O que é o pipeline de vendas?
O pipeline nada mais é do que o resultado do MQL convertido em SQL. Portanto, ele remete a ideia de condução do potencial cliente até o fechamento da venda. Pipeline de vendas, então, é uma abordagem tanto sistemática quanto visual para vender a sua solução com processos e etapas muito bem estruturados de maneira a conduzir o cliente através do ciclo da venda, até o final. Mas, como funciona o pipeline de vendas, afinal? É o que veremos a seguir!
Como funciona o pipeline de vendas?
Para entender como funciona o pipeline, é interessante imaginar um funil dividido em diversas partes. Em cada uma dessas partes encontram-se os estágios do ciclo de vendas e você deve considerar que todos os estágios, juntos, formam o processo de vendas como um todo, os 100%. Assim, cada vez que o cliente atingir um desses estágios, ele atingiu um certo percentual do processo de vendas.
Neste cenário, a maior parte se concentra na boca do funil, a mais ou menos 30% do processo. Essas são as etapas de planejamento, prospecção e abordagem. NO meio, temos o estágio de levantamento das necessidades, proposição de valor e envio da proposta. Quem atingir essa etapa, já passou pela metade do caminho, ou seja, 50%. No final do funil, por sua vez, temos os estágios de negociação e conclusão da venda, que são os 75% e os tão desejados 100%, respectivamente.
Mas, para que utilizar essa abordagem, o pipeline de vendas? A utilização do pipeline auxilia o vendedor no gerenciamento das oportunidades de vendas. Ou seja, a entender e registrar em que estágio do funil cada oportunidade se encontra para conseguir nutrir essas oportunidades com as melhores informações e de acordo com as necessidades de cada uma. Isso auxilia na assertividade da interação com o possível cliente e torna o processo de vendas mais rápido, além de aumentar a probabilidade – percentual – de sucesso, pois os estágios são respeitados e o futuro cliente é alimentado com as informações necessárias, como proposta de valor, por exemplo. O futuro cliente entende o que é a solução e como ela irá auxiliá-lo quando chega ao estágio de fechamento do negócio.
Qual a importância e como implementar um pipeline de vendas?
A importância reside no fato de que ao implementar um pipeline de vendas, você está mapeando a jornada de compra do seu potencial cliente, e isso auxilia a identificar quais informações os seus leads necessitam a fim de passar para o próximo estágio do funil e qual é a melhor abordagem para que isso ocorra.
Com isso, também é possível identificar com maior assertividade quais são os leads mais qualificados – e dar prioridade a eles, além de conseguir focar no relacionamento com o cliente, entendendo quais são as oportunidades de vendas, além de conseguir fornecer dado mais concretos para seus leads, melhorando o nível de satisfação e aumentando a eficácia da abordagem e assim maximizando os resultados.
Para implementar um pipeline, é preciso seguir alguns passos, que são:
Passando por esses passos, você já tem um pipeline de vendas estruturado e pode pensar em como aumentá-lo, que é o que veremos na sequência.
Quais formas eficientes de aumentar o número de SQLs no seu pipeline?
É mais que comprovado que o Inbound Marketing é a forma mais eficiente e melhor custo x benefício para adquirir Leads Qualificadas, ou seja, SQLs. Mesmo assim, até quando se tem uma estratégia de conteúdo de bem estruturada, ainda pode não ser o suficiente para alcançar a meta estipulada. Para fazer com que o número de Leads Qualificados aumente no seu pipeline é necessário o acompanhamento de perto de um especialista em Inbound Marketing, geralmente uma agência de marketing. Uma estratégia de conteúdo sem definições claras de automação de marketing, o seria, fazer de forma automática os próximos passos de relacionamento com o Lead, será impossível aumentar o SQL do pipeline. É necessário programar quais serão os próximos passos de um novo Lead até que ele se torne uma Oportunidade de negócio.
Veja a seguir outras 3 formas de aumentar a quantidade de SQLs
Sendo assim, concluímos que a forma mais segura de aumentar o número de Leads Qualificados SQLs é através de profissionais especialistas. Isso porque a experiência, conhecimento e engajamento contínuo são necessários para obter sucesso em campanhas seja ela por Inbound ou Assessoria de Imprensa.
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