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9 dicas para captar leads via Inbound

22 de dezembro de 2021
Sem categoria

Inbound marketing, ou marketing de atração, é a junção de técnicas que visa atrair e converter leads por meio de conteúdos relevantes produzidos para veiculação no ambiente online. Diferente do marketing comum, seu foco é atrair o consumidor, em vez de adotar uma abordagem mais intrusiva.

Aplicar essa metodologia em seu negócio ajuda a conquistar novos clientes e fidelizar os antigos por meio de um investimento de baixo custo. Mas, afinal, você sabe como colocar essa estratégia em prática?

É justamente isso que você vai aprender neste post especial sobre o tema. Então, aproveite a leitura

O conceito de lead

O termo lead se refere a uma oportunidade de negócio para a empresa. Em outras palavras, é um cliente em potencial. Geralmente, o marketing lida com isso por meio de um conjunto de dados fornecido pelo próprio usuário das redes em troca de uma oferta de valor.

Em alguns casos, a pessoa já teve algum contato com seus conteúdos e está disposta a conhecer mais a fundo seus produtos ou serviços. Em outras palavras, o lead pode ser direcionado ao longo do funil de vendas, desde o primeiro contato até a concretização do negócio.

Por onde começar a geração de leads

A metodologia do inbound marketing exige uma sequência de etapas. A estratégia deve considerar as seguintes fases: atrair, converter, relacionar, vender e analisar.

Esse é o primeiro passo para captar leads. Entenda melhor cada etapa.

Atrair

Construção de algo atencioso e esteticamente bonito, para que as pessoas se sintam atraídas e interessadas no assunto. Isso resulta em um ótimo engajamento no seu blog/site.

Converter

Nessa etapa o visitante precisa virar lead para avançar no processo de compra. Nesse contexto, converter é a ação onde o usuário passa seus dados em troca de um benefício ou recompensa.

Relacionar

Estratégias em que se encontram os leads e realiza o avanço na jornada, ou seja, acelera o processo de compra. O relacionamento é a maneira de comunicação com as redes, clientes e afins.

Vender

O trabalho de geração e nutrição de Leads visa produzir demanda e gerar oportunidades de negócio para a sua empresa. Quanto mais complexo o produto, mais o processo de vendas é consultivo, concluindo o papel da nutrição de leads e realizar a venda.

Analisar

Buscar retornos de seus clientes, monitorar suas ações que acontecem nas redes sociais e todos os mecanismos web.

As 9 melhores práticas para captar leads

A geração de leads envolve, entre outras coisas, o uso inteligente do marketing de conteúdo. Nesse sentido, é fundamental oferecer o conteúdo certo, no canal certo, na hora certa. Veja algumas dicas que vão ajudar você a alcançar esse objetivo.

1. Geração de leads com e-book

Uma das vantagens do e-book é que podemos nos aprofundar em um determinado assunto, explorando-o em um nível diferente do que seria feito em post para site ou blog. Então, crie materiais mais ricos para demonstrar que sua empresa é referência no assunto e se destaca da concorrência.

2. Webinar

Os webinars têm um toque mais pessoal, algo que aproxima o cliente da empresa. Uma das suas principais vantagens é que esse formato possui um custo baixo, uma vez que a gravação exige apenas o computador, microfone e webcam.

Contudo, vale lembrar que quanto mais recursos você tiver à disposição, mais destaque seu conteúdo terá — ainda que o ponto crucial seja justamente a qualidade e relevância do que você tem a dizer.

3. Templates

Os modelos prontos para arquivos digitais facilitam nossa vida em diferentes contextos. A praticidade que eles oferecem é um grande diferencial para quem deseja criar, por exemplo, calendários de conteúdos, planilhas de automação de marketing e até mesmo e-books.

4. Ferramentas personalizadas

Além do template citado acima, as ferramentas personalizadas ajudam os clientes a resolverem problemas mais complexos, que somente um template não resolveria. Em alguns casos, isso pode ser feito por meio de conteúdos interativos, como calculadoras de ROI e infográficos animados.

Contudo, as ferramentas em si englobam uma variedade mais ampla de opções. Um bom exemplo disso é desenvolver uma funcionalidade à parte da solução que sua empresa vende e oferecê-la em versão gratuita para atrair mais clientes.

5. White Paper

Os White Papers são posts extensos, nos quais podemos aprofundar mais o conhecimento sobre um tema. Ao contrário dos e-books, eles não exigem o download do arquivo para que o leitor tenha acesso ao conteúdo — o que significa que ele não permite, necessariamente, a coleta de dados, como e-mail e nome do lead.

Ainda assim, é uma ferramenta de custo mais baixo, pois não envolve um trabalho tão elaborado de design. Seu principal benefício é demonstrar a autoridade da sua empresa no assunto, além de fortalecer sua estratégia de SEO por meio da linkagem de diversos outros conteúdos.

6. Estudos e pesquisas

A mídia especializada da área de TI está bastante adaptada à produção de pesquisas e estudos personalizados. Um dos benefícios é trazer informações relevantes e totalmente originais para seu público-alvo. Contudo, é uma prática que exige maior investimento e costuma ser indicada para empresas de grande porte.

7. Série de conteúdos

Dada como uma das melhores formas de captar leads, a série de conteúdos é bastante utilizada como recurso de engajamento. Atualmente, vídeos são formatos cada vez mais fáceis de serem produzidos e costumam atingir resultados muito positivos. Um dos seus benefícios é justamente o potencial para geração de leads.

Produzir um vídeo hoje vai além da gravação e edição. É importante que o conteúdo seja objetivo e que explore espaços que vão além do tradicional canal no YouTube. O Reels do Instagram, por exemplo, se tornou uma tendência em diversos nichos.

Outra forma de conseguir uma boa captação de leads são os cursos via e-mail. Trata-se de um modelo bastante atrativo para o público-alvo, pois entrega materiais em uma ordem que facilita o aprendizado.

8. Infográficos

Um infográfico é uma representação visual do seu conteúdo, utilizando imagens e textos para torná-lo mais objetivo e dinâmico. Em geral, eles são disponibilizados gratuitamente, como um recurso adicional aos posts do blog e páginas do site.

Os resultados são muito interessantes, principalmente se você informar no final do post o código para que outros sites compartilhem seu material, gerando backlinks para o seu blog.

9. Quiz

Este é um recurso que gera muito engajamento com leads, pois é relativamente fácil de fazer e pode entregar bastante valor no final. A pessoa que tem uma dúvida sobre um tema ou quer avaliar o quanto entende sobre aquilo é facilmente atraída pelo quiz.

Tenha em mente que esse conteúdo tem um alto potencial de viralidade, pois instiga o cliente a compartilhar seus resultados, instigando os colegas a testarem os próprios conhecimentos.

Como você pode ver, o inbound oferece diversas práticas que facilitam a captação de leads e trazem resultados cada vez melhores para qualquer empresa. Então, está esperando o que para colocá-lo para trabalhar a seu favor? Leve essas dicas para sua equipe e colha os frutos valiosos que essa estratégia tem a oferecer!

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