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A importância da Assessoria de Imprensa para empresas de TI

22 de abril de 2021
Assessoria de Imprensa

A importância da Assessoria de Imprensa para empresas de TI

Impulsionado pela transformação digital e a pandemia do coronavírus, os quais estão revolucionando hábitos e comportamentos no mundo todo, o setor de tecnologia da informação é um dos que mais se destacam. Nesse contexto em que cada vez mais empresas precisam de softwares, sistemas, aplicativos e outras soluções, na mesma medida em que a concorrência é alta, é fundamental que as companhias do setor invistam em soluções de comunicação corporativa como a assessoria de imprensa.

De modo geral, o objetivo da ferramenta é fazer com que as empresas conquistem espaço em matérias espontâneas nos mais diversos veículos de comunicação, a partir de um relacionamento assertivo com os jornalistas.

Os resultados são o fortalecimento de marca, a credibilidade e a transparência na relação com o público e a sociedade, o que se reflete em negócios a médio e longo prazos. Acompanhe o post e saiba por que a sua organização de TI deve adotar o serviço!

Diferenças entre assessoria de imprensa e marketing de conteúdo

Atualmente, muito se fala na importância de ter uma presença digital de qualidade através de ferramentas de Marketing Digital, como o Marketing de Conteúdo. Diferente do Marketing tradicional, esse visa atrair potenciais clientes de uma empresa naturalmente, a partir e conteúdos relevantes oferecidos em blogs e redes sociais, por exemplo.

Apesar de ser um recurso imprescindível para se destacar em buscas online, o que também acaba sendo resultado do trabalho de uma assessoria de imprensa, trata-se de duas soluções bem distintas.

Enquanto a primeira consiste na produção de conteúdos relevantes criados pela própria empresa, seja internamente ou por parceiros terceirizados, o segundo possui como base a publicação e veiculação de notícias na mídia espontânea. Essas, por sua vez, são desenvolvidas por jornalistas que trabalham nas diversas redações.

Outra diferença importante é o objetivo. Enquanto o Marketing de Conteúdo visa aumentar o número de potenciais e atuais clientes, bem como direcioná-los pelas etapas da jornada de compra, a Assessoria de Imprensa visa fortalecer o nome de uma organização junto à opinião pública.

Para ficar mais claro, uma das funções de um assessor de imprensa, que normalmente é um jornalista ou relações públicas, é intermediar o diálogo entre a empresa e os jornalistas de mídias como jornais, revistas, sites e blogs, evitando ruídos de comunicação e promovendo o trânsito de informações para veículos.

Ou seja, são ferramentas distintas, mas que podem se complementar entre si. Inclusive, vale citar que a Assessoria de Imprensa também auxilia em um melhor rankeamento nos mecanismos de busca, como o Google, em função das publicações online.

Benefícios da Assessoria de Imprensa

Mais do que uma ferramenta para o fortalecimento de marca e otimização da credibilidade, a Assessoria de Imprensa se transforma na porta-voz de uma organização junto aos jornalistas dos mais diversos veículos de comunicação.

Isso porque, muitas vezes, os assessores são procurados para indicar entrevistados, enviar dados, entre outras solicitações da imprensa a respeito do cliente. Outros 7 benefícios para os negócios de TI são:

  1. marca divulgada constantemente na mídia, o que favorece a sua fixação pelo público-alvo;
  2. gestores e outros profissionais da empresa se tornam fontes para jornalistas, criando bom um bom relacionamento a médio e longo prazos;
  3. melhora o posicionamento do site nos buscadores;
  4. potencializa ações de marketing;
  5. produtos e serviços viram notícias;
  6. divulgação em veículos relevantes para o setor;
  7. gerenciamento de crise nos casos de repercussão negativa sobre a empresa.

Assessoria de Imprensa para a área de TI: panorama

É fato que os negócios de TI precisam se comunicar com o seu público e o mercado, sejam eles B2B ou B2C. Além das estratégias de Marketing Digital e tradicional, investir na comunicação corporativa por meio da assessoria de imprensa ajuda a criar autoridade, o que se trata de diferencial competitivo importante.

Vale citar que, ao adotarem a ferramenta, além de promover a comunicação em massa com mídias relevantes, as empresas reduzem custos quando relacionado ao que seria investido em anúncios publicitários, já que as matérias jornalísticas não têm cunho comercial.

Por se tratar de um segmento em constante evolução, o qual traz novidades diariamente, há vários veículos de imprensa especializados em TI, bem como editorias de tecnologia na mídia geral. Alguns deles são UOL, Techtudo, IG Tecnologia, CIO, Computer World e Estadão Link.

Para ficar mais claro a atuação da Assessoria de Imprensa para TI, algumas ações realizadas são:

  • levantamento de briefing;
  • planejamento de comunicação;
  • levantamento de pautas relevantes;
  • produção de press releases (textos institucionais em formato de notícia);
  • divulgação para veículos de imprensa;
  • follow up (contato telefônico) com jornalistas;
  • intermediação de entrevistas;
  • média training (treinamento de porta-vozes);
  • ações de relacionamento com a imprensa;
  • monitoramento de clipping (notícias publicadas ou veiculadas nas mídias);
  • produção de relatórios de desempenho.

Por aí você pôde ter uma ideia do importante papel que uma Assessoria de Imprensa desempenha para uma empresa. No entanto, é fundamental contar com parceiros de qualidade.

Como escolher o melhor serviço para a área de TI

A Assessoria de Imprensa é uma ferramenta que certamente ajuda em um bom posicionamento nos veículos de comunicação. Na mesma medida, é importante ressaltar que, pela área de TI envolver diversos aspectos técnicos e outras particularidades, é imprescindível que os assessores tenham conhecimento da área, pois é comum encontrar alguns desafios.

Isso se relaciona, por exemplo, à complexidade dos temas, às redações enxutas e falta de conhecimento das mídias do setor. Outro aspecto importante é que, além de escrever bons textos, o assessor deve conhecer a fundo a organização, os veículos e os jornalistas para saber quais temas são mais interessantes a serem trabalhados.

Ou seja, para tomar uma decisão assertiva, procure saber o histórico da agência ou profissional, de forma a verificar se eles têm experiência com tecnologia da informação. A partir daí, é possível usufruir de todas as vantagens trazidas pela estratégia.

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