6 erros que devem ser evitados nas relações com a imprensa das empresas de Tecnologia

Por Alexandre Souza Tili 4 anos atrásNenhum comentário
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relações com os media

Toda e qualquer empresa de Tecnologia da Informação tem a ambição de ver os seus casos de sucesso publicados nos meios de comunicação social. As relações com a imprensa são um meio essencial para a publicação de casos de sucesso e notícias sobre os passos dados no seu percurso empresarial. Neste sentido, o mais importante nas relações com os jornalistas é a estratégia a seguir.

Mas é na implementação dessa estratégia que podem acontecer erros e ações prejudiciais à empresa. Dada a especificidade do mercado, esses erros são muito comuns no setor de Tecnologia. Listamos aqui alguns dos erros que devem ser evitados numa estratégia de assessoria de imprensa de sucesso.

Falta de coordenação entre a assessoria de imprensa, vendas e marketing prejudica relações com a imprensa

A divulgação de um serviço ou produto não deve ser feita antes do seu lançamento. Por outro lado, não pode ser enviado para a imprensa um press release com informação desatualizada. Isso iria descredibilizar por completo as relações com os jornalistas. Estes erros só podem ser evitados se houver uma estreita colaboração entre o planejamento das ações junto da mídia,  o planejamento  de marketing e  vendas. Todas as alterações relativas a lançamentos, novos produtos, eventos ou preços têm que ser comunicadas à equipe  ou à agência responsável pelas relações com a imprensa.

Perigos de um porta-voz ou media relations mal preparado

O responsável pelas relações com a imprensa tem de estar extremamente bem preparado. Um media relations sem preparo , nervoso ou hesitante pode destruir uma entrevista antes mesmo dela começar. Antes de qualquer contato com os meios de comunicação social por parte da equipeou agência de assessoria de imprensa, a pessoa responsável terá de ser totalmente preparada com a informação necessária sobre a empresa, o produto ou serviço que irá trabalhar.

Consequências da falta de timing nas relações com os jornalistas

relações com a imprensaResponder a tempo às solicitações dos jornalistas é indispensável e quem trabalhar em assessoria de imprensa tem de assumir isso como uma verdade Não é aceitável que, apesar de estarmos em época de férias , feriados, recessos ou no Natal, um jornalista demore mais de um dia a receber uma resposta ou uma chamada de retorno. As relações com os jornalistas são como as flores, têm de ser «regadas» continuamente, para se manterem «viçosas».

Ignorar uma «exclusiva» é erro gravissimo

Para quem não sabe, uma «exclusiva» consiste em dar a um jornalista ou meio de comunicação social acesso exclusivo a uma notícia ou uma entrevista. Normalmente, as «exclusivas» referem-se a entrevistas com personalidades de destaque ou a notícias «bombásticas», mas o conceito também é aplicável à área empresarial ou ao mercado de Tecnologia da Informação , por exemplo. Qualquer departamento de marketing ou agência de assessoria de imprensa especializada no mercado de TI deve dar atenção a esta variável.

E-mails mal construídos são proibidos

E-mails de spam e mal estruturados  são algo que irrita os jornalistas cada vez mais. São de evitar alguns erros ditos «clássicos» na construção de e-mails com press-releases para jornalistas. Nomes incorretos, e-mails múltiplos e repetitivos, envios não personalizados são meio caminho andado para a sua comunicação com a imprensa acabar numa caixa de lixo

Não saber dizer «não»

É difícil para a maioria das agências de relações com a imprensa e para as áreas de marketing das empresas de TI, evitar este erro, uma vez que estão «formatadas» para conseguir entrevistas, notícias em meios de comunicação social e «buzz» à volta dos seus clientes na mídia . No entanto, uma solicitação de entrevista ou um pedido de reportagem que não esteja enquadrado na estratégia da empresa, que venha num timing desapropriado ou com o enfoque errado, pode e deve ser recusado.

Para saber mais sobre serviços de assessoria de imprensa ou como montar um Press Release para empresas de Tecnologia, agende uma reunião com a OUTMarketing


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 Alexandre Souza Tili

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Sócio e CEO da OUTMarketing Brasil, formado em Administração de Empresas com habilitação em Comércio Exterior e pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios e Marketing. Alexandre Tili tem desenvolvido sua carreira com foco em Marketing e Vendas, com experiência em diversos segmentos e empresas como Sebrae, GE e Prudential. Desde 2007, quando foi Head de Marketing e Comunicação da SoftwareONE Brasil, sua atuação está direcionada para o segmento de Tecnologia da Informação com foco no B2B.

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