Uma das maiores dores de cabeça de qualquer CEO, sobretudo na área tecnológica, é gerar leads para o seu negócio. Numa altura altamente concorrencial e essencialmente baseada nos canais digitais, fará sentido vender pela Web mesmo em segmentos B2B? Será que as grandes empresas ou instituições públicas procuram os seus fornecedores na Internet?
Provavelmente, não. Mas não pode esquecer-se de que mesmo que não comprem online, os seus clientes, mesmo que sejam grandes empresas ou organizações estatais, vão sempre procurar informação sobre a sua empresa em qualquer local. E qual o melhor local para procurar informação? A Web, pois claro!
Como tal, mesmo que não venda online, a sua empresa pode usar o canal digital de uma forma inteligente, para aumentar a sua notoriedade e o grau de autoridade relativamente ao seu mercado e área de negócio. Deixamos aqui 6 dicas para gerar leads a partir dos canais digital e offline, contactos que a sua área comercial pode depois captar mais facilmente, após terem sido sensibilizados para a compra.
Esta é uma ferramenta de criação de autoridade excelente para empresas B2B, sobretudo para as que operam em áreas muito técnicas, como as de tecnologia. As pessoas adoram ler e acumular conhecimento sobre a sua indústria. Crie eBooks com valor acrescentado, sem promover os seus produtos ou serviços. Pode produzir conteúdos sobre soluções que vão ao encontro das «dores» dos clientes e das suas necessidades.
Lembre-se de que as pessoas gostam de ser informadas, por isso, escreva de um ponto de vista neutro. Partilhe os eBooks nas redes sociais.
Construa uma landing page que solicite aos leitores os dados de contacto para poderem descarregar o eBook. Dessa forma, pode depois continuar a enviar informação e ir preparando o potencial cliente até que ele esteja pronto para comprar.
Uma newsletter é uma das formas mais simples de gerar leads. Crie uma newsletter e coloque vários formulários de subscrição espalhados pelo seu website, blog e landing pages. Uma newsletter permite, não só ter uma audiência regular, como também estabelecer alguns caminhos no meio de todo o ruído da Internet.
Privilegie informação e notícias sobre o mercado, resultados dos seus clientes, pontos de vista e outros conteúdos que acrescentem valor.
Um blog é uma das melhores ferramentas para gerar leads. Não só permite o controlo total do que é dito e escrito, como também possibilita a dedicação total do leitor. Assegure-se que o blog da sua empresa está otimizado para gerar leads, que tem um formulário de subscrição da newsletter e que permite banners de promoção dos seus produtos e serviços.
Não gaste todas as suas «fichas» no mundo digital. O marketing do futuro passa por uma abordagem integrada, combinando estratégias online e offline. Os eventos de networking ainda são bastante importantes para gerar leads e contactos de negócio. Conhecer pessoas, expandir a sua rede de contactos e ganhar referências é «priceless». Distribua cartões-de-visita à vontade e aproveite para reforçar a marca da sua empresa.
Há hoje diversas formas de integrar o mundo offline com o universo online, nomeadamente através de documentos físicos – brochuras, flyers – com QR codes que levam a landing pages com diagnósticos ou «quizs» self-service, em que o prospect tem de colocar os seus contactos para aceder à informação.
As pessoas adoram partilhar infográficos e a maioria ainda para para os ler sempre que possível. Pense numa ideia original, encontre um designer de qualidade e faça acontecer. A informação é mais facilmente lida, assimilada e partilhada na sua forma visual.
Depois, partilhe nas redes sociais e na sua rede de contactos. Coloque sempre o seu logotipo e URL no final do infográfico, para que os leitores saibam onde ir para mais informação de qualidade.
Os jornalistas são «bombardeados» diariamente com press-releases de centenas de agências de comunicação. Para aumentar as hipóteses de cobertura mediática da sua empresa de TI é importante saber contar a sua história de uma forma apelativa e autêntica.
Não aborreça os jornalistas com follow-ups insistentes e constantes. Ter o nome da sua empresa referenciado nos media permite desenvolver a sua liderança e aumentar o «branding», começando a ser reconhecido como especialista na sua área de negócio. Mas, é preciso saber fazê-lo de forma sensata.