunho informativo e edificante para os negócios, bem como gerenciamento de crises quando necessário.

Os resultados do serviço são medidos a partir do monitoramento de notícias e apresentação de relatório de clipping, o qual contém todas as matérias nas quais uma empresa foi citada, além de um comparativo de custos relacionando à publicidade nas diferentes mídias.

O que faz um Assessor de Imprensa?

A peça-chave para o relacionamento com os veículos de comunicação é o assessor de imprensa.  A primeira etapa do trabalho desse profissional é um levantamento detalhado sobre a organização a ser atendida, envolvendo diferenciais, concorrentes, pontos positivos e negativos.

Com esse conhecimento, o assessor desenvolve um planejamento de comunicação, nos qual devem constar assuntos que possam despertar o interesse da mídia, veículos e editorias relevantes e outros detalhes para a estruturação do trabalho. A partir daí, passa a produzir textos informativos, denominados press releases, abordando diferentes pautas sobre a empresa. O próximo passo é encaminhar os materiais para a imprensa e fazer follow ups (contatos) com os jornalistas nas redações, com o objetivo de conquistar mídia espontânea.

Além disso, também faz parte das funções a intermediação e o acompanhamento de entrevistas, o treinamento de porta-vozes para falar com a imprensa e a presença em eventos e outras ações quando necessário.

Nesse contexto, vale frisar que outros serviços podem ser realizados pelas agências ou profissionais de assessoria de imprensa, como comunicação interna, eventos corporativos, pesquisas de mercado, relações com órgãos públicos, entre outros. Esse leque de soluções é dinâmico na mesma medida em que o mercado evolui.

Entre as habilidades de um profissional de assessoria de imprensa estão:

  • ser estrategista para planejar a comunicação das empresas e encontrar os melhores meios para divulgar o cliente;
  • ter um bom relacionamento com os jornalistas, baseado em confiança mútua;
  • gostar de pesquisar;
  • escrever bem;
  • saber lidar com crises;
  • conhecer ferramentas tecnológicas que facilitam o dia a dia da comunicação;
  • saber mensurar os resultados de assessoria de imprensa.

Todos os conhecimentos citados são requisitos básicos para um bom assessor, o qual também deve estar sempre antenado ao que ocorre no mundo e na comunidade, de modo a encontrar oportunidades de divulgar o cliente.

Práticas de assessoria de imprensa que trazem bons resultados

Agora que você já sabe do que se trata uma assessoria de imprensa e quais as responsabilidades do assessor, listamos algumas dicas de ações que costumam trazer bons resultados para os assessores:

Identificar o que é notícia

Certamente, uma das ações mais importantes de um assessor de imprensa é identificar o que pode ser notícia nas empresas atendidas. Na prática, isso significa verificar como determinados assuntos podem impactar a opinião pública e quais são os diferenciais dos clientes que podem chamar a atenção do público.

Ter sempre um press release pronto

O press release é uma das bases dessa ferramenta de comunicação. Isso porque é a partir dele que os jornalistas das redações têm o primeiro contato com as informações que uma organização quer passar, as quais podem despertar a atenção e virem a se tornar notícias.

Por isso, é fundamental que os assessores estejam preparados com textos institucionais sobre o cliente, os quais podem ser enviados sempre que um jornalista solicitar. Nesse contexto, vale ressaltar que as redações estão cada vez mais enxutas. Portanto, é essencial criar conteúdos completos, objetivos, interessantes e que sejam bem direcionadas dentro das editorias dos veículos de comunicação. .

Construir relacionamentos duradouros

Relacionamento é uma questão fundamental para uma assessoria de imprensa. Isso significa que é importante construir laços com os veículos de comunicação e os profissionais que atuam nas mais diversas editorias.

Para isso, os assessores podem fazer algumas ações, como um levantamento dos colegas de faculdade que trabalham em redações, desenvolverem ações promocionais como envios de press kits e brindes em datas especiais, além de diversas outras estratégias que auxiliam na construção de relações duradouras.

Ficar atento ao timing

Outra prática importante dentro de um trabalho de assessoria de imprensa é estar sempre atento ao timing. Na prática, isso significa enviar os press releases com certa antecedência no caso de eventos pontuais, não perder o prazo para o encaminhamento de entrevistas aos veículos de imprensa, ter conhecimento sobre datas de fechamentos de revistas e outras ações.

Personalizar os e-mails

Os jornalistas que se encontram nas diferentes mídias prezam pela exclusividade. Ou seja, um press release enviado para dezenas de redações não têm o mesmo valor que um e-mail pessoal e personalizado.

Na prática, se o jornalista percebe que aquela sugestão de pauta foi encaminhada para um grande mailing, pode ignorá-la. Já quando o assessor se preocupa em customizar o conteúdo e trabalhar com sugestões de pauta exclusivas, as probabilidades de que o material seja lido e publicado futuramente aumentam significativamente.

Usar as mídias sociais a favor do relacionamento

Se antes as únicas formas de criar relacionamento com os jornalistas das redações eram por e-mail, telefone e visitas à redação, as redes sociais abriram uma nova possibilidade de assessores e jornalistas se comunicarem.

Hoje, grupos no Facebook, Twitter, fóruns e blogs são alguns dos canais nos quais é possível encontrar jornalistas à procura de pautas. Além disso, nesses ambientes estão assessores divulgando assuntos que podem ser de interesse dos veículos.

Fazer follow up apenas quando necessário

Uma das questões controversas dentro da atuação de um assessor de imprensa são os follow ups. Esses consistem em contatos diretos com os jornalistas nas redações através do telefone e outros canais, com o objetivo de obter um feedback sobre determinada pauta.

O que ocorre é que alguns assessores exageram nesse contato e acabam criando uma imagem negativa nas redações.

Portanto, uma dica valiosa é evitar ligar diversas vezes e estar atento ao fechamento de pautas, horário em que normalmente os jornalistas não têm tempo para atender as assessorias de imprensa.

Essas são apenas algumas práticas importantes para o dia a dia de um assessor. Entre os benefícios da ferramenta para as empresas estão:

  • visibilidade;
  • fortalecimento de marca;
  • credibilidade;
  • transparência no relacionamento com o público-alvo;
  • produtos e serviços viram notícias;
  • porta-vozes se transformam em fonte para a imprensa;
  • notícias em mídias relevantes a cada segmento empresarial;
  • otimização do posicionamento no Google a partir das notícias online;
  • gerenciamento de crises.

É importante lembrar que um trabalho eficiente de assessoria de imprensa deve ter constância, já que construir autoridade na mídia espontânea leva tempo. Entretanto, os resultados a médio e longo prazos podem ser bastante satisfatórios.

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