Pode parecer um paradoxo, mas muitas empresas de TI ainda não usufruem das vantagens das ferramentas e estratégias de Inbound Marketing para se promoverem no canal digital. Muitas delas poderão argumentar que os seus clientes não compram pela Internet. Outras poderão defender que já têm algumas iniciativas nas redes sociais e vão atualizando o website de tempos a tempos. Nada disso produz qualquer efeito sem uma estratégia de Inbound Marketing concertada e planeada de início.
Atualmente, mesmo nos setores de atividade de bens e serviços não transacionáveis, o canal digital é essencial em termos de posicionamento, de notoriedade e de afirmação. É nos canais digitais que se distinguem os líderes dos seguidores e onde qualquer cliente vai pesquisar informação sobre a sua empresa, mesmo que a compra seja depois concluída offline.
Se não tiver um website com um design atraente e construído segundo as melhores práticas de usabilidade, a imagem que vai passar para o cliente é a de uma empresa desatualizada e que parou no tempo. Além disso, se os conteúdos do seu website não forem cativantes e responderem às questões colocadas pelos seus potenciais clientes, a primeira reação será abandonar de imediato a página web da sua empresa.
O Inbound Marketing é a parte do Marketing que funciona como um íman, atraindo clientes e prospects (potenciais futuros clientes) através de conteúdos ricos e interessantes, formatados segundo as melhores práticas do Marketing digital. O Inbound Marketing não é apenas uma tendência ou uma moda, é uma vertente extremamente importante do Marketing, que pode dar uma grande ajuda ao departamento de vendas da sua empresa.
Para o Inbound Marketing dar resultado é, no entanto, necessário traçar uma estratégia que começa por uma análise ao cliente, ao seu mercado, à sua concorrência e aos potenciais clientes dessa empresa. São as chamadas «personas», personagens fictícios que encarnam o perfil-tipo do seu cliente.
Nesta fase, é essencial compreender as suas necessidades (dores) e a forma com a sua empresa de TI pode ajudar a satisfazê-las. É também nesta fase que são definidas as palavras-chave pela quais os seus potenciais clientes poderão pesquisar pela sua empresa e planeados os conteúdos para otimizar essas palavras-chave.
Em seguida, são planeadas, concebidas e calendarizadas várias iniciativas de SEO, SEA, gestão de redes sociais e dinamização do blog da sua empresa (se não tiver, será criado um). Depois, a aposta recai na criação de landing pages com formulários e «call-to-action» para converter os seus prospects em clientes e numa estratégia envolvente de e-mail Marketing com automação.
Os conteúdos são uma parte essencial nesta estratégia, pois têm o papel de atrair e cativar o seu target, de forma a guiá-lo para o seu website ou landing pages.
Periodicamente, a estratégia de Inbound Marketing seguida é analisada em conjunto com o cliente, para compreender o que está a correr bem e o que pode ser melhorado. Os objetivos definidos no início são constantemente medidos e acompanhados.