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Design É comunicação

Por Alexandre Souza Tili 9 anos atrásNenhum comentário
Home  /  Design  /  Design É comunicação
Tempo de leitura: 2 minutos

A velha questão debatida por esse mundo fora: o que é mais importante na comunicação? Os conteúdos ou o design?

Sabemos que o conteúdo é fundamental, o design aparece como forma de apresentá-lo aos olhos humanos. Mas sacrificar o design? NUNCA. O target é continuamente inundado por toneladas de informação e temos mesmo que fazê-lo reparar e consumir a NOSSA. Ou seja, torná-la apelativa e facilmente percetível através da imagem.

É comum dizer-se que se “cortarmos” no texto, a mensagem não passa… mas isso é superado com distinção se optarmos por mensagens fortes e relevantes. A arte é retirar o sumo que torna o conteúdo diferenciador e irresistível. Conseguir passar aquilo que toca no coração do target.

Como em tudo, quantidade não é sinónimo de qualidade.

Qualidade é levar o target a dar o próximo passo – aceder ao site, pedir mais info, partilhar, comentar, fazer um download, assistir a um vídeo, experimentar, comprar, usar, subscrever, clicar, marcar uma reunião, preencher um formulário… – só porque a peça de comunicação (design + conteúdo) ficou BRUTAL. Ou seja, cumpriu os seus objetivos: chamar a atenção, despertar o interesse, potenciar o desejo e provocar a AÇÃO.

Toda a comunicação da empresa deve girar à volta de um conceito, de um fio condutor comum. Se cada peça se complementar/completar, permitir uma associação imediata à identidade corporativa e se adaptar às especificidades de cada material e canal, tudo se torna mais fácil e efetivo.

Portanto, a questão do grau de importância entre design vs conteúdo não existe: o design é comunicação, tal como o conteúdo, e são ambos fundamentais. Aliar bons conteúdos a um design impactante, num perfeito equilíbrio entre ambos, é a base para garantir o sucesso de qualquer peça.


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Sobre

 Alexandre Souza Tili

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Sócio e CEO da OUTMarketing Brasil, formado em Administração de Empresas com habilitação em Comércio Exterior e pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios e Marketing. Alexandre Tili tem desenvolvido sua carreira com foco em Marketing e Vendas, com experiência em diversos segmentos e empresas como Sebrae, GE e Prudential. Desde 2007, quando foi Head de Marketing e Comunicação da SoftwareONE Brasil, sua atuação está direcionada para o segmento de Tecnologia da Informação com foco no B2B.

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