7 dicas para manter relações duradouras e saudáveis com a imprensa

Por outmarketing 4 anos atrásNenhum comentário
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jornalista com microfones, câmaras

Muitos dos tradicionais métodos de relações com a imprensa podem estar perdendo eficácia com o aumento da influência das redes sociais e outros meios digitais. O surgimento de novas formas de contato e influência podem levar, inclusive, a novas formas de comunicação com a imprensa. Listamos a seguir 7 boas práticas que os profissionais de assessoria de imprensa e os profissionais de marketing de empresas de TI podem integrar na sua rotina diária de relações com os jornalistas.

 

 

Boas práticas para profissionais de relações com a imprensa que querem manter o emprego

 

1. Saia do escritório!

A comunicação via e-mail tornou-se a norma entre os profissionais de relações com a imprensa. . Uma excelente forma de influenciar os jornalistas é agendar um café, com 5 minutos de conversa. Conheça os jornalistas, não há nada como o contato cara-a-cara.

 

2. Pense como um jornalista

Os melhores assessores de imprensa são os que pensam como os jornalistas. Pense se a informação que pretende divulgar é de fato noticiável e interessante. Muitas vezes, o que se pretende divulgar é informação banal, sem qualquer interesse jornalístico. Desvende o que é preciso acrescentar para transformar a informação que quer promover numa notícia.

 

3. Seja prático e sucinto

Os jornalistas não gostam de receber e-mails com cinco páginas. Divulgar todos os pormenores de uma história não ajuda para que seja publicada, sobretudo porque um jornalista não lê mais do que os primeiros parágrafos. O e-mail deve ser uma forma de aguçar o apetite para o resto da notícia.

 

Respeitar os dias de fechamento e criar relações de amizade é essencial para cativar os jornalistas

 

4. Pense nos conteúdos

A necessidade de conteúdos é provavelmente o maior desafio atual da indústria de notícias, por isso, tem que se pensar para além do texto. Ajudas visuais, como vídeos ou infográficos são auxiliares importantes para «vender» uma história e fazer passar a mensagem.

 

5. Respeite os dias de fechamento

Uma ligação em dia de fechamento de pauta é algo que aborrece qualquer jornalista. Os responsáveis pelas relações com a imprensa devem evitar ao máximo fazer contato nestes dias. Caso seja mesmo necessário, é importante perguntar se é um bom momento para telefonar e avisar que vai ligar em outro dia, para não incomodar o jornalista.

 

6. Conheça a história a fundo

Uma das piores coisas que um assessor de imprensa pode fazer é chamar um jornalista sem conhecer profundamente a história que pretende divulgar. Ensaie o que vai dizer antes de fazer qualquer contato com o jornalista. mapas de ruas . Preveja perguntas, planeje respostas e prepare-se para qualquer eventualidade.

 

7. «Alimente» as suas relações

Construir relações com a imprensa dá trabalho. Não basta levar um jornalista para almoçar uma única vez, trabalhar em conjunto em uma matéria e assumir que já são amigos. Faça follow-ups, pergunte onde vão, fale sobre interesses comuns e faça-os recordarem-se do seu nome e da sua empresa!

 

Se as ações de assessoria de imprensa da sua empresa de tecnologia da informação estão pouco efetivas, fale com a OUTMarketing.


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