Nas últimas semanas, não há quem não tenha sido afetado pelo surto do coronavírus (Covid-19): de uma maneira ou de outra, a disseminação do vírus e da doença está provocando alterações substanciais no modo como as pessoas vivem e, é claro, como elas trabalham.
E um dos aspectos que tem ficado bastante claro com essa mudança é como ainda não estávamos preparados para viver o mundo digital em todo o seu potencial. Com a chegada do coronavírus, muitas empresas foram pegas desprevenidas e isso impactou o modo como fazem negócios, mostrando como, na verdade, elas não estavam prontas para se comunicar com sua audiência.
Mas, à medida que essas mudanças parecem ter vindo para ficar – não há muitos indicativos de que a normalidade voltará tão cedo –, é preciso adaptarmos nossos negócios à nova realidade; afinal, é preciso manter a economia ativa.
Nesse sentido, o que podemos fazer? Quais são as novas possibilidades que o mundo digital nos apresenta para superarmos essa crise? No caso das empresas, a resposta pode estar no Marketing Digital e as diversas metodologias que ele compreende, como o marketing de conteúdo e o inbound marketing. É a adaptação a este novo modelo de negócio que abordaremos neste post. Acompanhe!
Não é de hoje que o Marketing Digital possibilita a profissionais trabalharem fora do escritório. E, de certa forma, esse modelo de negócio é bastante revolucionário. Embora trabalhar de casa já fosse uma prática existente, foram as empresas de tecnologia e de Marketing Digital que tornaram esse regime mais acessível e difundido.
De fato, diversas empresas já adotavam essa cultura, como Trello, WordPress e outras grandes companhias. Mas agora, o trabalho remoto está se tornando uma tendência em todo o mundo – e o Brasil tem uma posição de destaque nesse cenário, já que é o terceiro país em que a modalidade mais cresce.
Assim, hoje em dia é cada vez mais comuns atendermos clientes e nos relacionarmos com os colegas por compartilhamento de tela, conferências em vídeo, mensagens instantâneas etc.
Mas é importante lembrar que o modelo de trabalho remoto não deve alterar apenas a infraestrutura e o modelo de trabalho. Ele precisa também atingir o modelo de negócio: em outras palavras, a maneira como fazemos nossas empresas funcionarem e o fluxo de clientes entrarem, da prospecção à venda, também precisa se tornar remoto. E, é aí que entram o Marketing de Conteúdo e o Inbound Marketing, que citamos anteriormente.
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Como já vínhamos percebendo, a internet mudou drasticamente o comportamento do consumidor no cotidiano, e o distanciamento social ao qual precisamos nos submeter nesse momento do Covid-19 transformou ainda mais a nossa rotina. E, agora, a importância do Marketing Digital cresce dia a dia, já que praticamente todas as interações que temos com outras pessoas – e todo o nosso consumo – ficou à mercê da internet.
Ao precisarmos ficar em isolamento, a internet se tornou o refúgio para a busca de informação, para passar o tempo, para fazer compras e muito mais. Para se ter uma ideia, como a mudança do cenário global gerou uma mudança no comportamento, quando voltamos no dia 13 de março de 2020, quando o presidente norte-americano Donald Trump anunciou o estado de emergência nos Estados Unidos, o tráfego online aumentou 20% em uma semana em comparação com o normal.
E esse movimento foi seguido por outros países, ou seja, mais compras feitas online (inclusive de itens essenciais, como compras de supermercado e farmácia).
Com essa mudança de comportamento a sua empresa precisa de uma estratégia para conversar e vender para esse novo consumidor.
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Como dissemos, o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo ganharam uma importância e uma projeção altíssima nesse contexto. Por exemplo, muitas empresas estão sofrendo com a falta de ganhos, o que se reflete no caixa, dificultando o investimento em divulgação. Assim, é preciso ser criativo para continuar atraindo possíveis clientes e se comunicar com aqueles que já são consumidores fiéis.
Nesse sentido, o Marketing de Conteúdo é essencial para desenvolver o relacionamento com o público. Já que as pessoas estão ficando mais em casa, essa é uma ótima oportunidade para entender quais são os canais que elas estão utilizando com mais frequência (como e-mail, mecanismos de busca e redes sociais) para estabelecer contato e entregar materiais de qualidade.
Essa atração do público-alvo nesse momento é fundamental, já que ela manterá o fluxo de leads e prospects no seu funil de vendas, mantendo sua estrutura comercial em funcionamento.
Por isso, se você ainda não produz conteúdo para atração de clientes, esse é o momento de começar: invista alguns momentos do seu trabalho remoto para produzir conteúdo relevante e levar informação aos interessados no seu negócio. Isso ajudará você a ganhar mais credibilidade e visibilidade.
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Enfatizamos a produção de conteúdo como forma de atrair potenciais clientes para manter sua estrutura comercial em funcionamento. Mas, afinal, quais formatos e estratégias de conteúdo utilizar, e em quais ocasiões? Vejamos a seguir:
O Inbound Marketing é uma estratégia que tem como objetivo atrair as personas de seu negócio para o seu funil de vendas e, por meio do relacionamento, gerar leads, nutri-las com informação sobre sua solução para só depois levá-las para o contato comercial e então a venda.
Nesse sentido, o conteúdo é uma ferramenta indispensável tanto para atrair os interessados em seu negócio quanto para continuar se comunicando com eles à medida em que avançam no funil de vendas.
Contudo, para tornar essa comunicação mais fluida e conseguir administrar o volume de leads que entra em seu funil de vendas, o ideal é adotar ferramentas que automatizem o relacionamento.
Um exemplo é automatizar o envio de e-mails com conteúdo para que, à medida que eles consomem estes conteúdos, avancem em sua jornada até o momento da venda.
Isso vai garantir que sua equipe comercial esteja recebendo sempre leads novos para serem abordados, assegurando uma geração de oportunidades regular para a área comercial.
As redes sociais também se tornaram mais estratégicas em meio ao surto de coronavírus. Se antes elas já eram um meio importante de comunicação com seus possíveis clientes, nesse cenário de isolamento social, em alguns casos, elas são o principal, senão único, modo de você se comunicar com eles. Dentre elas, destacamos o LinkedIn, que é especialmente importante para empresas de tecnologia e B2B neste momento.
Se você andou utilizando o LinkedIn durante o isolamento social, deve ter percebido como está inundada de oportunidades, com seus usuários se tornando cada vez mais ativos, publicando muito conteúdo sobre formas de se manter produtivo durante a crise do Covid-19 e de como aproveitar as oportunidades profissionais que ela trouxe.
E, uma vez que os usuários estão aproveitando a quarentena para se dedicar a ler e produzir conteúdo no LinkedIn, aproveite você também para desenvolver uma estratégia de relacionamento bem consistente pela rede, faça vídeos, crie conteúdo educativo, publique artigos e produza conteúdo relevante.
Como as pessoas estão passando mais tempo na frente do computador e dos smartphones, é natural que consumam mais conteúdo online e, dentre esse conteúdo, os vídeos têm se destacado. Para se ter uma ideia, duas das maiores plataformas de conteúdo em vídeo do mundo, Netflix e Youtube, registraram aumento de consumo de vídeos devido ao isolamento social do coronavírus.
Sendo assim, esse é um ótimo formato para você investir nesse momento. E, já que falamos na importância das redes sociais, vale a pena unir essas duas frentes e pensar em vídeos para serem nas redes sociais como forma de se comunicar com seus clientes e prospects.
Webinars já são um formato de conteúdo bem conhecido no Marketing Digital, mas a partir de agora vão ganhar um peso ainda maior, já que haverá uma redução dos eventos presenciais. Com isso, o networking e a troca de conhecimentos ficaram um pouco mais limitadas, o que fez com que esse tipo de situação migrasse ainda mais para eventos digitais.
Se antes podíamos ir sem problemas a um congresso, oficina, palestra ou simpósio, agora todos os nossos eventos estão na internet. Crie uma estratégia de eventos digitais e crie a oportunidade de reunir com a sua audiência – mesmo que virtual. Chame outros profissionais da sua área ou segmentos afins e crie um plano estratégico para apresentar um evento que tenha o potencial de atrair seu público.
Pense que, além da troca de conhecimento, esse tipo de evento tem vantagens até mesmo em questão de orçamento – já que você vai precisar de uma infraestrutura bem mais enxuta, fazendo tudo online. E não se esqueça, é claro, de divulgá-lo em seus canais, principalmente nas redes sociais e para a sua base de contato, por e-mail e whatsapp.
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A situação em que nos encontramos é um desafio para todos os setores, sejam eles profissionais ou não. Entretanto, por mais difícil que seja este problema, aprendizados surgirão conforme temos que adaptar nossas formas de trabalho para o modelo remoto. O ideal é que, mesmo distantes, usemos esse momento para aprendermos juntos, compartilhando boas práticas e ensinamentos com resto do mercado.
Se agora agirmos com sabedoria e estratégia, lá na frente, quando tivermos passado por isso, poderemos colher os frutos do aprendizado, com empresas mais maduras no que diz respeito à forma como encaram o Marketing Digital e como se aproveitam dele para gerar mais resultados para o seu negócio.