Muitos dos tradicionais métodos de relações com a imprensa podem estar perdendo eficácia com o aumento da influência das redes sociais e outros meios digitais. O surgimento de novas formas de contato e influência podem levar, inclusive, a novas formas de comunicação com a imprensa. Listamos a seguir 7 boas práticas que os profissionais de assessoria de imprensa e os profissionais de marketing de empresas de TI podem integrar na sua rotina diária de relações com os jornalistas.
A comunicação via e-mail tornou-se a norma entre os profissionais de relações com a imprensa. . Uma excelente forma de influenciar os jornalistas é agendar um café, com 5 minutos de conversa. Conheça os jornalistas, não há nada como o contato cara-a-cara.
Os melhores assessores de imprensa são os que pensam como os jornalistas. Pense se a informação que pretende divulgar é de fato noticiável e interessante. Muitas vezes, o que se pretende divulgar é informação banal, sem qualquer interesse jornalístico. Desvende o que é preciso acrescentar para transformar a informação que quer promover numa notícia.
Os jornalistas não gostam de receber e-mails com cinco páginas. Divulgar todos os pormenores de uma história não ajuda para que seja publicada, sobretudo porque um jornalista não lê mais do que os primeiros parágrafos. O e-mail deve ser uma forma de aguçar o apetite para o resto da notícia.
A necessidade de conteúdos é provavelmente o maior desafio atual da indústria de notícias, por isso, tem que se pensar para além do texto. Ajudas visuais, como vídeos ou infográficos são auxiliares importantes para «vender» uma história e fazer passar a mensagem.
Uma ligação em dia de fechamento de pauta é algo que aborrece qualquer jornalista. Os responsáveis pelas relações com a imprensa devem evitar ao máximo fazer contato nestes dias. Caso seja mesmo necessário, é importante perguntar se é um bom momento para telefonar e avisar que vai ligar em outro dia, para não incomodar o jornalista.
Uma das piores coisas que um assessor de imprensa pode fazer é chamar um jornalista sem conhecer profundamente a história que pretende divulgar. Ensaie o que vai dizer antes de fazer qualquer contato com o jornalista. mapas de ruas . Preveja perguntas, planeje respostas e prepare-se para qualquer eventualidade.
Construir relações com a imprensa dá trabalho. Não basta levar um jornalista para almoçar uma única vez, trabalhar em conjunto em uma matéria e assumir que já são amigos. Faça follow-ups, pergunte onde vão, fale sobre interesses comuns e faça-os recordarem-se do seu nome e da sua empresa!
[social_share style=”bar” align=”horizontal” heading_align=”inline” facebook=”1″ twitter=”1″ google_plus=”1″ linkedin=”1″ pinterest=”0″ /]