Aprenda a fazer um plano de Marketing Digital para a sua empresa de TI

Por Alexandre Souza Tili 4 anos atrásNenhum comentário
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Uma das maiores preocupações de muitos CEOs de empresas de tecnologia é o facto dos seus departamentos de Marketing serem reativos e andarem a reboque do que vai acontecendo na empresa. Tipicamente, os departamentos de Marketing destas empresas são meramente operacionais, não planeiam e não definem estratégias para atingir resultados. Se a sua empresa de TI se insere neste grupo, então necessita de implementar um plano de Marketing Digital estratégico.

 

Como fazer um plano de Marketing Digital que gere resultados?

Para fazer um plano de Marketing Digital estratégico tem, em primeiro lugar, de saber quem são os seus clientes-tipo, quais as suas preferências, receios e necessidades. Tem de conseguir caraterizar na perfeição o seu mercado. São as chamadas «personas».

Só depois de traçado o perfil que pretende atingir é possível começar a traçar a estratégia de Marketing Digital que a sua empresa vai seguir. Mas, primeiro que tudo, tem ainda de fazer um diagnóstico dos seus canais digitais.

 

Eis algumas questões que deve analisar:

  1. O site da sua empresa está otimizado em termos de SEO?
  2. O website é responsivo e amigável em termos de usabilidade?
  3. Tem redes sociais e são atualizadas frequentemente?
  4. O seu website já tem um blog? E esse blog é atualizado com frequência?
  5. Envia Newsletters periodicamente aos seus clientes e prospects?

Feita esta análise, está na hora de corrigir o que não estiver de acordo com as melhores práticas do Marketing Digital e passar à ação. É nesta fase que importa definir quais as palavras-chave pelas quais o seu target pesquisa quando procura bens e serviços ligados ao seu negócio. Uma vez definidas as palavras-chave, está na hora de otimizar os conteúdos nos vários suportes, tendo em contas essas palavras-chave.

 

Tudo começa no website da sua empresa de TI

Comece pelo website e pelas Newsletters (caso existam) e passe para as redes sociais em seguida. Quando todos os seus canais e suportes digitais estiverem otimizados, é altura de delinear o planeamento, no tempo, dos conteúdos a produzir para que o seu plano de Marketing Digital produza resultados.

É preciso definir quais os temas a abordar para cada persona, dependendo do seu estado de maturidade face aos produtos ou serviços que comercializa. É importante que tenha em conta as palavras-chave que definiu em cada um dos temas. Seguidamente, vai definir quais os artigos a produzir para o Blog e a sua frequência, quais os posts a colocar nas várias redes sociais e os temas dos seus próximos envios de e-mail Marketing.

Este planeamento traçado no tempo tem de ter em conta a frequência de publicação, as palavras-chave a potenciar e o público a atingir. Só a integração de todos os conteúdos vai permitir que o seu plano de Marketing Digital gere resultados, em termos de leads e, posteriormente, de vendas.

 

Saiba como fazer um plano de Marketing Digital, conheça-nos melhor.

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Sobre

 Alexandre Souza Tili

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Sócio e CEO da OUTMarketing Brasil, formado em Administração de Empresas com habilitação em Comércio Exterior e pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios e Marketing. Alexandre Tili tem desenvolvido sua carreira com foco em Marketing e Vendas, com experiência em diversos segmentos e empresas como Sebrae, GE e Prudential. Desde 2007, quando foi Head de Marketing e Comunicação da SoftwareONE Brasil, sua atuação está direcionada para o segmento de Tecnologia da Informação com foco no B2B.

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