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Os 10 mandamentos da geração de demanda no B2B

8 de janeiro de 2025
Marketing

geração de demanda
10 mandamentos infalíveis para dominar a geração de demanda e criar uma estratégia eficaz de marketing B2B!

Quando falamos de geração de demanda no universo B2B, não estamos apenas querendo aumentar os leads. Falamos de criar interesse genuíno, educar seu público e guiar os potenciais clientes de forma estratégica até o ponto da decisão de compra.

Gerar demanda é fazer com que o público conheça seu produto ou serviço. É colocar sua marca onde ela precisa estar e na hora certa.

É claro que essa não é uma simples missão, mas este conteúdo pode te ajudar. A seguir, temos os 10 mandamentos da geração de demanda, aqueles que todo profissional de marketing de sucesso nunca deixa de seguir. Vamos lá?

O que é geração de demanda?

A geração de demanda é um conjunto de estratégias de marketing que visam reforçar o reconhecimento de uma marca e de um produto. Assim, desperta interesse, educa e guia o cliente em potencial ao longo da jornada de compra.

Esta metodologia está dentro do Inbound Marketing, porém precisamos vê-la pela ótica do cliente. Quando pensamos em gerar demanda, queremos que o mercado tenha uma boa percepção da empresa e de suas soluções. 

Em mercados B2B, essa estratégia é ainda mais crítica, já que as decisões de compra geralmente envolvem ciclos mais longos e influenciadores internos.

Os 10 mandamentos da geração de demanda

Todo profissional de marketing estratégico tem seus próprios “mandamentos”. E, quando o assunto é geração de demanda, temos alguns que não podem ser esquecidos.

Se você ainda não os conhece, a hora é agora. Continue a leitura e esteja mais próximo do lead perfeito!

1.   Conheça teu ICP (Ideal Customer Profile) como a palma da tua mão

Toda estratégia começa por entender quem é o seu cliente ideal. Sem isso, qualquer campanha é um tiro no escuro. Um ICP bem definido te dá clareza sobre quais empresas e decisores você precisa alcançar.

Isso também significa mapear dores, desafios, e entender como seu produto ou serviço resolve esses problemas. Empresas B2B que conhecem profundamente o seu ICP reduzem consideravelmente o ciclo de vendas e aumentam a eficiência da sua geração de leads​​.

2.   Não terás outro conteúdo além do que é relevante e valioso

Conteúdo por conteúdo não vale mais nada. O foco agora é qualidade. Criar material relevante que responda às dúvidas do seu público e os eduque ao longo da jornada é o segredo para atrair leads de qualidade.

O conteúdo precisa ser pensado para cada etapa do funil: desde materiais de topo, que atraem atenção e educam, até o fundo, que os ajuda a tomar uma decisão​​.

3.   Não usarás a automação de forma leviana

A automação de marketing é um divisor de águas quando se trata de escalar suas campanhas de geração de demanda. Porém o grande erro é deixar a automação no piloto automático.

Ferramentas de automação precisam ser configuradas estrategicamente para enviar mensagens personalizadas no momento certo.

Além disso, a integração com o CRM pode garantir que o time de vendas tenha todas as informações necessárias na hora de abordar o lead​​.

4.   Honra tua integração de marketing e vendas

Uma das maiores falhas na geração de demanda é a desconexão entre marketing e vendas. Quando esses dois times trabalham de forma isolada, as oportunidades caem no esquecimento ou são mal qualificadas.

Equipes de sucesso aprenderam a trabalhar lado a lado. Elas têm um alinhamento inteligente de metas, conversam com frequência e atuam para reduzir os desafios umas das outras. ​.

5.   Decisões baseadas em dados serão a tua única verdade

No mundo da geração de demanda, dados são tudo. Por isso, deixe de lado as intuições e foque em KPIs que realmente importam!

Nós temos algumas sugestões de métricas que dão uma boa visibilidade sobre o que está funcionando e o que ainda precisa ser ajustado, como:

6.   Amarás a sua persona acima de todas as coisas

No mundo da geração de demanda, você precisa saber exatamente quem deseja alcançar. É por isso que toda estratégia precisa ser direcionada para a sua persona.

Ao invés de tentar agradar e atingir todo mundo, foque no seu público-alvo. Afinal, é ele quem deve conhecer, se interessar e se relacionar com sua marca!

7.   Não descuidarás da sua marca

Gerar demanda não é um sprint, é uma maratona. E, neste contexto, uma marca confiável e forte faz toda a diferença.

Isso quer dizer que é importante pensar no posicionamento de marca e investir em Branding. Isso amplia sua presença no mercado e garante que o lead o conheça antes mesmo de enfrentar um problema.  

8.   Não perderás a oportunidade de fortalecer seu funil

Nem todos os leads que visitam seu site estão prontos para comprar, mas isso não significa que você deve ignorá-los. Na verdade, a geração de demanda precisa considerar todas as etapas do funil.

Esta é uma maneira inteligente de manter um fluxo saudável de leads, garantindo a renovação de ciclos constantes. Além disso, você expande o alcance da sua marca, ampliando as chances de futuras parcerias de negócio​.

9.   Desenvolverás sua marca onde o cliente estiver

Com o Marketing de Conteúdo, você pode desenvolver e reforçar sua marca em diferentes canais, como e-mail, blog, newsletters, feiras e eventos presenciais, portais de notícias e redes sociais. A ideia é estar onde o seu cliente ideal estiver.

Com uma jornada de compra não linear e cada vez maior e complexa, é importante marcar presença em diferentes locais. Porém, não descuide a coerência e do seu real objetivo.

10. Não cairás na tentação das métricas de vaidade

Métricas de vaidade são aquelas que fazem você se sentir bem, mas que não contribuem diretamente para o crescimento do negócio — número de curtidas e seguidores, por exemplo.

Se você quer gerar demanda, precisa manter os olhos no que realmente importa. Para isso, é importante ter alguns KPIs mapeados e aprender a usar os dados a seu favor.

Maximize sua geração de demanda com a OUTMarketing!

Seguir esses 10 mandamentos é o primeiro passo para construir uma estratégia de geração de demanda sólida e consistente. Mas sabemos que, muitas vezes, transformar teoria em prática pode ser desafiador.

É por isso que a OUTMarketing está aqui para te ajudar. Somos especialistas em estratégias de marketing B2B, e podemos apoiar sua empresa em todas as etapas — da definição das personas à criação de conteúdos que engajam e convertem.

Para te ajudar um pouco mais, temos um conteúdo exclusivo que te ajudará a gerar demanda no digital. Acesse aqui nosso KIT do Marketing Digital B2B!

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