Um caso de sucesso/case study é tão simples como uma história que teve êxito e que serve de exemplo. Na área das Tecnologias de Informação, em que existe muitas vezes complexidade associada ao serviço/solução implementada, apresenta-se como uma excelente ferramenta para demonstrar a sua aplicação prática, ou seja como resolve “dores” comuns a várias empresas (identificação com o problema). Transmite de forma clara as mais-valias da oferta, o seu valor para o negócio e as boas práticas de implementação, funcionando como ‘cartão-de-visita’ para novos negócios.
Para que corresponda aos objetivos esperados, o Caso de Sucesso deve obedecer a uma determinada estrutura, normalmente dividida em três etapas:
As respostas a estas questões servirão como base para estruturar de forma prática e objetiva o texto, que também deverá incluir um título apelativo, um sumário resumo, um testemunho (ou mais),imagens/esquema/arquitetura da solução, um parágrafo sobre o fornecedor e o cliente, contactos, uma zona destacada com os aspetos fundamentais do caso de sucesso para uma perceção imediata do seu valor (como indústria, solução, tecnologia e key numbers), e finalmente um call-to-action para potenciar próximos passos. Claro que tudo isto deverá estar exposto num layout atrativo e bem organizado para facilitar e incitar a sua leitura.
Credibilidade: não é a própria empresa a falar de si, da sua oferta e das suas competências, mas sim quem de facto usufrui da solução.
Utilidade/Aplicabilidade: outras empresas, de diversos setores, podem ver respondidos problemas idênticos. A história de sucesso pode ser replicada/adaptada noutras empresas.
Realidade: os casos de sucesso fornecem uma perspetiva real da solução ou produto implementado. Tornam o projeto ‘palpável’.
Sucesso: este tipo de documento funciona como um ótimo complemento e uma valorização extra noutras ferramentas de comunicação existentes (por exemplo inserção do testemunho na brochura corporativa, colocação do resumo e key numbers na datasheet sobre a solução implementada e descrição com link numa landing page). O case study assume-se como altamente convincente, pois dá a conhecer boas práticas empresariais, como as empresas se tornam mais ágeis e eficientes com uma determinada solução.
Versatilidade: os casos de sucesso podem ser entregues, divulgados e potenciados no website, redes sociais, newsletters, campanhas, reuniões comerciais, eventos, e em formato comunicado de imprensa, gerando awareness, maior alcance e cobertura.
Acima de tudo, um caso de sucesso dá a conhecer realidades positivas que podem ser replicadas noutras empresas. Uma forma excelente de chegar a potenciais clientes.
Gostou deste Artigo? Partilhe!
[social_share style=”bar” align=”horizontal” heading_align=”inline” facebook=”1″ twitter=”1″ google_plus=”1″ linkedin=”1″ pinterest=”0″ /]