Vai ser entrevistado? Então, prepare-se!

Por Alexandre Souza Tili 6 anos atrásNenhum comentário
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A entrevista é uma excelente oportunidade para passar uma mensagem positiva da sua empresa, como por exemplo os planos e objetivos futuros, as principais apostas, como estão os negócios, os planos de expansão internacional, os principais projetos, os diferenciais da oferta, e a política de Recursos Humanos. Mas, para que seja aproveitada ao máximo, é preciso estar muito bem preparado. Deixamos aqui algumas dicas!

Antes da Entrevista
  • Perceba em que contexto foi promovida a entrevista. Abertura de um novo escritório? Balanço do ano? Lançamento de produto? Caso de sucesso/novo projeto relevante? Tenha sempre em mente o motivo pelo qual o jornalista está interessado em falar com você e qual será o tema central da conversa, pois será o mais aprofundado
  • Planeje as suas ideias, tendo em conta o que deverá ser abordado durante a conversa e qual a informação que realmente é importante e interessante para compartilhar, para conseguir enquadrá-la numa das perguntas ou como nota final
  • Reúna informações de suporte, como números, documentos e gráficos para não faltar nenhum dado e poder justificar algo se necessário
Durante a Entrevista

SIM (O que deve fazer):

  • Seja conciso, seguro, convincente, acessível, simpático e descontraído
  • Use linguagem coloquial, de conversa, mas serena e confiante. Use palavras simples e frases curtas
  • Fale com objetividade e conclua o pensamento
  • Use a forma direta e de acordo com os fatos (nunca falar na terceira pessoa)
  • Fale com paixão daquilo que acredita
  • Tenha pleno conhecimento do que está falando e consulte suas anotações e documentos sempre que necessário
  • Seja prudente (não fale mais do que o necessário)
  • Use comparações e exemplos “da vida real” que ajudem a esclarecer
  • Transmita a experiência, know-how e os diferenciais da sua empresa

NÃO (O que não deve fazer):

  • Fale com palavras difíceis, rebuscadas
  • Use termos “técnicos” ou siglas
  • Seja hesitante, evasivo e pouco rigoroso (se não puder responder ou não souber a resposta diga diretamente e, se for caso disso, combine enviar posteriormente a informação)
  • Deixe de concluir o seu raciocínio
  • Seja redundante (repetir a mesma ideia de forma diferente)
  • Use frases feitas (chavões, girias)
  • Seja demagogo e fale mais do que estão perguntando
  • Fale de forma autoritária e ríspida
  • Fale sem parar, de forma confusa, emendando frases e trocando assuntos
  • Irrite o jornalista pedindo para rever a entrevista antes de ser divulgada
E se a Entrevista for na TV?

Tenha atenção a todos os pontos mencionados acima e acrescente os seguintes:

  • Vista cores monocromáticas e utilize roupas sem riscas e modelo sóbrio
  • Sorria e tente ser natural
  • Evite falar muito baixo
  • Mantenha a postura, não curve as costas, não cruze os braços
  • Esteja atento à pergunta do jornalista
  • Demonstre com o olhar o que está a sentir
  • Procure mostrar-se à vontade diante das câmeras
  • Evite “bengalas discursivas” (Ex. huuum, aí, né?)
  • Não leia papéis enquanto fala
  • Evite baixar o olhar enquanto fala ou deixar o olhar perdido
  • Não exagere nos gestos e nas expressões do rosto, mantenha-se sereno
  • Não rode a cadeira, nem balance as pernas
  • Evite olhar diretamente para a câmera

Não se esqueça: você é o representante da empresa. Portanto, acima de tudo fale a verdade com entusiasmo e segurança!

Conte-nos a sua experiência! Que dicas acrescentaria?

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Sobre

 Alexandre Souza Tili

  (165 artigos)

Sócio e CEO da OUTMarketing Brasil, formado em Administração de Empresas com habilitação em Comércio Exterior e pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios e Marketing. Alexandre Tili tem desenvolvido sua carreira com foco em Marketing e Vendas, com experiência em diversos segmentos e empresas como Sebrae, GE e Prudential. Desde 2007, quando foi Head de Marketing e Comunicação da SoftwareONE Brasil, sua atuação está direcionada para o segmento de Tecnologia da Informação com foco no B2B.

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