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10 benefícios de automatizar suas vendas com um CRM

25 de julho de 2022
Outbound Marketing , Vendas

Customer Relationship Management (CRM)Que tal ouvir esse conteúdo?

O Customer Relationship Management (CRM) é uma solução digital de Gestão do Relacionamento com o Cliente. Entretanto, nem toda empresa sabe tirar o máximo proveito dessa ferramenta. E na sua organização, qual o nível de automação de vendas no CRM que você usa?

Estamos falando de uma estratégia valiosa para quem deseja gerar leads e conquistar novos clientes em tempos de transformação digital. Ainda assim, é comum surgirem algumas dúvidas sobre o impacto que o software pode causar nas vendas.

Pensando nisso, criamos este artigo especial para detalhar os principais benefícios de uma automação das vendas no CRM. Confira a seguir, pois daremos algumas dicas para fazer isso com mais eficiência!

1. Otimiza o trabalho da equipe de vendas

Para começar, o CRM ajuda a equipe de vendas a alcançar resultados melhores. Isso acontece porque uma série de atividades — sobretudo tarefas repetitivas — passam a ser realizadas diretamente pela plataforma.

Assim, a equipe ganha tempo livre para focar em atividades mais complexas. O software, por sua vez, reduz as chances de falha humana e garante que as ações sejam tomadas na hora certa. 

Isso tem um impacto direto no planejamento estratégico, no qual são definidos os objetivos da empresa e como seus recursos serão utilizados. O acompanhamento de prospects e clientes, por exemplo, passa a ser guiado pelas funcionalidades do CRM. Quando há uma interação, ele já planeja um próximo contato.

Isso reduz o número de clientes inativos sem sobrecarregar a equipe — o que nos leva a um segundo ponto.

2. Melhora o planejamento estratégico

Se o planejamento envolve gerenciar o uso dos recursos e estabelecer objetivos, a automação permite uma eficiência maior na própria gestão. Na prática, estamos falando de uma plataforma que oferece informações relevantes e confiáveis para embasar as decisões tomadas no dia a dia.

Confira alguns exemplos de dados que podem ser consultados no CRM:

  • informações dos contatos;
  • histórico de interações com cada lead ou cliente;
  • histórico de compras do cliente;
  • desempenho por equipe ou profissional.

Uma das vantagens é justamente poder compartilhar essas informações entre as equipes. Não é à toa que a automação de vendas no CRM vai além da simples transferência de atividades para o software. O tópico abaixo ajuda a entender melhor essa questão.

3. Promove a integração entre vendas e marketing

Quando uma empresa investe na automação de vendas no CRM, ela está criando um ambiente digital de informações compartilhadas. Nesse contexto, sabemos que o marketing é muito mais eficiente quando conhece a fundo o perfil do consumidor com quem está dialogando.

O time de vendas, por sua vez, está em contato direto com clientes reais. Assim, o que o CRM promove é um alinhamento muito maior entre os departamentos — tanto que o conceito de vendarketing já é uma realidade em diversas empresas.

Essa integração entre os setores promove uma automação de nível ainda mais alto nos processos. Enquanto as vendas alimentam o marketing, os vendedores também tiram proveito desse banco de dados para alcançarem resultados melhores.

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4. Oferece uma visão panorâmica do negócio

Um bom CRM ajuda a enxergar melhor o que está acontecendo ao longo da jornada de compras do cliente. Contudo, a plataforma vai além e permite visualizar de forma mais ampla todos os processos relacionados às vendas e ao marketing.

Todos os colaboradores que precisam dessas informações podem conferi-las em tempo real. Se o CRM fica na nuvem, isso pode ser feito de qualquer lugar, bastando ter login e senha. Os gestores, por exemplo, passam a ter mais previsibilidade sobre os resultados.

Como as vendas são controladas mais de perto, a tendência é que o índice de conversão seja maior.

5. Aumento do ticket médio

Quando falamos em automação de vendas no CRM, é natural que o primeiro resultado esperado seja o aumento do lucro. Isso de fato pode acontecer, mas de formas muito variadas. Um bom exemplo é o aumento do ticket médio.

Além de perder menos vendas, a automação ajuda a identificar oportunidades e fechar vendas maiores. Com uma estratégia de Account-Based Marketing (ABM), por exemplo, você mapeia quem são os grandes leads e cria campanhas personalizadas para conquistá-los.

A vantagem é poder automatizar diversos processos para não executá-los manualmente. Em pouco tempo, é possível manter um relacionamento personalizado com um número cada vez maior de leads e clientes.

Um bom exemplo de como isso funciona é identificar qual o melhor canal para atender cada cliente. Já no caso da estratégia ABM, podemos adicionar informações sobre quem são os tomadores de decisão do cliente e quais suas principais demandas a serem supridas.

6. Otimiza o gerenciamento de de Leads

Como o CRM é capaz de ser integrado com outras ferramentas de automação de marketing, o processo de nutrição e gestão de leads é mais eficiente. Através dessa automação é possível enviar e-mails personalizados de acordo com o comportamento realizado pelos leads, acompanhando de perto as interações realizadas por eles.
Ainda falando em gerenciamento de leads através do CRM, é importante dizer que ele oferece controle total dessa gestão, incluindo todas as fases dos processos no funil. Quem ganha com tudo isso é a equipe de vendas, que tem um trabalho mais dinâmico e eficiente com a ferramenta.

7. Melhora o atendimento ao cliente

Por armazenar todas as informações dos clientes de modo centralizado, o CRM permite à sua empresa prestar um atendimento otimizado, tendo insights valiosos de comportamento e tendências do mercado. Afinal, com acesso ao histórico do cliente, é possível entender todas as suas necessidades e expectativas e, assim, oferecer as melhores soluções para as suas demandas.

Com certeza, o uso do CRM pode ser o diferencial que a sua empresa precisa para personalizar o atendimento ao cliente, identificar oportunidades e melhorar o processo de venda da sua equipe.

8. Antecipação de futuras demandas

O CRM também é ótimo para que as empresas consigam antecipar futuras demandas do mercado. Se por exemplo, um cliente costuma adquirir determinados produtos de uma categoria, o CRM é capaz de identificar se ele estará interessado quando novos itens dessa mesma categoria estiverem disponíveis.

Outra alternativa interessante é que o CRM pode identificar padrões de compra em épocas sazonais, com a possibilidade do envio de promoções específicas antes de período de maior demanda. Ou seja, o CRM pode ajudar as organizações a antecipar futuras demandas do cliente, se planejando adequadamente para atendê-las de modo eficiente.

9. Fortalece sua marca

Como destacamos anteriormente, automatizar as vendas significa reduzir falhas humanas e obter ganhos de agilidade sem comprometer a eficiência. Logo, um dos benefícios é um nível mais alto de satisfação do usuário.

Quando isso acontece, sua marca sai fortalecida: além de marcar presença no mercado, ela costuma ser lembrada de maneira positiva. Esse é um critério fundamental para quem busca melhorar indicadores como a taxa de conversão e a de fidelização. E por falar em indicadores…

10. Reduz custos

Investir em automação de vendas no CRM significa aumentar a eficiência do vendarketing e, ao mesmo tempo, reduzir custos. A mão de obra, por exemplo, não precisa ser ainda maior para que todas as interações com os leads ocorram adequadamente.

O que podemos observar é uma equipe que atua de maneira mais estratégica — ou seja, avaliando o próprio desempenho e buscando formas de aprimorá-lo. O CRM ajuda não só com as informações à disposição para consulta, mas com os relatórios de performance.

Se um canal de comunicação não surte efeito, é hora de rever a estratégia. Se o horário das publicações precisa ser mudado, basta alguns cliques para refazer toda a configuração dos disparos automáticos.

São diferenciais que estão ao alcance de quem tira proveito do que a tecnologia tem de melhor. Lembre-se que, em tempos de transformação digital, não há espaço para métodos obsoletos de gestão desses processos. Então, se você ainda não trabalha com automação de vendas no CRM, é hora de repensar essa estratégia!

Uma boa notícia é que você não precisa sofrer para implementar essa plataforma. Se quer entender como isso pode ser feito no contexto específico da sua empresa, entre em contato com a OUTMarketing e tire suas dúvidas com quem mais entende do assunto!

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