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Influencer B2B: 7 ações para se tornar um influenciador corporativo  

24 de outubro de 2022
Tendências de Marketing

influenciador corporativo Que tal ouvir esse conteúdo?

O influencer B2B vem ganhando muito destaque no mercado. Trata-se de uma estratégia ligada ao Marketing de Influência – que é um mecanismo eficiente e as empresas precisam incluir essa ação no seu plano.  

Já se tornou cotidiano ver nas redes sociais como os criadores de conteúdo auxiliam na alavancagem de uma marca. Eles promovem isso de modo natural, a fim de atrair o público para determinada empresa.  

Contudo, essa estratégia não deve se concentrar apenas nos clientes, mas também pode ser usada para fomentar as relações entre organizações. Nessa situação, os processos precisam mudar o seu foco.  

Pensando nisso, preparamos este texto para que você conheça 7 ações para se tornar um influenciador corporativo. Confira agora!  

1. Oferecer conteúdo relevante nas redes sociais  

O primeiro passo para se tornar um influencer B2B é entender que influência não significa popularidade. A autoridade é a capacidade de afetar a ação. Sendo assim, nem sempre um influenciador com grande quantidade de seguidores é eficiente para a estratégia de sua marca.  

O Marketing de Influência em B2B se baseia em desenvolver relacionamentos com especialistas a fim de constituir um bom conteúdo.  

Isso vale tanto para o empresário que deseja se tornar um formador de opinião quanto para marcas e negócios no momento de incluir influenciadores digitais na estratégia.  

2. Influencer B2B: primeiro humanizar, depois vender  

Conforme a pesquisa Influence 2.0, 49% das marcas B2B ainda experimentam estratégias de influência, ao passo que somente 4% integram o Marketing de Influência nos negócios. Quando se trata de B2C, 55% das organizações contam com programas continuados e integrados.  

Isso demonstra que existe um alto potencial para as marcas B2B incentivarem uma estratégia eficiente desse setor, direcionada nos formadores de opinião do seu segmento de atuação. Isso, por conseguinte, é capaz de humanizar as relações.  

Lembre-se de que os influenciadores digitais são procurados como referência, inclusive por quem precisa tomar uma decisão de compra no setor B2B. a organização que não inserir essa estratégia nas suas operações certamente corre grande risco de perder espaço para a concorrência.  

3. Fazer Network no seu mercado  

Para se tornar um influencer B2B, é preciso ter conexões reais. O influenciador corporativo deve estar próximo do seu público, buscar meios de interagir com eles e não apenas pelas redes sociais.  

Mas é claro que não é possível ser totalmente ativo com toda a sua rede – principalmente quando ela é bastante ampla.  

Sendo assim, é interessante estar presente no máximo de eventos relacionados ao seu nicho, a fim de marcar presença e construir sua autoridade no seu campo de atuação.  

4. Participar de fóruns off-site  

Se tornar um influencer B2B nas redes sociais tem seus benefícios. Muitos Youtubers, por exemplo, faturam altos valores com a divulgação de vídeos na plataforma.  

No entanto, nem todos conseguem alcançar esses patamares e quando falamos do ramo empresarial isso se torna algo bem restrito. Isso porque o foco é propagar a sua marca e não exatamente ter lucros pelas mídias sociais.  

Por isso, uma das formas de alavancar seu negócio é também participar de fóruns, sessões de comentários e outras discussões online.  

Tudo isso pode aumentar sua reputação e autoridade da marca, sendo que essa é mais uma das estratégias interessantes para quem buscar ser um influenciador corporativo.  

5. Criar um site ou blog 

A conquista do seu público não termina nas redes sociais. Você sempre terá algo a mais para dizer do que aquilo que cabe em uma publicação no Instagram ou Tweet.  

Dessa forma, com um site ou blog, esse pode ser seu espaço para direcionar os seus seguidores de acordo com a sua área de atuação.  

Posto isso, não seja um influenciador B2B sem uma missão determinada. Esteja pronto para levar seu público para o seu bem arquitetado funil de conversão. Conforme um estudo, tweets com links apresentam uma taxa de engajamento 86% maior.  

Assim, um link para o seu site ou blog pode realmente ampliar o engajamento das pessoas que compram a sua marca nas redes sociais.  

Além do mais, nem precisa dizer que conteúdo de blog mais extenso deve oferecer ainda mais valor do que uma simples publicação nas mídias sociais.  

6. Entregar valor para a conversa  

Quem não entrega valor para a conversa, provavelmente não alcançará os ouvidos de alguém influente. Ou seja, para se tornar um influenciador corporativo, é preciso ser a pessoa sobre quem os outros estão comentando.  

O boca a boca é o ponto central no processo de decisão de compra nos dias de hoje. Assim, se você conseguir impressionar as pessoas o suficiente com o seu conhecimento e valor conversacional, certamente elas o venderão para outras pessoas.  

7. proporcionar confiança  

Quando uma pessoa vai atrás de um produto com a ideia já pré-definida de uma marca, é comum que elas busquem por informações sobre a eficiência daquele item e opiniões de pessoas que já tiveram alguma experiência com o que você oferece.  

Ou seja, você confiaria mais naquilo que a marca fala ou no que um influenciador diz na internet sobre o produto? 

Pois é, a sensação de proximidade entre influenciador e seguidores faz com que as informações que eles veiculam sobre determinadas marcas pareçam ser mais confiáveis.  

Sendo assim, para se tornar um influencer B2B, você precisa cativar o seu público. É fundamental conseguir a confiança de quem consome suas soluções.  

Isso pode, inclusive, transformar o seu público no próprio promotor da sua marca. Mesmo em menor escala, devido à confiança nas informações que você disponibilizou, ele pode propagar o que você oferece para outras empresas. 

Enfim, se tornar um influencer B2B pode ser um desafio. Mas certamente trará grandes benefícios ao seu negócio no decorrer do tempo, uma vez que as plataformas digitais são essenciais quando se fala em divulgação de produtos ou serviços. 

Um meio de facilitar sua jornada como influenciador corporativo é contando com a OUTMarketing. Temos mais de 15 anos de experiência no mercado de TI e somos referência em marketing nesse setor.  

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