OUTMarketing

Home » Assessoria de Imprensa » 5 vantagens de terceirizar a assessoria de imprensa em empresas de TI

5 vantagens de terceirizar a assessoria de imprensa em empresas de TI

22 de junho de 2021
Assessoria de Imprensa

5 vantagens que a sua empresa de TI pode obter ao terceirizar a assessoria de imprensa

Que tal ouvir esse conteúdo?

Parte da assessoria de comunicação é dedicada a lidar com a mídia especializada, fortalecendo esse relacionamento para criar divulgação espontânea. Estamos falando da assessoria de imprensa, que beneficia o marketing, fortalece a marca da organização e ainda ajuda a gerenciar eventuais crises.

Mas, afinal, por que a terceirização desse serviço pode ser tão interessante para empresas de TI? É justamente isso que mostraremos neste post especial. Reunimos aqui as 5 principais vantagens de terceirizar a assessoria de imprensa da sua empresa de TI, detalhando o que muda em relação ao trabalho feito internamente. Confira!

1. Estratégia de comunicação mais eficiente

O trabalho da assessoria de imprensa depende, entre outras coisas, de três quesitos básicos: conhecimento técnico do trabalho de assessoria, do mercado no qual a empresa atua e conhecimento aprofundado do trabalho da própria empresa.

A formação em jornalismo ou relações públicas, que são as mais comuns para quem atua nessa área, certamente oferece a base para dominar os dois primeiros quesitos. Porém, o ponto é que o mercado de TI tem uma série de particularidades que podem custar algum tempo até que a equipe adquira o conhecimento necessário sobre ela.

Nesse sentido, terceirizar a assessoria de imprensa para uma empresa especializada em TI coloca ao seu lado profissionais com mais bagagem no setor. Isso significa que eles estão preparados para promover melhor suas soluções aos canais de mídia mais adequados.

Se sua empresa atua com Inteligência Artificial, Business Intelligence, Machine Learning, Analytics ou outra tecnologia do tipo, isso não será um obstáculo para a assessoria. Se o serviço é um outsourcing de TI, o mesmo acontece.

No geral, a estratégia de comunicação fica mais eficiente porque: a assessoria analisa a fundo o que sua empresa faz e o ambiente de mercado no qual ela está inserida; os assessores identificam os canais mais adequados para fortalecer laços; a imagem da empresa é promovida valorizando os diferenciais que as tecnologias representam.

Vale destacar, por exemplo, que isso significa diferenciar mídias com foco B2C — para promover divulgação espontânea do software que você vende —, ou B2B — para fortalecer seus valores e serviços entre clientes corporativos, parceiros, etc.

2. Otimização do seu tempo

Contar com alguém que está familiarizado com a TI aumenta a divulgação espontânea, mas esse não é o único benefício da terceirização. Conforme a responsabilidade por essa estratégia é transferida para a assessoria, você ganha tempo para focar na atividade principal — o chamado core business — da sua empresa.

A elaboração de press-releases e press kits, por exemplo, é feita com mais independência. Seu único papel no processo será a aprovação de materiais de grande relevância ou a reunião para alinhar os objetivos. De forma geral, você fica mais tranquilo e ganha tempo para administrar o negócio.

3. Trabalho baseado em dados

Um benefício que costuma passar despercebido é a infraestrutura disponível para o trabalho do assessor externo. Enquanto uma equipe interna depende exclusivamente do seu investimento para construir sua estratégia de trabalho, o assessor terceirizado tem a infraestrutura e os recursos da própria empresa.

Isso significa, por exemplo, mais experiência de mercado, conhecimento sobre diferentes estratégias já adotadas por outros clientes, uma rede de contatos mais rica, entre outros benefícios. De um ponto de vista mais amplo, isso permite ainda um trabalho baseado em dados — algo que quem atua na TI sabe muito bem como é vantajoso.

As pesquisas de mercado feitas por quem presta serviços de assessoria de imprensa dão a essas empresas uma noção mais aprofundada do cenário do setor. Os contatos com as mídias especializadas são fortalecidos com mais frequência, os atalhos são criados e a solução de problemas tende a ser mais ágil.

As próprias soluções digitais utilizadas pela assessoria saem mais em conta para quem utiliza esses recursos para atender diversos clientes. Ainda assim, vale destacar que isso não significa que você não pode contar com um assessor exclusivo para sua empresa. Isso nos leva ao próximo destaque.

4. Redução de custos

Analisar o custo de uma estratégia é essencial para qualquer decisão tomada na empresa — e no caso da terceirização da assessoria de imprensa, a perspectiva é positiva. Enquanto a equipe interna representa um custo que nem sempre é bem aproveitado, contratar especialistas permite que você ajuste o custo exatamente àquilo que precisa.

Empresas de pequeno e médio porte, por exemplo, não podem abrir mão da assessoria; porém, o custo de um profissional pode pesar no orçamento, se considerarmos a demanda pequena de trabalho. Nesse caso, a terceirização é uma solução de baixo custo e retorno significativo.

Mesmo no caso de empresas maiores, o saldo é positivo. Você negocia diretamente com a assessoria qual a demanda da sua empresa e conta com uma equipe focada, se for preciso. Softwares e demais recursos ficam por conta da empresa contratada, o que significa que você também deixa de lado a necessidade de investir nisso.

Resumidamente, é um serviço flexível, que se adapta às suas demandas de maneira a poupar seu investimento.

5. Marketing e assessoria alinhados

A assessoria de imprensa é muito mais eficiente quando trabalha em cooperação com o marketing. Nesse caso, outra vantagem é ter ao seu lado uma equipe pronta para alinhar toda a estratégia de comunicação em torno dos mesmos objetivos.

Os materiais produzidos pela assessoria, por exemplo, são beneficiados pela otimização de SEO, linkagem de artigos da mídia especializada e pelo uso inteligente de palavras-chave. Assim, os conteúdos alcançam um público mais qualificado e ganham impulso orgânico por parte desses mesmos veículos de comunicação.

Já o marketing pode reutilizar os materiais produzidos para a imprensa para construir a autoridade da empresa no mercado. Em outras palavras, a comunicação é integrada para trabalhar a favor dos objetivos do negócio.

São benefícios que tornam essa uma ferramenta poderosa para quem atua no setor de TI. Agora que você já sabe como funciona a terceirização da assessoria de imprensa, vale a pena avaliar sua estratégia e considerar essa mudança. As vantagens, como você viu aqui, são muitas! Conte com a OUTMarketing para implementar na sua empresa.

Veja também