OUTMarketing

Home » Inbound Marketing » Como aplicar o Inbound Marketing em empresas de tecnologia

Como aplicar o Inbound Marketing em empresas de tecnologia

9 de dezembro de 2020
Inbound Marketing

Ter um processo de vendas longo, que é concluído depois de muita análise por parte dos clientes em potencial, é algo comum entre empresas de tecnologia. Nesse sentido, uma forma de reduzir custos é conduzindo esses contatos até a compra mais rapidamente.

É por isso que cada vez mais empresas de tecnologia estão aderindo ao Inbound Marketing, metodologia que permite construir um relacionamento com o público-alvo por meio de conteúdos de qualidade, levando-o até a compra de maneira não invasiva.

O Inbound Marketing, também chamado de marketing de atração, vai na contramão do Outbound — uma forma mais tradicional de fazer campanhas, que usa recursos como anúncios na TV, no rádio ou mesmo na internet, que são mais caros e ainda interrompem o usuário.

Quer entender o que é, quais são os benefícios e como sua empresa de tecnologia pode começar a investir em Inbound Marketing? Acompanhe o artigo!

Por que usar Inbound Marketing em empresas de tecnologia?

Um dos pilares do Inbound Marketing é atrair seus clientes em potencial por meio de conteúdos de qualidade. Isso vai bastante ao encontro das necessidades do público de empresas de tecnologia, que costumam se informar bastante antes de fechar negócio. Além disso, o público desse segmento já é familiarizado com a tecnologia, o que facilita o uso da metodologia.

A ideia do Inbound Marketing é atrair os visitantes certos para os seus canais digitais, conduzindo-os pelo funil de vendas. Além da atração, a metodologia conta com outras etapas: converter, fechar e encantar.

O marketing de atração traz uma série de benefícios para empresas de tecnologia. Veja quais são:

Posicione-se como autoridade

Qual empresa não gostaria de ser vista como autoridade em seu mercado de atuação? Pois esse é, justamente, um dos principais benefícios do Inbound.

Ao publicar conteúdos de qualidade na internet, sua empresa é encontrada por meio dos mecanismos de busca e se posiciona como especialista no seu segmento de atuação. Essa autoridade permite aproximar-se dos clientes em potencial e ser lembrado por eles.

Entregue leads melhores para vendas

Com o Inbound, a área de marketing consegue entregar leads mais qualificados para vendas. Afinal, eles só são repassados para uma abordagem do time comercial quando já consumiram alguns conteúdos e estão mais prontos para esse contato. Por terem essas informações, os leads já chegam mais educados até as vendas, conhecendo melhor o valor da sua solução. 

Isso reduz o custo de aquisição dos clientes (CAC) e garante resultados melhores para vendas.

Tenha resultados com o marketing

Por muito tempo o marketing foi visto como uma fonte de custos sem retorno comprovado. E, realmente, na maneira antiga de fazer marketing, era difícil mensurar os resultados das campanhas. 

Com o Inbound, no entanto, o cenário mudou. Além de investir na estratégia custar menos do que campanhas tradicionais, como comprar um espaço na TV ou no rádio, no Inbound as estratégias ainda são mais bem direcionadas — e todas as ações podem ser medidas. 

Foque no público certo

Empresas de tecnologia costumam ter um público-alvo bastante específico, e atrair as pessoas — ou empresas — certas é também um dos principais trunfos do Inbound Marketing.

Por meio de conteúdos direcionados, é possível atrair somente quem faz sentido para o seu negócio, no lugar de um público genérico, que dificilmente comprará seus produtos ou serviços.

Como aplicar o Inbound Marketing em empresas de tecnologia?

Se você se convenceu sobre os benefícios do Inbound Marketing e quer colocar a estratégia em prática na sua empresa de tecnologia, confira algumas dicas:

Defina suas personas

Uma persona é o seu consumidor ideal, aquele que mais pode se beneficiar do seu produto ou serviço. Para isso, você pode começar fazendo um levantamento, observando, dentre os seus clientes atuais, as características comuns entre aqueles que são mais bem-sucedidos. 

Esse estudo deve resultar em um perfil de comprador ideal, que a sua empresa vai focar em atrair.

Desenhe a jornada de compra

Tão importante quanto as personas é a definição da jornada de compra do cliente. Ela representa o caminho que o seu potencial cliente percorre antes de comprar, e mapeá-la é essencial para entender em qual etapa cada um dos seus Leads está. 

A jornada de compra costuma ser dividida em quatro etapas: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra. Cada uma inclui ações específicas para levar o lead até a fase seguinte.

Tenha uma presença online

A presença online é fundamental para o Inbound Marketing, afinal, é na internet que essa estratégia se concretiza. Certifique-se de investir em um site, blog e nas redes sociais para ter uma presença digital adequada para que sua estratégia de marketing de atração funcione.

  • Site

O primeiro passo para investir em Inbound Marketing é contar com um site de qualidade, explicando seus produtos e serviços de maneira clara e mostrando ao seu cliente em potencial como pode ajudá-lo.

Outra utilidade do site é converter os usuários, transformando-os em leads. Isso acontece quando eles preenchem formulários, deixando suas informações de contato em troca de conteúdos ricos.

Hoje é imprescindível ter também um site responsivo, que se adapte a diferentes plataformas, como computador e dispositivos móveis.

  • Blog

O conteúdo é um dos pilares de uma estratégia de Inbound, e o blog é o melhor lugar para começar a publicá-los. A ideia do blog deve ser publicar textos relevantes para o seu público-alvo, falando de maneira mais abrangente sobre o seu mercado de atuação, e não dos seus produtos diretamente.

Mas não é só começar a escrever. A estratégia de conteúdo precisa ser pensada para atender as dores dos seus clientes em potencial. Por isso é preciso pensar nas personas na hora de redigir, definir as palavras-chave que mais fazem sentido para o seu negócio e escrever textos focados em otimização para os mecanismos de busca (SEO), para ser encontrado de forma orgânica.

  • Redes sociais

Além do site e do blog, esteja presente nas redes sociais certas — ou seja, naquelas em que o seu público está. Use-as para dialogar com seus consumidores em potencial, divulgar seus conteúdos, contar as novidades da empresa. Lembre-se de adaptar a linguagem conforme as características de cada rede social.

Conte com ajuda especializada

Colocar uma estratégia de Inbound Marketing para rodar por conta própria pode ser complicado, afinal, a metodologia inclui diferentes ações, que devem ser feitas de maneira integrada.

Por isso que a última dica deste artigo é contar com ajuda especializada de uma agência, que será o seu braço direito para a geração de resultados concretos. E o melhor é que já existem agências especializadas em ajudar empresas do segmento de tecnologia a implementarem o Inbound Marketing. 

É o caso da OUTMarketing. Somos especializados em marketing para empresas de tecnologia, entendendo as dores, exigências e desafios do setor. Para gerar resultados, aliamos uma boa estratégia à capacidade de entrega e às ferramentas mais eficazes. Criar notoriedade da sua empresa de TI é o nosso foco!

Marque uma reunIão com um de nossos especialistas e saiba mais sobre como podemos ajudar.

Veja também