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O Customer Relationship Management (CRM) é uma solução digital de Gestão do Relacionamento com o Cliente. Entretanto, nem toda empresa sabe tirar o máximo proveito dessa ferramenta. E na sua organização, qual o nível de automação de vendas no CRM que você usa?
Estamos falando de uma estratégia valiosa para quem deseja gerar leads e conquistar novos clientes em tempos de transformação digital. Ainda assim, é comum surgirem algumas dúvidas sobre o impacto que o software pode causar nas vendas.
Pensando nisso, criamos este artigo especial para detalhar os principais benefícios de uma automação das vendas no CRM. Confira a seguir, pois daremos algumas dicas para fazer isso com mais eficiência!
Para começar, o CRM ajuda a equipe de vendas a alcançar resultados melhores. Isso acontece porque uma série de atividades — sobretudo tarefas repetitivas — passam a ser realizadas diretamente pela plataforma.
Assim, a equipe ganha tempo livre para focar em atividades mais complexas. O software, por sua vez, reduz as chances de falha humana e garante que as ações sejam tomadas na hora certa.
Isso tem um impacto direto no planejamento estratégico, no qual são definidos os objetivos da empresa e como seus recursos serão utilizados. O acompanhamento de prospects e clientes, por exemplo, passa a ser guiado pelas funcionalidades do CRM. Quando há uma interação, ele já planeja um próximo contato.
Isso reduz o número de clientes inativos sem sobrecarregar a equipe — o que nos leva a um segundo ponto.
Se o planejamento envolve gerenciar o uso dos recursos e estabelecer objetivos, a automação permite uma eficiência maior na própria gestão. Na prática, estamos falando de uma plataforma que oferece informações relevantes e confiáveis para embasar as decisões tomadas no dia a dia.
Confira alguns exemplos de dados que podem ser consultados no CRM:
Uma das vantagens é justamente poder compartilhar essas informações entre as equipes. Não é à toa que a automação de vendas no CRM vai além da simples transferência de atividades para o software. O tópico abaixo ajuda a entender melhor essa questão.
Quando uma empresa investe na automação de vendas no CRM, ela está criando um ambiente digital de informações compartilhadas. Nesse contexto, sabemos que o marketing é muito mais eficiente quando conhece a fundo o perfil do consumidor com quem está dialogando.
O time de vendas, por sua vez, está em contato direto com clientes reais. Assim, o que o CRM promove é um alinhamento muito maior entre os departamentos — tanto que o conceito de vendarketing já é uma realidade em diversas empresas.
Essa integração entre os setores promove uma automação de nível ainda mais alto nos processos. Enquanto as vendas alimentam o marketing, os vendedores também tiram proveito desse banco de dados para alcançarem resultados melhores.
Um bom CRM ajuda a enxergar melhor o que está acontecendo ao longo da jornada de compras do cliente. Contudo, a plataforma vai além e permite visualizar de forma mais ampla todos os processos relacionados às vendas e ao marketing.
Todos os colaboradores que precisam dessas informações podem conferi-las em tempo real. Se o CRM fica na nuvem, isso pode ser feito de qualquer lugar, bastando ter login e senha. Os gestores, por exemplo, passam a ter mais previsibilidade sobre os resultados.
Como as vendas são controladas mais de perto, a tendência é que o índice de conversão seja maior.
Quando falamos em automação de vendas no CRM, é natural que o primeiro resultado esperado seja o aumento do lucro. Isso de fato pode acontecer, mas de formas muito variadas. Um bom exemplo é o aumento do ticket médio.
Além de perder menos vendas, a automação ajuda a identificar oportunidades e fechar vendas maiores. Com uma estratégia de Account-Based Marketing (ABM), por exemplo, você mapeia quem são os grandes leads e cria campanhas personalizadas para conquistá-los.
A vantagem é poder automatizar diversos processos para não executá-los manualmente. Em pouco tempo, é possível manter um relacionamento personalizado com um número cada vez maior de leads e clientes.
Um bom exemplo de como isso funciona é identificar qual o melhor canal para atender cada cliente. Já no caso da estratégia ABM, podemos adicionar informações sobre quem são os tomadores de decisão do cliente e quais suas principais demandas a serem supridas.
Como o CRM é capaz de ser integrado com outras ferramentas de automação de marketing, o processo de nutrição e gestão de leads é mais eficiente. Através dessa automação é possível enviar e-mails personalizados de acordo com o comportamento realizado pelos leads, acompanhando de perto as interações realizadas por eles.
Ainda falando em gerenciamento de leads através do CRM, é importante dizer que ele oferece controle total dessa gestão, incluindo todas as fases dos processos no funil. Quem ganha com tudo isso é a equipe de vendas, que tem um trabalho mais dinâmico e eficiente com a ferramenta.
Por armazenar todas as informações dos clientes de modo centralizado, o CRM permite à sua empresa prestar um atendimento otimizado, tendo insights valiosos de comportamento e tendências do mercado. Afinal, com acesso ao histórico do cliente, é possível entender todas as suas necessidades e expectativas e, assim, oferecer as melhores soluções para as suas demandas.
Com certeza, o uso do CRM pode ser o diferencial que a sua empresa precisa para personalizar o atendimento ao cliente, identificar oportunidades e melhorar o processo de venda da sua equipe.
O CRM também é ótimo para que as empresas consigam antecipar futuras demandas do mercado. Se por exemplo, um cliente costuma adquirir determinados produtos de uma categoria, o CRM é capaz de identificar se ele estará interessado quando novos itens dessa mesma categoria estiverem disponíveis.
Outra alternativa interessante é que o CRM pode identificar padrões de compra em épocas sazonais, com a possibilidade do envio de promoções específicas antes de período de maior demanda. Ou seja, o CRM pode ajudar as organizações a antecipar futuras demandas do cliente, se planejando adequadamente para atendê-las de modo eficiente.
Como destacamos anteriormente, automatizar as vendas significa reduzir falhas humanas e obter ganhos de agilidade sem comprometer a eficiência. Logo, um dos benefícios é um nível mais alto de satisfação do usuário.
Quando isso acontece, sua marca sai fortalecida: além de marcar presença no mercado, ela costuma ser lembrada de maneira positiva. Esse é um critério fundamental para quem busca melhorar indicadores como a taxa de conversão e a de fidelização. E por falar em indicadores…
Investir em automação de vendas no CRM significa aumentar a eficiência do vendarketing e, ao mesmo tempo, reduzir custos. A mão de obra, por exemplo, não precisa ser ainda maior para que todas as interações com os leads ocorram adequadamente.
O que podemos observar é uma equipe que atua de maneira mais estratégica — ou seja, avaliando o próprio desempenho e buscando formas de aprimorá-lo. O CRM ajuda não só com as informações à disposição para consulta, mas com os relatórios de performance.
Se um canal de comunicação não surte efeito, é hora de rever a estratégia. Se o horário das publicações precisa ser mudado, basta alguns cliques para refazer toda a configuração dos disparos automáticos.
São diferenciais que estão ao alcance de quem tira proveito do que a tecnologia tem de melhor. Lembre-se que, em tempos de transformação digital, não há espaço para métodos obsoletos de gestão desses processos. Então, se você ainda não trabalha com automação de vendas no CRM, é hora de repensar essa estratégia!
Uma boa notícia é que você não precisa sofrer para implementar essa plataforma. Se quer entender como isso pode ser feito no contexto específico da sua empresa, entre em contato com a OUTMarketing e tire suas dúvidas com quem mais entende do assunto!