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SEO para B2B: entenda como desenvolver uma estratégia certeira 

9 de fevereiro de 2023
Inbound Marketing , Marketing de Conteúdo

SEO para B2B

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Elaborar uma estratégia eficiente de SEO para B2B e impulsionar o tráfego orgânico de uma empresa desse segmento tem as suas particularidades. Afinal, existem algumas diferenças em relação ao B2C que trazem desafios únicos para o profissional que irá embarcar nessa jornada. Por isso, é preciso conhecê-las antes mesmo de começar a pensar em um projeto de Inbond Marketing para o mercado B2B. 

Nesse artigo que preparamos para você, iremos explicar os pontos mais importantes que precisam ser levados em conta no SEO para B2B, trazendo também as diferenças para o SEO para B2C. Confira a seguir! 

As particularidades do SEO e Marketing de conteúdo para B2B 

Funil de vendas mais complexo 

Para iniciar a nossa jornada no SEO para B2B, é necessário entender bem como funciona o funil de vendas para B2B, já que uma estratégia de inbound marketing é impactada justamente por ele ser mais complexo. 

Assim, vamos trazer um exemplo rápido para a área de tecnologia: ao compararmos uma pessoa que adquire uma placa de vídeo para o seu computador pessoal com outra que deseja migrar a sua infraestrutura para a nuvem, percebemos que a decisão no segundo caso é bem mais complicada, não é verdade? 

Enquanto a primeira pessoa pode levar em consideração apenas o preço e características técnicas do produto, a segunda irá ponderar diversas variáveis para tomar a sua decisão, incluindo a expertise da empresa, o preço, o suporte prestado, a tecnologia utilizada, os benefícios, entre outros. 

Assim, no mercado B2B, a tarefa de demonstrar os diferenciais da empresa é ainda mais crucial. É preciso apostar em uma boa experiência dos visitantes, investindo a sua autoridade no assunto e no conhecimento da organização em relação aos serviços prestados durante toda a jornada do cliente. 

Palavras-chave com baixo volume de buscas 

O funil mais complexo do B2B se traduz em mais termos que um futuro cliente pode utilizar em cada fase no funil durante a sua pesquisa no Google. Esse fato, por si só, significa menos buscas por determinadas palavras-chave. 

Além disso, o número de pessoas que utilizam os motores de busca para pesquisar um produto ou serviço é muito maior em relação a profissionais de empresas que necessitam resolver uma dor específica na internet, por exemplo.  

Ou seja, empresas que desejam desenvolver uma estratégia de SEO para B2B precisam de um estudo mais aprofundado das palavras-chave que irão trabalhar organicamente.  

Assim, conhecer seu público, entendendo quais são as suas dores ao longo do funil de vendas é primordial. Dito isso, falaremos posteriormente da importância da criação da persona nesse contexto.  

Taxa de conversão mais baixa 

Além de “sofrer” mais em relação com o volume de busca mais baixo das palavras-chave trabalhadas, os profissionais de SEO para B2B também enfrentam a taxa de conversão menor de vendas quando comparada com o mercado B2C. 

Isso ocorre por dois motivos. O primeiro é o funil mais complexo, como adiantamos. O segundo é referente aos preços dos serviços, que no mercado B2B são elevados e resultam em uma frequência menor de compra. Por outro lado, dependendo do caso, apenas uma venda no B2B já vale (e muito) o investimento realizado no SEO. 

Dicas para escolher palavras-chave para uma estratégia de SEO para B2B

O primeiro passo para começar uma estratégia de SEO para B2B é realizar o estudo detalhado das personas da sua empresa. Afinal, é a partir daí que você conseguirá encontrar as suas dores e descobrir quais palavras-chave relacionadas a elas que devem ser trabalhadas. 

Além das dores, trabalhar palavras-chaves referente aos serviços e produtos que a sua empresa oferta no mercado pode ser uma boa iniciativa.  

Assim, é importante analisar o volume de buscas e a dificuldade de ranqueamento. Ferramentas como o Semrush e Ubersuggest trazem essas e outras informações para quem deseja trabalhar com o SEO para B2B. 

Outra dica é estudar seus concorrentes. Identificar quais palavras-chave que eles utilizam e que fazem sentido para a sua empresa trabalhar e disputar as melhores posições na SERP é fundamental. 

Dica: em geral, utilize palavras-chave short tail para conteúdos topo de funil. Elas contam com uma intenção de busca maior, mas são mais difíceis de serem ranqueadas. São importantes para atrair e educar o seu visitante. 

Já para conteúdos meio de funil e fundo de funil, você pode usar palavras-chave long tail. Por serem mais específicas, têm uma intenção de busca menor, mas a tarefa de ranqueá-las é um pouco mais simples.  

Você também pode organizar o seu conteúdo em Topic Clusters. Essa é uma forma de agrupar os seus artigos em um principal (post pilar) e  complementares (posts satélites) através de linkagem interna. 

Estrutura do Topic Cluster

Essa uma estratégia que vem se popularizando nos últimos anos, sendo capaz de trazer ótimos resultados para o SEO para B2B. 

Dicas de texto no SEO para B2B 

É comum ouvirmos que para escrever um bom artigo é necessário “escrever para humanos”. Mas, o que isso quer dizer?  

Isso significa que o tempo de criar conteúdo estruturado exclusivamente para o Google já passou. Atualmente, o motor de busca está cada vez mais avançado, priorizando conteúdos que realmente atendem às necessidades do leitor em detrimento de textos criados exclusivamente para o “robô” do Google. 

É claro que existem algumas “regrinhas” que qualquer produtor de conteúdo deve seguir caso deseje ranquear bem um artigo organicamente, mas oferecer uma boa experiência ao leitor é mais importante do que trabalhar apenas aquela palavra-chave escolhida exaustivamente ao longo do texto, por exemplo. 

Nesse sentido, vale a pena apostar em conteúdos Evergreen. Você já ouviu falar? 

Conteúdos Evergreen são aqueles pensados e otimizados para buscas orgânicas que permanecem relevantes e atualizados por um longo período. Ou seja, continuam atendendo ao seu proposito por muito tempo após a publicação.  Esse artigo que você está lendo, inclusive, é um exemplo de conteúdo Evergreen!  

SEO para B2B:  a importância de ir além do conteúdo 

Já falamos um pouco sobre como deve ser iniciada a estratégia de conteúdos e trouxemos alguns insights bacanas para você implementar em seus textos, mas esse é apenas um dos três pilares de SEO para B2B. Dar importância apenas ao conteúdo não levará a sua empresa ao sucesso. Pelo menos no quesito orgânico de acessos orgânicos. 

Cada vez mais o Google está levando em consideração aspectos tecnológicos do seu site. Isso quer dizer que ele precisa ser ágil e carregar sem nenhum tipo de problema, por exemplo. Outra questão importante é a segurança.  O site da sua empresa conta com protocolo de segurança? Se não, saiba que o Google atribui um peso gigantesco a esse quesito.  

Por fim, como anda a usabilidade? Ela é outro pilar do SEO para B2B, e consiste em o quão fácil é para o usuário realizar as ações desejadas dentro do site. Além disso, quando ela está de acordo, o visitante aproveita os conteúdos do seu blog ao máximo, tendo mais chance de converter e se tornar um Lead.  

Nesse sentido, é fundamental que o site tenha uma versão mobile funcional e não seja “poluído”, ou seja, com exagero de pop-ups e banners, por exemplo.  

E você, o que achou do conteúdo? Conseguiu entender mais sobre o tema? Claro que isso é somente o início, a tarefa rumo aos primeiros lugares da SERP é contínua a médio e longo prazo. 

Felizmente, nós da OUTMarketing Brasil temos o que a sua organização precisa, alinhando conteúdo pensado para as suas necessidades, que é criado para ranquear bem organicamente e funcionando de acordo com a melhor estratégia de Inbound Marketing para o seu negócio. 

Deseja saber como? Entre em contato com as nosso time comercial e entenda como podemos ajudá-lo. 

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