• A OUTMarketing Brasil
  • Serviços
    • Back
    • Consultoria
      • Back
      • Consultoria de Marketing
      • Planejamento Estratégico de Marketing
    • Inbound Marketing
      • Back
      • Definição de Personas
      • Website
      • SEM
      • Redes Sociais
      • Conteúdos Ricos para Relacionamento
      • Vídeos e Webinars
      • Blog
      • Landing Page
      • Automação de Marketing
      • E-mail Marketing
      • Monitoramento de Resultados
    • Marketing de Conteúdo
      • Back
      • Conteúdo rico
      • Material de apoio às vendas
    • RD Station Marketing
    • RD Station CRM
  • Nossos Clientes
    • Back
    • Casos de Sucesso
  • Conteúdo Gratuito
  • Blog
  • Contato
  • A OUTMarketing Brasil
  • Serviços
    • Consultoria
      • Consultoria de Marketing
      • Planejamento Estratégico de Marketing
    • Inbound Marketing
      • Definição de Personas
      • Website
      • SEM
      • Redes Sociais
      • Conteúdos Ricos para Relacionamento
      • Vídeos e Webinars
      • Blog
      • Landing Page
      • Automação de Marketing
      • E-mail Marketing
      • Monitoramento de Resultados
    • Marketing de Conteúdo
      • Conteúdo rico
      • Material de apoio às vendas
    • RD Station Marketing
    • RD Station CRM
  • Nossos Clientes
    • Casos de Sucesso
  • Conteúdo Gratuito
  • Blog
  • Contato
It can't be played in your browser. Download

3 dicas para construir o seu Plano de Marketing

Por Alexandre Souza Tili 5 anos atrásNenhum comentário
Home  /  Inbound Marketing  /  3 dicas para construir o seu Plano de Marketing
3 dicas para construir o seu plano de marketing

O Plano de Marketing é uma ferramenta fundamental para operacionalizar a estratégia de go-to-market da empresa, em estreita colaboração com a área comercial e numa otimização de esforços a 360º. Um dos fatores críticos de sucesso é alinhar os objetivos de marketing com os objetivos de negócio da empresa.

Muitas empresas que decidem fazer marketing lançam-se em iniciativas isoladas, sem criar previamente um plano coordenado e integrado. O resultado, quase sempre, é aquém do esperado, quando não catastrófico, levando a perdas de tempo, recursos e dinheiro.

Investir em marketing pressupõe um estudo detalhado que minimize o risco e potencie o sucesso, e isso não é, certamente, uma tarefa simples, mas também não se trata de algo impossível. Veja como fazer em 3 passos.

1. Conheça o ponto de partida e idealize o ponto de chegada 

O que pretende com as ações de marketing e comunicação? Aumentar a notoriedade? Ter mais leads? Melhorar a imagem no mercado? Ganhar destaque no seu âmbito de atuação? Lançar novas tendências? Evangelizar sobre determinado conceito? Ser reconhecido como “autoridade” numa área específica? Quanto mais específico for, e mais alinhado com os objetivos do negócio, melhor.

Para conhecer o ponto de partida, é importante incluir a análise SWOT, em que são identificados os pontos fortes e fracos da empresa (nível interno), bem como as oportunidades e as ameaças do mercado (nível externo); o posicionamento (quem é, como é vista no mercado, qual a concorrência, que parceiros tem), o target (quem é, como se caracteriza, qual o perfil) e a oferta (como responde às “dores” do target, que valor acrescentado traz).

Para idealizar o ponto de chegada, é importante definir os objetivos estratégicos em termos de atividade comercial, parcerias, soluções, negócio e equipa, comunicação externa e comunicação interna.

Com base na “realidade” existente e no “sonho” projetado são então definidas as ações que vão permitir salientar os pontos fortes, minimizar os pontos fracos, aproveitar as oportunidades, ultrapassar as ameaças, apostar nas ofertas que trazem mais valor à empresa e ao target, fazer equivaler a imagem no mercado à forma como a empresa pretende ser vista, ser a alavanca do negócio, e envolver toda a equipa no sucesso da empresa.

2. Determine, calendarize e orçamente as ações

Qual o budget para investir em marketing? É necessário que a empresa destine uma verba para o marketing da mesma forma que faz para expandir o seu parque tecnológico ou aumentar o quadro de colaboradores.

Com o número global em mente, discrimine as diferentes ações que, integradas e articuladas, valem muito mais como conjunto do que a soma das partes. Para cada uma delas, defina o target, o objetivo da sua implementação, os canais de distribuição/divulgação, a forma, a avaliação, as responsabilidades, os prazos e os custos. No final inclua um excel com a calendarização e o orçamento anual.

Por exemplo, imaginemos uma empresa de Tecnologias de Informação que tem dificuldade em transmitir que mais-valias traz ao mercado, o que afinal aquela solução (aparentemente complexa) faz pelo negócio. Uma das ações para responder a este “ponto fraco” é criar Casos de Sucesso e aplicá-los quer em iniciativas de inbound marketing quer de outbound marketing. Temos então, resumidamente:

  • Target – Qual o destinatário, para quem se vai escrever o Caso de Sucesso (CIOs do setor segurador, Responsáveis de Produção do setor industrial…)
  • Objetivo – O que se pretende com o Caso de Sucesso (Divulgar a oferta através de um exemplo prático de implementação, fazer o target perceber as verdadeiras capacidades da oferta identificando-se com desafios semelhantes aos seus…)
  • Divulgação – Como o target chega ao Caso de Sucesso (Website, redes sociais, eventos, reuniões, campanhas de lead nurturing/emails permissivos, anúncios Pay-per-Click, media (a partir da adaptação para Comunicado de Imprensa); Blog (a partir da adaptação para artigo)…)
  • Forma – Como se materializa o Caso de Sucesso (Documento normalmente com duas páginas composto por título, sumário, desafio, solução, resultados, testemunho, “key numbers”, parágrafo sobre a empresa e sobre o cliente, contactos e incentivo à ação – por exemplo QR Code para landing page com versão trial do produto exposto no Caso de Sucesso)
  • Avaliação – Como se mede o sucesso ou insucesso da criação e promoção do Caso de Sucesso (Interesse demonstrado pelo target a pedir mais informação, reunião, demo…; cliques e interação no site e redes sociais; acessos à landing page a partir do QR Code e dos anúncios Pay-per-Click… – em tudo o que é digital, o Google Analytics é uma preciosa ferramenta e as Técnicas de SEO são uma preciosa ajuda
  • Responsabilidades – Quem faz o quê em termos de design, conteúdos, aprovação, distribuição…
  • Calendarização – Em que alturas está prevista a elaboração e a divulgação
  • Custos – Quais os valores envolvidos em termos de impressão na gráfica, anúncios PPC e outros
3. Ajuste, melhore e adapte o Plano de Marketing ao longo do ano

O Plano de Marketing é um documento vivo e não estático. Se o negócio muda, se as circunstâncias mudam, se o mercado muda, se alguma ação não tem o efeito esperado, o Plano de Marketing também tem de mudar! Veja o que surte mais efeito, o que traz mais leads, o que mais contribui para a imagem pretendida e reforce essas áreas em detrimento do que não funciona tão bem. E comunique continuamente com a administração, com a área comercial e com quem está no terreno para perceber o que sentem, que inputs recolhem, que problemas existem, o que é preciso melhorar, etc. O marketing não pode fechar-se sobre si mesmo em quadro paredes, tem de ser a alavanca do negócio e o braço direito de todos os que dão a cara pela empresa.

Além disso, o Plano de Marketing obriga-nos a pensar para além do óbvio, a obter uma visão alargada da empresa, a estruturar ideias, a trabalhar em equipa e a conseguir articular iniciativas. Mas lembre-se, seja qual for a ação, o conteúdo é rei e deve estar sempre focado no valor para o cliente e não numa pura venda “agressiva”.

Qual a sua experiência na criação de Planos de Marketing? Tem outra forma de trabalhar? Que dicas acrescentaria?

 

[social_share style=”bar” align=”horizontal” heading_align=”inline” facebook=”1″ twitter=”1″ google_plus=”1″ linkedin=”1″ pinterest=”1″ /]

Categorias:
  Inbound Marketing, Sem categoria
Etiquetas:
  blog, boas práticas, casos de sucesso, comunicação, comunicado de imprensa, inbound marketing, lead nurturing, marketing, marketing de conteúdo, marketing permissivo, outbound marketing, SEO, tecnologias de informação

Categorias

  • Assessoria de Imprensa
  • Design
  • Inbound Marketing
  • Marketing de Conteúdo
  • Outbound Marketing
  • Sem categoria
  • Tendências de Marketing

Posts recentes

  • Como User Experience (UX) pode ser aplicado aos negócios
  • Porquê contratar uma agência de Inbound Marketing para gerar mais leads?
  • Os 7 artigos mais acessados no Blog da OUTMarketing em 2019
  • O impacto da LGPD no Marketing da sua empresa de TI
  • Google: Essencial nas estratégias de Marketing Digital


Tags

agência de marketing Art artigos de opinião assessoria de imprensa blog boas práticas call-to-action casos de sucesso comunicado de imprensa comunicação comunicação social conteúdo Creation Custom Design email marketing facebook flat design geração de leads inbound marketing infográfico jornalistas landing page lead nurturing LinkedIn marketing marketing b2b marketing de conteúdo marketing de resultados marketing digital marketing permissivo media mobile outbound marketing outsourcing personas redes sociais relação com os media responsive SEO tecnologias de informação tendências web design websites Wordpress
Ler anterior

Como evitar a pasta de SPAM no email marketing

Ler próxima

Infográfico – um aliado de peso do marketing

Compartilhar este post
este post foi compartilhado 0 vezes
 00000
Sobre

 Alexandre Souza Tili

  (167 artigos)

Sócio e CEO da OUTMarketing Brasil, formado em Administração de Empresas com habilitação em Comércio Exterior e pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios e Marketing. Alexandre Tili tem desenvolvido sua carreira com foco em Marketing e Vendas, com experiência em diversos segmentos e empresas como Sebrae, GE e Prudential. Desde 2007, quando foi Head de Marketing e Comunicação da SoftwareONE Brasil, sua atuação está direcionada para o segmento de Tecnologia da Informação com foco no B2B.

Deixe um comentário Cancelar resposta

Seu e-mail não será publicado

A OUTMarketing

A OUTMarketing Brasil é a agência de Marketing Integrado com foco em resultados especializada em empresas de Tecnologia da Informação. Oferecemos soluções integradas que unem ações de inbound e apoio ao outbound marketing com foco na geração de leads e retorno do investimento, de acordo com as melhores abordagens, práticas e processos do mercado.

  • Mapa do Site

OUTMarketing Brasil

Comercial e Atendimento ao Cliente
Av. Agami, 40
Moema, CEP: 04522-906
São Paulo, SP, Brasil
+55 11 3443 7705

Administrativo e Financeiro
Av. Nações Unidas, 12551, 9º andar
Brooklin Novo, CEP: 04578-000
São Paulo, SP, Brasil
+55 11 3443 7705

OUTMarketing Portugal

Taguspark, Núcleo Central, 236
CEP: 2740-122
Porto Salvo, Oeiras, Portugal
+351 210 995 101

Marque uma reunião

Somos parceiros Gold da Resultados Digitais:

A OUTMarketing é Parceiro Gold RD Station A OUTMarketing é Parceiro Gold RD Station

Somos associados da ABRADI SP e Nacional:
Associado Abradi

© Copyright 2017. All Rights Reserved, OUTmarketing Inc.