Você já notou como a área de Marketing tem se tornado cada vez mais estratégica para as empresas de Tecnologia de Informação (TI)? Ações de Marketing on-line e off-line contribuem cada vez mais para o aumento do crescimento de empresas de TI, potenciando a forma como elas se relacionam com seus leads, posicionando suas marcas e divulgando seus serviços.
Prova disto é que levantamentos atuais mostram a intenção das empresa em continuar apostando em Marketing e em esforços de vendas de forma bastante evidente, apesar da crise econômica que ainda afeta muitos negócios no Brasil. Pelo que, as empresas e os seus consumidores, são cada vez mais exigentes e criteriosos em relação a seus investimentos
Aliás, nestes momentos de recessão econômica, o Marketing pode ser o maior aliado das empresas de TI, desde que as estratégias sejam personalizadas e as metodologias usadas da forma adequada aos objetivos e com foco em resultados do!
A pressão por resultados no setor de tecnologia se torna ainda mais forte e exigente nestes períodos, principalmente em cenários estratégicos que trazem maiores desafios como a educação do mercado alvo e construção de valor com a marca. Nestas empresas, muitas equipes de marketing vivenciam esta realidade, buscando sempre gerar maiores oportunidades e convertê-las em negócio sustentáveis com orçamentos apertados, cronogramas curtos ou recursos limitados, o que certamente dificulta o trabalho se não houver um planejamento eficiente e com foco em resultados.
Logo, tendo em vista a necessidade de descobrir e aplicar corretamente as melhores práticas e ferramentas para otimizar esforços e gerar mais resultados com o Marketing, destacamos neste post algumas dicas para ajudar você a vencer este desafio em sua empresa! Veja a seguir como algumas opções podem ajudar nos processos de otimização da equipe de Marketing de sua empresa de TI:
Se uma das condições do pessoal de Marketing no contexto atual é justamente sentir-se pressionado a “fazer mais com menos”, a automação pode ser um passo importante para otimização de recursos e apresentação de resultados. Isto, ao contrário do que pode parecer, não significa necessariamente substituir sua equipe de Marketing, mas sim muni-la de ferramentas importantes para garantir a coleta e análise mais ágil e precisa de dados, trazendo maior e mais rápida capacidade de ação para explorar insights de negócios.
Ou seja, a automação é uma forma de conseguir fazer mais com a equipe que você tem hoje, focando no que é estratégico e com decisões pautadas em informações confiáveis a respeito dos leads, o que ajuda em campanhas mais certeiras e fluídas. Algumas ferramentas de parceiros, gerenciadas por quem tem o devido preparo, podem ajudar, como o RD Station ou o Hub Spot, que unificam diversas funcionalidades em uma única plataforma, economizando tempo e facilitando a gestão das informações e a condução dos trabalhos.
Imagine só? Enquanto sua equipe se concentra em outras atividades estratégicas, por exemplo, com ferramentas de automação é possível configurar processos automáticos de avanço na jornada de compras de seus clientes, mediante estratégias pré-definidas e analisar o retorno das suas ações de Marketing. Uma equipe reduzida e com acúmulo de tarefas precisa de ferramentas de automação para agregar maior valor à empresa. Este investimento ajuda a minimizar o sentimento de sobrecarga e permite atingir bons retornos com menos esforços ou gastos em caminhos mais longos e trabalhosos para conseguir resultados.
Se ainda assim houver momentos em que exista a necessidade de ampliar a equipe ou contratar uma nova força de trabalho para apoiar os projetos de Marketing, chegou a hora de abrir espaço para outsourcing! Sua equipe precisa acompanhar a evolução do mercado digital e aprender a criar estratégias, definindo objetivos focados na geração de leads para o mercado de TI, que pode ser bem diferente deste mesmo processo em empresas de outros ramos de negócios.
Mais leads consequentemente trará maiores desafios. E quando o sucesso chegar, é necessário que você e seu time estejam preparados para lidar com ele e não perder nenhuma oportunidade ou vantagem competitiva. Contratar uma agência de Marketing especializada permite trazer toda a expertise que você precisa para sua empresa, preparando-a inclusive para quando o crescimento vier, o que consequentemente se espera com o aumento dos leads! Afinal, não só gerá-los é um desafio, como também gerenciá-los. Soluções integradas de inbound e outbound marketing focadas no retorno sobre os investimentos precisarão ser muito bem conduzidas para garantir a nutrição de um fluxo contínuo e proveitoso.
Pode ser que você tenha em seu time bons profissionais de Marketing, no entanto, não totalmente experientes e familiarizados com as especificidades de seu mercado de tecnologia. Por isso, contar com uma empresa especializada, que possua expertise em Marketing para TI, acaba tornando-se um grande diferencial. Além disto, com um serviço de consultoria próprio para sua empresa, é possível fechar pacotes apropriados e personalizados para a sua necessidade de negócio, otimizando investimentos e ajudando a garantir os melhores recursos para os objetivos do seu time. Você não prefere investir no que gera resultados e focar no que é estratégico para o seu tipo de cliente?
Outsourcing é uma opção que pode ajudar sua empresa a caminhar em todos os obstáculos da jornada. Ter um parceiro único, que conheça as melhores práticas de marketing para o mercado de TI traz mais confiança para crescer de forma sustentável. Além disto, sua empresa pode não investir em toda a tecnologia e capacitação que sua equipe precisa para gerir uma rede complexa de leads. Neste caso, terceirizar o know-how e as ferramentas pode ser uma excelente saída para você, gestor da área marketing, que precisa prover seus setores com soluções mais vantajosas e economicamente viáveis, além de justificar a utilização destes recursos a seus CEOS.
Você já sabia das facilidades que estas ferramentas e opções podem trazer para sua empresa de TI, ajudando-a a otimizar recursos e aumentar os resultados do Marketing? Tem dúvidas sobre como iniciar uma abordagem de Marketing mais otimizada em sua empresa? Fale conosco!