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6 benefícios do Inbound Marketing para empresas B2B

11 de setembro de 2020
Inbound Marketing , Marketing de Conteúdo , Tendências de Marketing

É bastante provável que você já tenha se deparado com o termo inbound marketing durante algum processo comercial ou mesmo durante algum planejamento, não é mesmo? Mas você sabe o que ele realmente significa e qual a sua funcionalidade em uma estratégia de venda? 

Continue lendo e fique por dentro dos benefícios do inbound marketing.

O que é Inbound Marketing? 

O Inbound Marketing, também conhecido como marketing de atração, pode ser definido como uma estratégia que visa atrair e converter clientes através de conteúdos relevantes.

Sabendo disso, não fica muito difícil perceber a importância da utilização dessa estratégia se você busca conquistar e fidelizar clientes. 

Mas, antes de falarmos mais especificamente sobre os benefícios do Inbound Marketing, vamos entender qual a diferença dessa estratégia com outras estratégias de marketing.

Inbound ou Outbound: qual a diferença ? 

Como já falamos aqui, a estratégia de Inbound é responsável pela atração e conversão de novos leads através de conteúdos que sejam funcionais e pertinentes para um público específico.

Já o outbound, ou marketing tradicional, como também pode ser conhecido, consiste em atrair e converter clientes com ações que interrompam uma experiência. Como comerciais de televisão, panfletagem nas ruas ou ligações de telemarketing. 

Nesse caso, não é necessário gerar o interesse genuíno do lead, mas atacar suas principais necessidades na expectativa que ele se interesse pela sua oferta.

Essa tática sempre foi muito utilizada ao longo do tempo com resultados variáveis, mas tem ficado cada vez mais saturada com a quantidade de anúncios ofertados a toda hora.

Então como fazer com que esse público cansado de propagandas se interesse pelos seus produtos? Entregando conteúdo que agregue aos conhecimentos e experiências dessas pessoas e educando-os sobre como seu produto/serviço pode ajudá-los.

Dessa forma, agora que já entendemos a diferença entre as duas estratégias, vamos falar sobre os 6 benefícios do inbound marketing e explicar melhor cada um deles. 

1 – Alcançar o público certo

Um grande benefício de uma boa estratégia de inbound é a possibilidade de aumentar o público que entra em contato com a sua empresa através dos conteúdos produzidos. Ou seja, pessoas que realmente estão interessadas naquilo que você oferece. 

Ao invés de atrair um público genérico que dificilmente irá comprar de você, a estratégia de inbound marketing vai atrair potenciais compradores que já estão educados sobre suas soluções. Tudo isso graças a uma comunicação personalizada nas necessidades do cliente que é melhor para seu negócio.

Por isso, é fundamental que você conheça muito bem o seu PCI (Perfil de Cliente Ideal). Assim, você consegue oferecer materiais realmente relevantes para seu público.

2 – Maior poder de persuasão

Um elemento muito importante na área de vendas é a capacidade de persuasão. Vender não é uma tarefa fácil, por isso, quanto mais convincente e persuasivo for o vendedor maiores serão as chances de que a compra realmente seja efetuada. 

Com o uso do inbound marketing você tem maior poder de convencimento, já que fornece conteúdos baseados em dados consolidados para atrair um cliente. Com esse processo, o seu lead recebe exatamente a informação que necessita para entender o valor da sua solução e fechar uma compra.

A trajetória de relacionamento com esse potencial comprador contribui diretamente para o resultado final da  venda. O relacionamento criado durante toda a jornada do cliente é decisivo para o momento da compra. 

3 – Redução de custo na atração de novas oportunidades 

Com a definição do seu PCI e a adoção de um discurso persuasivo a sua empresa tem a oportunidade de reduzir os custos na atração de novas oportunidades. Quer saber como?

Pensando no marketing tradicional, manter uma marca em destaque na vida dos consumidores custava muito para as empresas, além de não ser tão vantajoso em relação aos meios digitais. 

Em contrapartida, atualmente, com o uso do inbound marketing todo e qualquer negócio tem a possibilidade de atingir altos níveis de relevância em plataformas digitais com um investimento muito menor. 

Nesse caso, a redução de custos se dá porque as outras formas de marketing exigem investimentos muito altos: espaço em outdoors, comerciais na tv aberta e mídia paga na internet são grandes exemplos disso.

O Inbound, por outro lado, gera tráfego orgânico, sendo necessário apenas uma equipe que produza e distribua esses conteúdos nos diferentes canais do seu negócio.

Dessa forma, é possível otimizar tempo e recursos investindo apenas em novas oportunidades que apresentam maior chance de serem convertidas pela equipe de vendas. 

4 – Aumento da presença da sua empresa nos meios digitais

Nos dias atuais ter uma boa presença digital é imprescindível para qualquer negócio e isso vai muito além do que apenas fazer sucesso nas redes sociais. É necessário entender onde o seu público-alvo está e como se conectar genuinamente com ele. 

Essas jornada é fundamental para envolver e cativar o seu público. Só assim é possível estruturar uma estratégia digital para reter e fidelizar clientes. 

Ou seja, através do inbound marketing é possível garantir que sua marca será reconhecida e valorizada no universo digital para atingir mais pessoas. 

Além disso, a internet já deixou de ser um espaço de lazer faz tempo. 59% dos vendedores contam com algumas plataforma social para fazer negócios e mesmo segmentos do B2B têm usado largamente estratégias de inbound para gerar leads usando LinkedIn e outras redes.

5 – Com o Inbound marketing você posiciona sua marca como autoridade

Um dos grandes benefícios do inbound marketing é que por meio dele é possível posicionar a sua empresa como autoridade em algum assunto através da produção de conteúdos relevantes e atrativos para a sua persona.

Como já falamos anteriormente, com essa estratégia é possível entregar valor para o seu cliente ao mesmo tempo em que se consolida como líder ou autoridade no assunto de interesse do seu perfil de cliente ideal. 

Através do marketing de conteúdo é possível produzir materiais adaptados às necessidades de cada cliente. Ao fazer isso, sua empresa demonstra ao cliente que possui autoridade para ajudá-lo a resolver aquela dificuldade. 

Assim, você se apresenta como uma parceira, muito mais do que alguém preocupado apenas em vender. 

6 – O aumento das oportunidades de vendas 

Até aqui pudemos perceber que existem muitos benefícios na aplicação do inbound no seu dia a dia, entre eles podemos destacar:

  • Uma comunicação personalizada com a sua persona;
  • Aumento do alcance da marca nos meios digitais; 
  • Maior identificação da empresa na mente do consumidor; 
  • Fidelização do cliente por meio da construção de autoridade em determinado assunto abordado nas estratégias de conteúdo. 

Esses benefícios consequentemente contribuem para o crescimento da margem de lucro do seu negócio. Por isso, podemos afirmar que o uso das práticas de inbound marketing contribui para que você venda mais. 

O aumento acontece pois os clientes vêm até você enxergando valor na sua marca, te procuram porque reconhecem o seu serviço e não estão a procura de algo de baixa qualidade.

Essa nova percepção do cliente permite que você venda mais, ainda que tenha valores superiores aos de seus concorrentes. 

Agora que você foi apresentado aos principais benefícios da utilização do inbound marketing em sua estratégia comercial, quer saber como implementá-lo na sua empresa? A Ploomes e a OUTMarketing vão apresentar um webinar mostrando como estruturar a área de Inbound na sua empresa.

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