OUTMarketing

Home » Marketing de Conteúdo » Conteúdo para LinkedIn: aprenda a criar um perfil de sucesso

Conteúdo para LinkedIn: aprenda a criar um perfil de sucesso

22 de abril de 2025
Marketing de Conteúdo

Criar conteúdo para LinkedIn pode transformar a presença digital da empresa. Porém, essa ainda é uma tarefa complexa para muitas equipes e profissionais de marketing.

A OUTMarketing é especialista em marketing B2B e conhece bem o universo e o algoritmo dessa rede social. Aliás, se você ainda não ativou seu perfil por lá, saiba que está ficando para trás!

Dados da própria plataforma informam que existem mais de 75 milhões de usuários ativos no Brasil — o que equivale a cerca de 60% da nossa força de trabalho. Neste conteúdo, você aprenderá a explorar todo este potencial com um conteúdo estratégico e inteligente.

Aproveite bem as dicas!

Por que criar conteúdo para LinkedIn?

Gerar leads e oportunidades com marketing digital é uma tarefa complexa, que envolve múltiplas ações. É por isso que muitas marcas já começam perdendo ao concentrar todos os seus esforços em apenas um canal.

Aqui, gostaríamos de reforçar o enorme potencial do LinkedIn. A rede social corporativa é uma das que mais crescem, com usuários engajados e milhares de empresas e pessoas trocando conteúdo, ideias e experiências.

Sendo assim, estar no LinkedIn é uma maneira de otimizar sua presença e autoridade digital. E os números comprovam este cenário:

  • 80% dos leads para negócios B2B são provenientes do LinkedIn (Business LinkedIn);
  • o LinkedIn é 277% mais eficaz na geração de leads do que outras redes como o X ou Facebook.

conteúdo para linkedin

Qual tipo de conteúdo postar no LinkedIn?

A produção de conteúdo no LinkedIn é bem diversificada. Com um bom planejamento e execução, é possível distribuir vários tipos de conteúdo, como:

  • artigos e textos longos;
  • artigos de opinião;
  • newsletters;
  • vídeos;
  • posts em texto e com imagens;
  • enquetes.

11 estratégias para criar conteúdo para LinkedIn

Você já sabe que precisa estar no LinkedIn, mas é preciso ter cuidado para não ativar seu perfil de qualquer forma. Na prática, mais importante do que ir para a rede social, é saber usá-la de forma inteligente em sua estratégia de marketing.

A seguir, nós reunimos 11 dicas que são fundamentais para o seu sucesso. Confira!

1. Invista em marketing de conteúdo

marketing de conteúdo é uma estratégia indispensável em redes sociais. Com ela, as marcas constroem relacionamentos, atingem novos públicos e marcam presença no dia a dia das pessoas.

Pensando no LinkedIn, é importante que você estabeleça uma comunicação inteligente, considerando as diferentes etapas da jornada do cliente e seus objetivos de negócio. Trate essa rede social como um complemento de seu site e comunicação e garante coerência no discurso e identidade visual.

Conheça como o marketing de conteúdo ajudou a ipTrust a transformar os desafios em autoridade digital.

2. Elabore uma estratégia de Inbound

É importante destacar que o marketing de conteúdo está diretamente ligado ao Inbound Marketing. Essa abordagem não tradicional de marketing envolve também a ferramenta SEO e pensar estratégias em redes sociais.

Por definição, o Inbound Marketing é um conjunto de práticas que tem como base a produção e o compartilhamento de conteúdo tendo em vista um público específico. Dessa forma, o objetivo é conquistar a permissão de se comunicar com clientes em potencial mais diretamente e criar um relacionamento.

3. Entenda seus objetivos

O LinkedIn pode ser usado para promover perfis pessoais e empresariais — chamados de company page. O ponto é que não basta criar posts aleatoriamente, mesmo que os assuntos sejam relevantes.

A premissa deve ser o objetivo específico do seu negócio. Afinal, o que sua empresa busca no LinkedIn? Por mais que pareça, a resposta não é tão óbvia quanto algumas pessoas imaginam.

No LinkedIn, sua marca será vista por quem não conhece sua empresa, por clientes em potencial, parceiros de negócios e até seus colaboradores. Por isso, é fundamental entendermos o que esperamos alcançar para, a partir disso, definir uma estratégia que engloba o que falar, como falar e com quem falar.

4. Conheça seu público

Embora seja uma plataforma com foco profissional e de networking, você deve entender o perfil de quem segue seu perfil, como idade, região do país, ramo, escolaridade.

Essas informações te ajudarão a personalizar seu conteúdo e até gerar conversões e vendas para a empresa de forma mais rápida e qualificada.  

5. Estude os recursos e o algoritmo da plataforma

O LinkedIn permite que você faça posts com imagens, vídeos e até lançar artigos de opinião. Além disso, permite criar enquetes, anexar documentos, pedir e oferecer ajuda, criar eventos e compartilhar acontecimentos da empresa.

É importante se atualizar sobre os recursos e o próprio algoritmo. As newsletters, por exemplo, são ótimas para a presença e autoridade digital. A OUTMarketing e seus clientes possuem grandes casos de sucesso com este formato de conteúdo.

6. Conte suas experiências

Para engajar as pessoas e se conectar com elas, é interessante compartilhar experiências na medida certa. Nossa dica é criar um cronograma, considerando os interesses, dores e demandas dos seus seguidores.

Vale destacar que o perfil deve ser coerente com todo o posicionamento da marca. Seja autêntico, ajude seus seguidores e inove para se tornar uma referência de conteúdo para LinkedIn.

7. Escreva mais

Como é possível escrever artigos no LinkedIn, essa é uma rede social que permite que você se aprofunde realmente nos assuntos abordados. Por isso, você pode e deve explorar melhor essa possibilidade caso tenha interesse em se tornar uma referência do seu ramo nessa plataforma.

Seja ativo, pois o algoritmo do LinkedIn tende a recompensar usuários que contribuem com sua comunidade. Quanto mais você postar e interagir, melhores serão os resultados do seu perfil.

8. Capriche no título do seu artigo

A primeira informação que os seus leitores irão consumir no seu artigo é o título. Por isso, ele deve ser atrativo, criativo e instigar a leitura.

A escolha de um bom título pode definir se ele terá um bom alcance ou não. Uma tática é produzir títulos que sejam instigantes, para que os leitores tenham a curiosidade para ler o seu artigo.

9. Aposte em conteúdo visual

Para deixar seu perfil mais dinâmico e atrair a atenção dos usuários, invista em conteúdo visual, como imagens, vídeos e infográficos educativos.

Neste ponto, é importante garantir harmonia nas postagens e reforçar sua identidade visual. Cuidado para não gerar ruídos de comunicação e divulgar materiais com baixa revisão e qualidade visual.

10. Incentive colaboradores

É uma boa prática incentivar que colaboradores atualizem e produzam conteúdo em seus perfis individuais. Portanto, estimule-os a preencher seus dados e associar o perfil às company pages.

Sempre que fizer uma postagem, compartilhe com a equipe e peçam que interajam. Assim, você aumenta o alcance e engajamento da rede e estimula o algoritmo a impulsionar seus conteúdos.

11. Dica extra: o poder do influencer B2B

Por fim, uma dica valiosa para criar conteúdo no LinkedIn: apostar no influencer B2B!

A ideia é fomentar que executivos e lideranças da empresa usem seus perfis pessoais de forma ativa e estratégica. Pessoas se conectam com pessoas e essas vozes têm um poder cada vez maior quando pensamos em reforço de marca.

Um exemplo de perfil para ilustrar essa ideia é o do Alexandre Tili, CEO da OUTMarketing, que participa com frequência em podcasts, eventos e posta artigos de opinião que engajam com seus leitores.

Como medir os resultados do seu conteúdo no LinkedIn?

Criar e compartilhar conteúdos regularmente é importante, mas sem acompanhar os resultados você estará apenas apostando na sorte. Ou seja, você precisa avaliar a performance dos seus posts e ajustar as estratégias.

Veja algumas métricas que podem te ajudar:

Impressões

As impressões são uma das métricas mais importantes para avaliar a visibilidade do seu conteúdo no LinkedIn. Um bom número de impressões representa o alcance das suas mensagens e de sua presença na plataforma.

Cliques

Mais do que apenas ver seu conteúdo, o usuário deve consumi-lo. Por isso a taxa de cliques é tão valiosa, demonstrando seu potencial de atrair, convencer e engajar os usuários. Por outro lado, poucos cliques pode ser um sinal de alerta. Analisa com atenção!

Taxa de engajamento

O engajamento mostra que o seu conteúdo se conecta com as pessoas. E a nossa dica é acompanhar de perto as interações, curtidas e compartilhamentos para entender se deve continuar a criar conteúdo para o LinkedIn no mesmo formato ou é hora de ajustar estratégias.

Novos seguidores

O aumento consistente de seguidores é um excelente indicativo de que seu conteúdo está alinhado aos interesses reais da audiência que você deseja alcançar no LinkedIn. Afinal, crescer sua rede significa ampliar suas oportunidades e parcerias comerciais.

Conteúdo para o LinkedIn é com a especialista em Marketing B2B!

Criar conteúdo para LinkedIn vai te exigir planejamento, consistência e análise contínua. Mais do que isso, você deve dominar as estratégias, estudar e investir em novos formatos que transformam suas ideias em presença digital e engajamento.

A OUTMarketing sabe como fazer isso acontecer. Há mais de 15 anos, aplicamos técnicas que trazem resultados concretos para nossos clientes, impulsionando sua autoridade digital e marcando presença onde suas personas estão.

Quer transformar seu LinkedIn em um canal estratégico que gera conexões e negócios? Entre em contato com nossos especialistas!

Veja também