A entrevista é uma excelente oportunidade para passar uma mensagem positiva da sua empresa, como por exemplo os planos e objetivos futuros, as principais apostas, como estão os negócios, os planos de expansão internacional, os principais projetos, os diferenciais da oferta, e a política de Recursos Humanos. Mas, para que seja aproveitada ao máximo, é preciso estar muito bem preparado. Deixamos aqui algumas dicas!
Antes da Entrevista
Perceba em que contexto foi promovida a entrevista. Abertura de um novo escritório? Balanço do ano? Lançamento de produto? Caso de sucesso/novo projeto relevante? Tenha sempre em mente o motivo pelo qual o jornalista está interessado em falar com você e qual será o tema central da conversa, pois será o mais aprofundado
Planeje as suas ideias, tendo em conta o que deverá ser abordado durante a conversa e qual a informação que realmente é importante e interessante para compartilhar, para conseguir enquadrá-la numa das perguntas ou como nota final
Reúna informações de suporte, como números, documentos e gráficos para não faltar nenhum dado e poder justificar algo se necessário
Durante a Entrevista
SIM (O que deve fazer):
Seja conciso, seguro, convincente, acessível, simpático e descontraído
Use linguagem coloquial, de conversa, mas serena e confiante. Use palavras simples e frases curtas
Fale com objetividade e conclua o pensamento
Use a forma direta e de acordo com os fatos (nunca falar na terceira pessoa)
Fale com paixão daquilo que acredita
Tenha pleno conhecimento do que está falando e consulte suas anotações e documentos sempre que necessário
Seja prudente (não fale mais do que o necessário)
Use comparações e exemplos “da vida real” que ajudem a esclarecer
Transmita a experiência, know-how e os diferenciais da sua empresa
NÃO (O que não deve fazer):
Fale com palavras difíceis, rebuscadas
Use termos “técnicos” ou siglas
Seja hesitante, evasivo e pouco rigoroso (se não puder responder ou não souber a resposta diga diretamente e, se for caso disso, combine enviar posteriormente a informação)
Deixe de concluir o seu raciocínio
Seja redundante (repetir a mesma ideia de forma diferente)
Use frases feitas (chavões, girias)
Seja demagogo e fale mais do que estão perguntando
Fale de forma autoritária e ríspida
Fale sem parar, de forma confusa, emendando frases e trocando assuntos
Irrite o jornalista pedindo para rever a entrevista antes de ser divulgada
E se a Entrevista for na TV?
Tenha atenção a todos os pontos mencionados acima e acrescente os seguintes:
Vista cores monocromáticas e utilize roupas sem riscas e modelo sóbrio
Sorria e tente ser natural
Evite falar muito baixo
Mantenha a postura, não curve as costas, não cruze os braços
Esteja atento à pergunta do jornalista
Demonstre com o olhar o que está a sentir
Procure mostrar-se à vontade diante das câmeras
Evite “bengalas discursivas” (Ex. huuum, aí, né?)
Não leia papéis enquanto fala
Evite baixar o olhar enquanto fala ou deixar o olhar perdido
Não exagere nos gestos e nas expressões do rosto, mantenha-se sereno
Não rode a cadeira, nem balance as pernas
Evite olhar diretamente para a câmera
Não se esqueça: você é o representante da empresa. Portanto, acima de tudo fale a verdade com entusiasmo e segurança!
Conte-nos a sua experiência! Que dicas acrescentaria?