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Saiba como montar um briefing e otimize o seu tempo

29 de abril de 2021
Sem categoria

Quando uma empresa vai iniciar uma estratégia de comunicação, marketing ou publicidade, é preciso que se planeje para conquistar bons resultados. Uma das bases desse planejamento é um briefing bem estruturado. Para quem tem dúvidas, trata-se de um documento que contém dados cruciais para o desenvolvimento de ações, como informações sobre o negócio, diferenciais e propósitos, bem como os processos a serem realizados.

Por mais que se trate de um termo bastante difundido, ainda é comum que as empresas tenham dúvidas sobre o conceito, sua importância e como criar um briefing realmente assertivo. Pensando nisso, criamos esse conteúdo, que traz os pontos necessários para desenvolvê-lo de forma eficiente. Confira!

Como montar um briefing?

O briefing pode ser comparado a um manual de instruções para as equipes que irão desenvolver as estratégias de marketing, comunicação e publicidade de uma empresa.

Com ele é possível chegar a resultados satisfatórios com as ações, já que contém um direcionamento sólido e bem estruturado sobre propósitos e objetivos a serem cumpridos. Veja quais informações devem ser obrigatoriamente incluídas:

Breve histórico da organização

Todo briefing deve ter um histórico resumido sobre a empresa, a sua linha do tempo e quais as metas a curto, médio e longo prazo. Outros dados importantes são os de contato, como telefone, e-mail e website.

Assim, além dos profissionais das áreas envolvidas entenderem melhor o contexto em que o negócio se encontra, podem consultar conteúdos ou os representantes da organização sempre que necessário.

Objetivo da estratégia

O conteúdo de um questionário de briefing deve partir do objetivo das empresas com aquele serviço. Isso significa criar uma estratégia do zero, bem como reestruturar ou redesenhar ações que precisam ser otimizadas. Portanto, deve ser uma das primeiras questões levantadas antes de se dar sequência.

Público-alvo

Outro aspecto indispensável para qualquer briefing é a definição do público-alvo. Afinal, para ter sucesso, todo trabalho de comunicação ou marketing deve ter como foco as suas características e necessidades.

Responsáveis por cada ação

Dentro de uma organização, cada colaborador é responsável por determinadas funções.  Isso não é diferente com a comunicação e o marketing. Portanto, ao criar um documento de briefing, é importante citar os responsáveis por cada atividade, bem como prazos de entrega e outros pormenores. Esse detalhe deixa claro quais serão as tarefas a serem realizadas e em que período.

Lista de prioridades

Mesmo que exista apenas um objetivo com o desenvolvimento de um briefing, o documento deve conter os processos prioritários para atingi-lo. Uma dica é listar sub-tarefas que possuem mais ou menos relevância, os pontos principais de cada uma delas e ordem de importância. Nesse contexto, vale atentar para aspectos como prazo de entrega, por exemplo.

Orçamento

Por mais eficientes e bem-organizadas que as estratégias de uma empresa sejam, na maior parte dos casos é preciso realizar algum investimento. Portanto, para viabilizar a meta inserida no briefing, o orçamento deve estar definido e inserido de forma clara no documento, de modo com que os valores a serem gastos estejam bem estabelecidos.

Objeções

Tão importante quanto saber os rumos a seguir dentro de uma estratégia, é conhecer as objeções para a sua realização. No caso do briefing, é interessante que contenha os pontos que desagradam a empresa, como tipo de linguagem, discurso, entre outros pontos. Assim, automaticamente os responsáveis podem evitá-los. 

Essas são as informações que não podem faltar em nenhum briefing. No entanto, a partir do momento em que uma empresa começa a desenvolvê-lo, podem surgir questões específicas referentes a cada setor.

Por meio desse documento, é possível, por exemplo, otimizar o tempo e ter mais assertividade, já que se evitam falhas entre o que foi pedido e o executado.

Se você gostou do conteúdo, acompanhe mais artigos que temos no blog da OUTMarketing para saber mais sobre outros assuntos relacionados à comunicação e marketing.

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