Criar um plano de marketing eficaz é o primeiro passo para transformar ideias em resultados concretos. No entanto, muitas empresas se perdem com ações isoladas e sem um direcionamento claro, desperdiçando tempo, dinheiro e oportunidades.
A verdade é que um bom planejamento é capaz de antecipar desafios e maximizar o ROI de marketing. Seria este o segredo das grandes empresas?
A OUTMarketing é referência em Marketing Digital B2B no Brasil e atende grandes empresas de tecnologia. Neste post, queremos abrir com você um pouco mais dos bastidores das ações que geram resultados acima da média.
Para isso, convidamos a Ingridi Antunes, Customer Success responsável por conduzir o caso de sucesso campeão do Prêmio Limitless RD Station em Transformação Digital para Marketing e Vendas em 2024. Aproveite os insights!
O plano de marketing é um documento estratégico que prevê e orienta as ações executadas pela área visando atingir os objetivos de negócio da empresa. Assim, ele reúne informações sobre metas, público-alvo, estratégias e canais de comunicação.
A Ingridi explica que “este documento é um dos mais importantes no dia a dia das equipes de marketing, pois nos dá uma visão geral do cenário atual, concorrentes e nossos pontos fortes e fracos”.
O plano também pode conter orçamento para campanhas, prazos de execução e indicadores de performance. Quanto mais completo ele é, melhor será a condução das atividades e a tomada de decisão.
“O plano de marketing é uma ferramenta flexível, por isso podemos adaptá-lo para diferentes momentos e necessidades da empresa”, destaca Ingridi.
Ela ressalta que a OUTMarketing, por exemplo, costuma trabalhar com 3 modelos de plano de marketing, sempre conforme o desafio do cliente. São eles:
Atemporal | Manual da marca | Identidade visual | |
Anual | Plano de Marketing Digital | Plano Financeiro | |
Mensal ou recorrente | Campanhas de Marketing Digital | Plano de Mídia e Anúncios | Plano Editorial de Conteúdo |
“Como disse, a estrutura final do plano de marketing vai depender bastante do seu objetivo e do próprio modelo escolhido.” Mas existem alguns pontos que não podemos jamais deixar de observar, como:
Criar um plano de marketing não é uma tarefa simples. Na verdade, até mesmo as grandes empresas e profissionais experientes podem ter dificuldades com essa tarefa.
Para Ingridi, um dos principais desafios ao desenvolver um plano de marketing é entender profundamente o cenário de mercado, incluindo as tendências e a performance dos concorrentes.
Além disso, “definir metas realistas e mensuráveis pode ser complicado, pois exige coletar dados confiáveis e estimar resultados de forma consistente”.
Outro desafio considerável é conseguir equilibrar orçamento e recursos, identificando as ações que realmente geram impacto. Ver o marketing como investimento é um dos maiores diferenciais das marcas que mais crescem e se destacam no mercado.
Marketing e dados precisam caminhar lado a lado; e a OUTMarketing acredita muito nessa junção. Por isso, toda estratégia que executamos é precedida de um plano de marketing para nos guiar e apoiar.
“O verdadeiro segredo para conquistar bons resultados é pensar antes de agir e avaliar de forma contínua o andamento das estratégias”. Assim, criar um plano de marketing pode mudar os rumos do seu negócio.
Confira as dicas e etapas essenciais de um bom planejamento especialmente selecionadas pela nossa Analista de Sucesso do Cliente!
O que você pretende alcançar com suas ações de marketing? Aumentar sua autoridade digital, gerar mais leads, ampliar seu alcance? Não importa a meta, você precisa olhar para o cenário atual antes de começar.
Para isso, uma boa estratégia é a aplicação da análise SWOT. Ela te ajuda a identificar os pontos fortes e fracos da empresa (nível interno), bem como as oportunidades e as ameaças do mercado (nível externo).
Percebeu que o plano só começa a ser desenhado depois de muitas análises? “O erro de muitas empresas é colocar a mão na massa antes de ter uma visão clara do cenário e do que pode atrapalhá-las”.
Muitos profissionais querem acelerar processos, mas é preciso ter cuidado pois pular etapas pode representar problemas no futuro. Por isso, para montar o plano de marketing, você precisará lidar com informações sobre:
O plano de marketing é um documento vivo e não estático. Se o negócio, as circunstâncias, e os objetivos mudam, ele também deve mudar!
“A terceira etapa é justamente o monitoramento, ajuste e melhoria do plano de marketing; e ele acontece ‘em tempo real’, enquanto as ações são executadas”, salienta Ingridi.
O mais interessante aqui é usar boas ferramentas de análise e manter uma comunicação saudável com outros times, especialmente o de vendas. Além disso, “não deixe de compartilhar os resultados com a equipe. Assim, todos ficam na mesma página e podem contribuir com insights que o gestor nem sempre consegue ver”.
Depois de todas essas informações, chegou a hora de apresentarmos dicas práticas para montar o seu plano de marketing. Em primeiro lugar, a Ingridi pontua que o apoio de especialistas realmente faz a diferença e não deve ser encarado como um custo.
“Trata-se de um processo complexo e essencial para o sucesso de qualquer ação em marketing. Portanto, a experiência e conhecimento de quem conhece o terreno evita erros e perda tempo”. Veja as dicas dela!
Este é o momento ideal para aplicar a análise SWOT que falamos anteriormente e identificar seus pontos fortes e fracos. Você também deve reunir informações que podem ser úteis para o plano de marketing, como:
Um bom plano de marketing deve olhar para a concorrência. “O nosso objetivo nunca é copiar, mas entender o que eles fazem que dá certo e errado”.
Se vamos trabalhar uma solução semelhante, é importante entender o que está conectando o público-alvo ao concorrente. Nas análises, você pode descobrir que é o modo de comunicar ou até mesmo o preço.
Você já definiu suas personas? Para a Ingridi, elas devem ser a base de tudo e ditar o ritmo e a direção do seu plano de marketing.
“Aqui na OUTMarketing, uma das primeiras ações que fazemos ao receber um cliente é mapear as personas. Isso porque, elas nos ajudam em tudo o que fazemos ao longo do projeto”.
Um plano de marketing deve ter um objetivo e ele deve ser claro e mensurável. “Trabalhar com metas confusas te atrapalhará. Além disso, se os resultados não podem ser medidos, você pode ficar perdido e tomar decisões erradas”.
Sendo assim, é importante listar suas metas e as métricas que te ajudaram a gerenciar suas estratégias e resultados.
Finalmente, é hora de detalhar em quais estratégias você investirá para atingir os objetivos traçados. Nesta etapa, é interessante detalhar as ações para facilitar a execução.
Outra estratégia é deixar claro qual o resultado esperado com determinada estratégia. Por exemplo, se você investirá R$10 mil em anúncios no Google, espera atingir 100 conversões qualificadas e isso o ajudará a chegar no objetivo final, que é elevar as vendas em 10% no período.
Para evitar ruídos de comunicação e problemas, defina os responsáveis por cada tarefa em seu plano de marketing. Além disso, comunique as pessoas sobre suas atribuições e verifique se existem dúvidas e problemas.
“Como CS, sempre vejo que esse alinhamento com a equipe simplifica o trabalho e o fluxo do projeto como um todo. Quando os profissionais sabem o que esperamos deles, acabam entregando mais e no tempo adequado”.
Gostou das dicas da nossa CS? Como vimos, o plano de marketing é uma ferramenta poderosa, capaz de alinhar estratégias, otimizar investimentos e agregar valor às suas ações.
Mas uma ideia só sai do papel quando você tem profissionais aptos para essa missão. É nesta hora que a OUTMarketing pode te ajudar!
Somos especialistas em marketing e vendas para empresas de tecnologia e B2B e conhecemos os desafios do mercado como ninguém. Há mais de 15 anos no Brasil, já ajudamos centenas de empresas a transforem ideias em resultados reais.
Se você precisa de reforço e quer potencializar a geração de negócios, entre em contato agora mesmo!