O desenvolvimento de um website vai muito além da escolha de tema, layout e páginas. Se você deseja que ele tenha uma boa performance, deve trabalhar técnicas de otimização de sites, observando UX e SEO.
Na prática, produzir bons conteúdos e colocá-lo em uma vitrine quebrada derruba suas chances de atrair visitantes. E é sobre isso que vamos falar neste artigo.
Nesse sentido, elaboramos um guia com as etapas de otimização para que você tenha um site rápido, de fácil navegação e pronto para ganhar destaque nos mecanismos de buscas. Acompanhe!
Otimização de sites é o processo que melhora o desempenho de um site em diversas áreas, como velocidade, usabilidade e rastreabilidade. Assim, seu principal objetivo é garantir uma boa experiência dos visitantes e elevar a visibilidade digital do negócio.
Em outras palavras, estamos falando de ações que maximizam o desempenho geral do site. Para isso, são realizadas diferentes ações, como:
Sua empresa tem um site, mas ele cumpre realmente o seu papel? A OUTMarketing é uma agência especializada em B2B com mais de 15 anos de experiência. E com base nessa experiência podemos afirmar: muitas empresas têm sites inadequados!
Em nossos projetos, sempre realizamos diagnósticos iniciais e identificamos problemas comuns. Com os ajustes, é possível alcançar grandes benefícios:
Ao otimizar seu site, ele se torna mais “visível” para os mecanismos de busca. Assim, seus conteúdos são indexados com mais rapidez e alcançam melhores classificações, o que desencadeia em um aumento de tráfego orgânico.
Com um site pronto para receber o usuário e entregar uma boa experiência, você tem mais chances de converter leads e oportunidades. Afinal, as estratégias vão desde ajustes no conteúdo à inserção de pontos de conversão estratégicos.
Outro benefício do aumento de tráfego é a oportunidade de apresentar sua marca e soluções a um número maior de pessoas. Essa presença digital é poderosa, especialmente quando atinge o possível cliente em diferentes etapas da sua jornada de compra.

Ao oferecer uma boa experiência aos clientes e visitantes, você melhora a reputação da sua marca. Isso porque, o site é uma extensão da sua marca e pode influenciar na percepção das pessoas sobre a credibilidade e qualidade do negócio.
A otimização de sites é um processo complexo e bem amplo. Nenhum projeto é igual ao outro e o ponto de partida sempre é um diagnóstico para identificar problemas e oportunidades de melhorias.
Confira uma tabela explicativa sobre os diferentes tipos de otimização:
| SEO e GEO | Ajustes que tornam o site acessível para mecanismos de busca, como Google e ChatGPT. Nesse caso, são realizados estudos de palavras-chave e temas que se relacionam com as buscas dos usuários, além de ajustes técnicos. |
| Desempenho | Essa otimização visa melhorar a velocidade de carregamento do site. Ou seja, que ele carregue com rapidez e proporcione uma boa experiência aos usuários. |
| Hospedagem | Nesse tipo de otimização, o foco está na gestão dos recursos de hospedagem. Assim, pode se concentrar na otimização do uso do banco de dados para aumentar a velocidade do seu site. |
| Adequação para dispositivos móveis | Os ajustes realizados têm como objetivo adaptar o site para performar bem em dispositivos móveis, como smartphones e tabletes. A ideia é garantir usabilidade em telas menores. |
| Design e UX | Otimizações que melhoram a aparência do site e experiência de navegação dos usuários. Além disso, facilitam a jornada do usuário nas páginas, eliminando atritos e gargalos. |
| Conteúdo | A otimização de conteúdo visa trabalhar melhor a copy e conteúdo do site. A ideia é que ele contenha informações suficientes para os usuários e estimulem a conversão. |
Como vimos, otimizar seu site te trará mais tráfego, sessões de usuários mais longas e muito mais presença digital. Porém, esse processo não é simples.
A seguir, listamos um passo a passo com ações indispensáveis para executar as melhorias. Mas caso precise de ajuda, conte com a OUTMarketing!
Não há como falar em otimização de sites sem analisar quem visita e navega em seu site. Afinal, conhecer de forma aprofundada suas personas e usuários é o primeiro passo para dar a eles a experiência que desejam.
Para isso, só existe uma opção: análise de dados. Você pode fazer pesquisas, conversar com clientes, usar ferramentas de mapa de calor e gravações de sessões para entender esse caminho.
A otimização de conteúdo não se resumo ao SEO. Embora o SEO On-page seja importante para o ranqueamento nos resultados de busca (SERP) e na busca orgânica, o segredo está em pensar além.
O conteúdo do seu site deve ser fácil de ler: pelas pessoas, IA e mecanismos de busca. Anote algumas dicas:
A dica é sempre priorizar qualidade e informações claras, coesas e atualizadas. Dessa maneira, gere valor e facilite o trabalho dos robôs e algoritmos.

Agora, é hora de se concentrar no SEO técnico do seu site. Esse é um processo complexo e com muitos passos e análises, mas existem 3 Core Web Vitals que você deve monitorar com atenção:
Lembrando que o SEO Técnico não apenas melhora sua performance nas buscas, como proporciona uma melhor experiência de navegação aos usuários. Anote mais algumas dicas:
Melhorar o UX facilita a navegação das pessoas e aumenta suas taxas de conversão. Por outro lado, um design de UX ruim gera atritos na experiência e torna seu site menos efetivo.
Anote nossas dicas:
Mesmo depois de todos os ajustes realizados, é indispensável monitorar a performance do site com frequência. Isso porque, o cenário pode mudar, um plugin pode começar a dar erro e os conteúdos perdem relevância.
A realização de auditorias e análises de dados são importantes para manter tudo em ordem e devem fazer parte de sua rotina.
Não importa em qual segmento você atua ou o tamanho do seu negócio, o sucesso no digital depende de uma combinação de fatores, e um bom site faz a diferença!
Ao se dedicar à otimização de sites, você perceberá um rápido retorno na satisfação dos usuários, melhor classificação orgânica, maior tempo em sessões e, claro, mais conversões.
Um site adequado com conteúdo de qualidade vale ouro no B2B. Ou seja, priorize essas ações e tenha resultados acima da média.
Fale com a OUTMarketing! Temos um time de especialistas para te ajudar com essa tarefa.