Assim mais clientes são atraídos e convertidos, maior espaço é conquistado para a marca no mercado e maior valor é agregado por meio de produtos e serviços, impulsionando novos negócios.
Por este motivo, desenvolver uma equipe de Marketing bem preparada para cuidar das ações do setor é essencial para o crescimento da empresa e para que as oportunidades sejam aproveitadas em tempo hábil, de modo que ela não perca nenhum insight e também consiga gerar novos constantemente.
No mercado de Tecnologia da Informação (TI), a atividade de Marketing adquire características ainda mais desafiadoras por se propor a educar um mercado relativamente novo para muitos potenciais clientes (outras empresas, por exemplo, que – no modelo B2B – ainda não descobriram ou não entendem as vantagens de apostar em novas tecnologias em prol de maior produtividade, como ERPs).
Em um cenário no qual normalmente os gestores têm de lidar com orçamentos sempre apertados e com as dificuldades em conscientizar a alta direção da necessidade de novos investimentos, tornar claros estes benefícios, atrair, esclarecer, ajudar a considerar e, em seguida, a optar por aquilo que melhor otimize recursos é uma tarefa árdua para o time de Marketing de uma empresa que venda soluções de TI.
Tudo isto requer competências e capacitações para encontrar um caminho de acontecer. Veja a seguir quais são as capacidades necessárias para que um bom trabalho de Marketing para TI seja desenvolvido, de modo que seu time possa atuar com excelência em sua empresa de TI, fazendo-a crescer:
Para sua empresa de TI vender mais e, consequentemente, conseguir aumentar os lucros, o time de Marketing precisa constantemente gerar leads qualificados e entregá-los à equipe comercial, para que ela consiga desenvolver novos negócios. O processo de geração de leads, por sua vez, requer expertise, conhecimento do mercado e também do público-alvo das soluções, para conseguir desenvolver estratégias competitivas, que realmente irão impactá-lo.
Além disto, conhecer o mercado e as soluções de tecnologia é o que permitirá à empresa construir autoridade, por meio de uma estratégia de conteúdo por exemplo, que é essencial para atrair mais leads e qualificá-los, conseguindo se destacar dos concorrentes e adquirir confiança ao longo da jornada de compras que será trabalhada, avançando-os por suas etapas.
Afinal, como treinar um time de Marketing? Além da capacitação básica requerida, uma boa equipe deve saber gerir relacionamentos e conduzir estratégias multicanais e formatos: integrar Inbound (Marketing de atração) com Outbound (Marketing tradicional, mais voltado à propaganda direta) para obter maior sucesso com Marketing em nossa era.
E isto também pode vir de orientação de especialistas, cursos, certificações ou até mesmo de materiais ricos sobre o tema, que sejam vistos e aplicados continuamente por equipes proativas.
O que vale é conhecimento que pode ser aplicado, que não fique só no “saber”.
Vender uma ou mais soluções de TI irá requerer completo domínio do negócio da empresa, de soluções de tecnologia, diferenciais e também de sua missão, visão e valores, de modo que o time de Marketing consiga expressar e perseguir estas diretrizes em todas as ações que tomar.
Compreender o core business da empresa (o núcleo do negócio, seu caráter principal) é essencial para que o time possa definir estratégias que irão convergir para o reconhecimento da empresa como potencial no mercado.
Se a equipe de Marketing não compreender qual é o foco do produto e quais agregados podem entrar no processo de negócio para que, aos poucos, construa sua base de clientes e aumente o ticket-médio deles abrindo espaço para a empresa sempre conseguir vender mais, dificilmente a empresa crescerá como seus gestores almejam.
Não existe “crescimento forçado”. Tudo parte de um trabalho minucioso de estudar cenários, perfis de clientes, soluções mais adequadas a eles, melhorias contínuas, métricas que ajudem a entender em quais ações investir mais ou não e em produzir soluções que entreguem valor, tanto em forma de produtos e serviços, como em forma de comunicação.
Por fim, outro diferencial que seu time de Marketing pode ter para que a empresa consiga reunir todas as características necessárias para crescimento é abertura a novas soluções e ao reconhecimento de quando é preciso pedir ajuda.
Manter a equipe com “mente aberta” para consultar quem tem expertise na área e possa oferecer serviços agregados e mesmo integrados (como Marketing 360º) pode ser imprescindível para que a empresa cresça.
Isto porque, mesmo uma equipe competente e com devida especialização ou domínio de técnicas de Marketing, muitas vezes é necessário e altamente vantajoso recorrer a ajuda externa. Quando uma base de leads começa a crescer, o que é natural em empresas que estejam vivenciando algum tipo de expansão, o desafio de gerenciamento se torna maior e, por isso, automatizar pode ser uma ótima saída para “dar conta de todo o recado”.
Um serviço de outsourcing de Marketing ou contratação de sistemas de automação, por exemplo, pode ajudar a otimizar tempo, gerar informações mais organizadas e precisas dos leads e melhorar toda a rotina do time, principalmente se ele for enxuto e tiver comumente acúmulo de funções que atrapalha a execução das metas.
Além disto, a opção de um serviço especializado de apoio ajuda sua empresa a crescer não só por levar as melhores abordagens, práticas e processos de mercado a ela, como também por permitir otimizar recursos financeiros por meio de investimentos mais certeiros em ações que realmente tragam resultados.
E então, seu time está mesmo preparado para acompanhar e apoiar o crescimento da sua empresa? Sente que falta alguma coisa e precisa gerar novas ideias para Marketing de resultados em sua empresa de TI?
Fale com um de nossos consultores e venha discutir ideias para começar a gerar mais leads para o seu negócio o quanto antes!