OUTMarketing

Home » Marketing de Conteúdo » 5 motivos para aplicar o Marketing de Conteúdo em empresas de Tecnologia

5 motivos para aplicar o Marketing de Conteúdo em empresas de Tecnologia

12 de fevereiro de 2021
Marketing de Conteúdo

Se você pesquisa sobre Marketing Digital, certamente já se deparou com o termo “Marketing de Conteúdo” por aí. Essa estratégia, que consiste em produzir materiais de qualidade para atrair o seu público-alvo, tem se tornado popular entre empresas de diversos segmentos.

Funciona assim: por meio de conteúdos como artigos de blog, ebooks e webinars, empresas educam seus públicos sobre o nicho em que atuam, ganhando autoridade e influenciando na decisão de compra dessas pessoas.

Além disso, o Marketing de Conteúdo tem uma característica importante: não falar diretamente sobre os seus produtos ou serviços. Mais do que fazer propaganda, a ideia é ajudar os seus potenciais clientes a resolverem suas dificuldades, usando, para isso, materiais relevantes e de qualidade.

Mas será que essa estratégia faz sentido para empresas de tecnologia, que, no geral, possuem um ciclo de vendas mais longo e oferecem soluções específicas e complexas? 

A resposta é sim! Negócios desse segmento podem se beneficiar especialmente do Marketing de Conteúdo, já que a estratégia permite educar os clientes em potencial sobre o que você oferece antes mesmo de eles entrarem em contato com os vendedores.

Quer saber mais? Então acompanhe o artigo para descobrir os benefícios do Marketing de Conteúdo para empresas de tecnologia!

Conheça 5 benefícios do Marketing de Conteúdo para empresas de tecnologia

O ciclo de vendas longo, complexo e, por vezes, com altos custos presente em empresas de tecnologia faz com que o Marketing de Conteúdo seja uma excelente alternativa para esses negócios. Conheça 5 maneiras pelas quais sua empresa pode se beneficiar da estratégia:

1. Aumente os acessos ao seu site e blog

Por meio do Marketing de Conteúdo, você aumenta as visitas ao seu site e blog. Isso porque os conteúdos são criados usando técnicas de SEO (otimização para os mecanismos de busca). Dessa forma, os materiais podem ser encontrados quando seu público-alvo faz pesquisas em buscadores como o Google. Assim, os acessos crescem e sua marca ganha visibilidade.

Mas por que estamos falando de público-alvo, e não de qualquer pessoa? Porque o Marketing de Conteúdo foca em atrair as pessoas certas, aquelas que têm maior potencial de comprarem seus produtos ou serviços. Para isso, os conteúdos são produzidos pensando nas personas da empresa, personagens semifictícios que ilustram quem é o seu cliente ideal.

2. Torne-se autoridade no seu mercado

Ao produzir conteúdos relevantes e de qualidade, a empresa contribui para a educação do mercado e torna-se autoridade nos assuntos relacionados às soluções que oferece.

Por meio dos conteúdos, é possível transmitir informações ao seu público, como sobre o funcionamento da sua solução. Assim, caso essas pessoas cheguem até um vendedor, ele não precisará repeti-las todas as vezes, podendo partir para a venda propriamente dita.

A ideia é que a empresa adapte seu discurso, sem forçar a compra dos produtos ou serviços, mas sim mostrando como pode resolver as dores dos clientes em potencial. Essas pessoas, por sua vez, passam a entender como a tecnologia da empresa funciona com mais facilidade, de modo que até veem mais valor nela. 

3. Reduza seu Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

O custo de aquisição de clientes (CAC), conforme o próprio nome sugere, é a métrica que mostra o quanto sua empresa gasta para conseguir um novo cliente.

Ao investir em Marketing de Conteúdo, seus materiais ficam disponíveis na internet pelo tempo que você quiser. Assim, sempre há a possibilidade de atrair outros clientes em potencial. Tudo isso de maneira orgânica, usando técnicas de SEO, conforme falamos anteriormente.

É claro que muitas das pessoas que visitam seu site ou blog não se tornarão clientes. Mas você pode continuar com essa ferramenta de atração de contatos funcionando, mesmo que tenha parado de fazer novas publicações.

4. Relacione-se com os seus leads

Nem todas as pessoas que chegam até os seus conteúdos estão prontas para se tornarem clientes. Por meio do Marketing de Conteúdo, é possível relacionar-se com elas, nutrindo-as até que estejam prontas para uma abordagem de vendas.

Muitas vezes, esses contatos só precisam de mais informação até reconhecerem o problema que enfrentam e entenderem como a sua solução pode resolvê-lo. Usando materiais relevantes e de qualidade, você os prepara para o momento da compra. Durante esse processo, os contatos se engajam com a empresa, seja nas redes sociais, no blog ou em outras plataformas. 

5. Reduza seu ciclo de venda

Qual empresa de tecnologia não deseja ter um ciclo de vendas menor?

Investindo em conteúdo, o ciclo de vendas pode ser reduzido consideravelmente, pois o time comercial só abordará os contatos que foram repassados pela equipe do marketing — e, para isso, eles precisam ter consumido alguns conteúdos. 

Dessa maneira, os clientes em potencial chegam mais preparados ao vendedor, que tem menos trabalho em educá-lo sobre a solução que a empresa oferece. Assim, o profissional pode focar em uma abordagem de vendas mais personalizada, com base nas informações passadas pelo marketing sobre os conteúdos que esse contato consumiu. 

Como você pode ver, o Marketing de Conteúdo traz uma série de benefícios para as empresas. Além das vantagens que citamos no artigo, a estratégia torna o marketing um centro de receitas, e não de custos, para a empresa. 

É o contrário do que acontece com negócios que investem em estratégias mais tradicionais de divulgação, como campanhas no rádio ou na TV. Além disso, os resultados de campanhas desse tipo não podem ser mensurados, o que é possível fazer facilmente no Marketing de Conteúdo. Na internet, você pode acessar as métricas de cada conteúdo produzido, para saber o que está dando certo e o que precisa ser melhorado.

De modo geral, pode-se dizer que a estratégia traz mais vendas para a empresa e ainda reduz custos operacionais.

Esses foram os 5 benefícios do Marketing de Conteúdo. Se você gostou e precisa de ajuda para colocar essa estratégia em prática na sua empresa de tecnologia, conte com a nossa ajuda.

A OUTMarketing disponibiliza soluções de Marketing Integrado para empresas de TI, incluindo Inbound Marketing, consultoria e treinamentos, totalmente adaptadas ao negócio dos nossos clientes, sempre com foco em resultados. Então se você quer entender melhor sobre como funciona uma estratégia de Marketing de Conteúdo e aplicar na sua empresa entre em contato e marque uma reunião com o nosso time.

Veja também