As expectativas e o comportamento do consumidor estão em constante transformação. É fato: temos um cenário antes e depois da internet e, hoje, a realidade é uma jornada de compra não linear.
Mas o que isso significa? Qual o impacto disso em marketing e vendas? Como superar os desafios e transformar este novo padrão em oportunidades?
Convidamos Alexandre Tili, CEO da OUTMarketing Brasil e especialista em Marketing Digital e Marketing B2B, para falar sobre o tema e apresentar dicas e insights que podem te ajudar. Vamos lá?
A jornada de compra representa as etapas pelas quais um consumidor passa até decidir comprar um produto ou serviço. Assim, uma jornada simplificada inclui a conscientização, a consideração e a decisão.
Segundo o Alexandre Tili, “a jornada de compra tradicional entendia que o cliente trilhava um caminho previsível, passando de uma fase para a outra; mas isso mudou”.
A jornada de compra não linear entende que o consumidor pode fazer caminhos complexos e imprevisíveis até fechar negócio. “Nessa jornada, o cliente não segue uma sequência definida, em vez disso, avança e retrocede em diversas etapas”, destaca Tili.
Se você atua com marketing e vendas, sabe que uma decisão de compra rápida e 100% segura é cada vez mais uma exceção. A verdade é que só vemos isso em um grupo específico de itens, conhecidos como produtos de consumo de alta rotatividade.
Observar o contexto é a forma mais fácil de entender os motivos de tamanha mudança. Nesse sentido, Alexandre destaca que temos uma fase antes e após a internet.
“Antes da internet, o vendedor dominava as informações e ditava o ritmo da jornada de compra. Hoje, o time de marketing influencia o processo de compra e o cliente está no controle”.
Ele enfatiza que isso acontece graças ao amplo acesso à informação na internet e ao aumento do consumo das redes sociais. Aliás, você sabia que o Brasil é o segundo país que mais acessa redes sociais no mundo?
Os dados são do Relatório Digital Global, que traz outros insights interessantes:
“Atualmente, 60% do processo de compra é feito antes do contato com o vendedor”, comenta o CEO da OUTMarketing. Assim, podemos dizer que a era da internet foi a grande responsável por essa mudança de comportamento.
O que todo negócio precisa entender é que o consumidor não segue mais uma jornada linear, com começo, meio e fim bem traçados e rígidos. Sendo assim, o Marketing Digital deve ser estratégico e produzir conteúdo de qualidade para todas as fases da jornada.
Estamos na era da jornada de compra não linear, mas muitos profissionais ainda se enganam ao traçar suas estratégias. O motivo? Uma visão equivocada dos caminhos que o seu cliente faz até comprar.
Assim sendo, muitas empresas planejam ações acreditando que o consumidor seguirá o caminho padrão:
Mas a realidade é bem diferente (e complexa)! Com a jornada de compra não linear, Alexandre Tili enfatiza o quanto toda a empresa precisa ter foco no cliente, pois os caminhos são obscuros e “todo momento é uma oportunidade de conversão”.
Vamos aprofundar um pouco nessa “linha do tempo” para entender o caminho que ele pode percorrer até decidir confiar em uma marca. O consumidor:
Como vimos, as coisas mudaram bastante. Tili destaca que “as empresas, especialmente os times de marketing e vendas, têm um grande desafio pela frente, pois precisam começar a pensar de forma ampla, considerando uma experiência omnichannel”.
O cliente está cada vez mais integrado a múltiplos canais e seu negócio precisa ser estratégico em todos eles. Afinal, “sua marca precisa estar sempre no campo de visão do cliente”.
Mas é claro que isso demanda um grande esforço. As marcas precisam se dedicar ao planejamento de marketing, à produção de conteúdo, a um bom posicionamento de marketing e, claro, investir em branding.
O grande desafio dessa nova era é manter uma mensagem coerente e unificada em todos os canais. Assim, pouco a pouco, o cliente forma uma imagem do negócio até finalmente estar pronto para a compra.
Por mais complexo que seja o cenário, existem maneiras de contornar os desafios e conquistar bons resultados. Por isso, pedimos ao Alexandre algumas dicas para atrair e conquistar o consumidor moderno. Confira!
Para o CEO da OUTMarketing, o maior diferencial de uma marca no cenário atual é o foco no cliente: “Marketing, Vendas e CS devem trabalhar para garantir uma boa experiência em todos os pontos da jornada”.
Quando todos olham para as necessidades do cliente, conseguem engajá-lo antes mesmo de considerar uma compra. Assim, construímos uma relação de confiança e admiração que conta muito na hora da decisão.
Todo mundo erra e a relação com o cliente não é feita só de momentos bons. Entretanto, “a jornada não acaba com a venda e você precisa estar sempre pronto para reverter cenários desfavoráveis”.
Conhecendo o cliente, é possível identificar suas reais necessidades e transformar uma experiência negativa ou um problema em uma oportunidade de posicionar sua marca como uma parceira confiável.
“A tecnologia é a grande aliada das empresas que precisam ser eficientes em todas as etapas da jornada de compra”. Em geral, bons recursos podem automatizar e otimizar processos para colocar sua marca sempre em evidência e apoiar a geração de leads.
Alexandre destaca que existem milhares de Martechs no mercado e o número não para de crescer. De recursos com Inteligência Artificial a ferramentas de automação, sua empresa deve aprender a usá-las a seu favor.
O CRM é essencial para qualquer empresa. Se você ainda não investiu nessa solução, saiba que ele é a base para um bom relacionamento com o cliente.
Entretanto, Tili enfatiza que “seu CRM precisa ser capaz de integrar várias ferramentas, facilitando o tráfego de dados e a tomada de decisão”.
O RD Station CRM, por exemplo, é uma plataforma com inúmeras funcionalidades e pode até ser considerado uma pilha de tecnologia para marketing e vendas. Atualmente, as empresas podem unificar os módulos de marketing, vendas, conversacional e até IA.
Dessa forma, você tem máxima visibilidade e integração para estar ativo em toda a jornada de compra. Legal, não é mesmo?
Sem dúvidas, a jornada de compra não linear é um desafio para a maioria das empresas. Isso porque estamos falando de um cenário novo e extremamente complexo.
Para se destacar, você precisa de conhecimento, experiência, boas estratégias e ferramentas. A melhor forma de fazer isso é com o apoio da OUTMarketing!
Somos especialistas em Marketing Digital para empresas de tecnologia e B2B, com mais de 15 anos de experiência. Entendemos como ninguém de jornadas e negociações complexas e oferecemos soluções integradas para conquistar seu cliente.
Além disso, a OUTMarketing tem um time de especialistas multidisciplinar altamente capacitado para lidar com as tecnologias mais inovadoras do mercado e, assim, impulsionar seus resultados.
Agende aqui uma análise gratuita do seu negócio e concorrentes e evolua!