OUTMarketing

Home » Sem categoria » O novo foco do marketing e comunicação: as redes sociais

O novo foco do marketing e comunicação: as redes sociais

27 de junho de 2012
Sem categoria

Ao longo dos anos a evolução do marketing e da comunicação tem sido de tal forma significativa que, quer queiramos quer não, deixamo-nos invadir diariamente pelo impacto que as marcas exercem sobre nós. A publicidade é tão subliminar, que muitas vezes nem damos conta que as nossas tomadas de decisão refletem o que o nosso subconsciente absorve.

E isto pode ser bom ou não. O certo é que se não formos em busca da informação, gratuitamente, a mesma acabará por chegar até nós. Desde a internet, a TV, rádio ou outdoors, a informação flui de forma muito natural e nos atinge várias vezes durante o dia, sem darmos conta disso. E agora, estamos vivendo uma nova era do marketing e comunicação, a que chamaremos Information Community:

  • Já não basta saber o que os especialistas de determinada matéria pensam, mas também termos conhecimento do que os nossos pares pensam e fazem.
  • Identificarmo-nos com determinadas caraterísticas estereotipadas, em que os gostos, interesses e pensamentos são comuns, tornou-se uma descoberta para o marketing e comunicação que já não pode centrar-se apenas e só na marca, mas acima de tudo no consumidor e de quem o rodeia, a sua comunidade.
  • O desafio será explorar ao máximo as mídias sociais: as redes sociais dos grupos onde queremos promover algo, pois se um dos pares experimenta a marca X e tem uma boa experiência, é mais provável que divulgue na sua comunidade, gerando interesse dos seus pares e amigos.

O chamado “boca a boca” continua a resultar muitíssimo bem, mas de fato não chega, pois é preciso que paralelamente se sustente a marca, mostrando uniformidade e coerência na comunicação. Fazendo estes 2 caminhos, é quase 100% garantido que os fãs irão aumentar. As redes sociais têm conquistado cada vez mais o 1º lugar de canal de comunicação.

Quantas vezes vocês não ficam sabendo de notícias através das redes sociais, sem sequer ligarem a TV ou o rádio? Impressionante, não é?

Arriscamos mesmo a dizer que se quisermos promover um serviço ou um produto, temos quase 100% de ter sucesso nas redes sociais. De forma rápida, em diferentes formatos (conteúdo, imagem, vídeo) e sem custos associados, podemos difundir a informação daqui para o outro lado do mundo, gerando uma proximidade e empatia natural.

As redes sociais são, sem dúvida, um exemplo de canal de comunicação diário e dos principais espaços onde nos identificamos mais com determinados temas que suscitam o nosso interesse. Claro que só viramos fãs ou seguidores de algo se toda a comunicação e imagem estiver alinhada de forma coerente e regular para que assim sejamos nós os embaixadores e divulgadores da marca.

É notável de se ver que nos dias de hoje, todos temos um ‘Q’ de marketing e comunicação dentro de nós.A nova era está aí, a geração Y quer acessar a informação agora e em qualquer lugar, quer ter um produto nas mãos que além de ser atrativo visualmente, seja super user friendly e que lhe facilite a vida.

Todos estes paradigmas só são exequíveis se as ações de comunicação e marketing estiverem desenhadas estrategicamente e encaixadas num todo para atingir os objetivos definidos, isto é, não só promover a marca, mas acima de tudo seduzir todos os seus seguidores.

 

Veja também