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Como medir o retorno do investimento em marketing?

Por Alexandre Souza Tili 6 anos atrásNenhum comentário
Home  /  Inbound Marketing  /  Como medir o retorno do investimento em marketing?
Medir o retorno do investimento
Tempo de leitura: 2 minutos

Medir o retorno do investimento feito em ações de marketing é fundamental para uma estratégia consolidada de geração de leads e angariação de clientes. Se não fizer esta análise, como saberá em que canais deve reforçar o investimento e em quais será melhor repensar a estratégia? De nada adianta investir uma grande parcela do orçamento de marketing numa ação de comunicação ou marketing que repetidamente apresenta resultados que ficam aquém dos desejados. Mas então, como definir prioridades?

O que é ROI?

A sigla ROI em inglês significa Return on Investment, ou seja, Retorno sobre Investimento. Basicamente, o ROI é a relação entre o dinheiro ganho ou perdido ao ser feito um investimento e o montante investido inicialmente.

O ROI é bastante utilizado para analisar a viabilidade económica de certos investimentos. No marketing, por exemplo, é utilizado para campanhas, ações de marketing, investimentos em publicidade, etc. Este indicador é fundamental para que possa analisar o desempenho do seu departamento de marketing pelo prisma financeiro e orçamental.

Como calcular o Retorno sobre o Investimento

A fórmula para calcular o ROI é a seguinte:

ROI = ((Receita gerada – Custos da campanha) / Custos da campanha) * 100

Ou seja, basta calcular a Receita Líquida que determinada ação de marketing gerou (Receita gerada – Custos da campanha), e dividir pelo custo total da campanha. O resultado deste cálculo deve ser multiplicado por 100 para obter a percentagem de retorno gerado.

É importante ressaltar que a fórmula considera apenas os custos e receitas gerados por aquela ação ou investimento, e não os custos e receitas totais da empresa. Cada ação deve ser avaliada individualmente.

Qual a importância do ROI?

É fundamental calcular o ROI das ações realizadas. Isso facilita a tomada de decisão sobre os investimentos futuros, já que é possível avaliar o desempenho com maior precisão. Assim, é possível separar quais as estratégias e as ações que devem ser mantidas, quais as que precisam ser melhoradas e quais as que devem ser descartadas.

Análise do ROI

Para medir o retorno do investimento é importante que cada empresa defina claramente os seus objetivos. É necessário levar em conta os objetivos da empresa, o tempo de espera para conseguir os primeiros resultados de cada ação, a duração do ciclo de venda, etc. Contudo, é fundamental que haja um acompanhamento frequente para dar tempo de realizar correções e otimizações.

Ficou com dúvidas sobre como medir o retorno do investimento em marketing? Entre em contacto com um dos consultores da OUTMarketing e esclareça as suas questões!
Categorias:
  Inbound Marketing, Outbound Marketing, Sem categoria
Etiquetas:
  marketing, ROI

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Sobre

 Alexandre Souza Tili

  (222 artigos)

Sócio e CEO da OUTMarketing Brasil, formado em Administração de Empresas com habilitação em Comércio Exterior e pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios e Marketing. Alexandre Tili tem desenvolvido sua carreira com foco em Marketing e Vendas, com experiência em diversos segmentos e empresas como Sebrae, GE e Prudential. Desde 2007, quando foi Head de Marketing e Comunicação da SoftwareONE Brasil, sua atuação está direcionada para o segmento de Tecnologia da Informação com foco no B2B.

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