OUTMarketing

Home » Tendências de Marketing » As 12 grandes tendências de redes sociais para 2026

As 12 grandes tendências de redes sociais para 2026

10 de setembro de 2025
Tendências de Marketing

Se você trabalha com marketing digital, já é hora de conferir as tendências de redes sociais. Afinal, 2026 está bem próximo e esse universo está repleto de novidades e oportunidades!

Com as plataformas de mídias sociais consumindo cada vez mais tempo dos usuários, é evidente que produtores de conteúdo e empresas precisam aproveitá-las em suas estratégias.

Um post não é só entretenimento. Isso porque ele também pode ensinar, convencer, criar conexão e ser fonte para pesquisa!

Continue a leitura e fique por dentro de tudo o que vem por aí!

Contexto: as redes sociais em 2025

Antes de falarmos de futuro, que tal entender melhor o presente? Em 2025, as redes sociais ganharam ainda mais espaço na rotina de usuários de todas as gerações.

Segundo estudo da Globo, as mulheres são maioria (53%) e a Geração Y é a mais ativa (49%), seguida da Geração Z:

fluxograma de perfil de usuários sobre tendência de redes sociais 2026

Nesse cenário, um recente estudo da Delloite não surpreende ao destacar que 56% da Geração Z e 43% dos millenials consideram o conteúdo das mídias sociais mais relevante do que o conteúdo tradicional, como programas de TV e filmes.

A Geração Z se destaca, pois passa 54% mais tempo (cerca de 50 min) por dia nas redes sociais do que o consumidor médio. E mais: ela gasta 26% menos tempo (44 minutos) por dia vendo TV e filmes.

Quais as redes sociais mais conhecidas?

Você conhece todas as redes sociais? O estudo promovido pela Globo também mapeou quais são as mais conhecidas do público brasileiro:

  • Instagram: 94%
  • Facebook: 93%
  • WhatsApp: 91%
  • YouTube: 87%
  • TikTok: 81%
  • Telegram: 76%
  • Kwai: 75%
  • X: 67%
  • LinkedIn: 63%
  • Pinterest: 63%

O Instagram é a rede social mais popular entre o público da Geração Z e Y. Por outro lado, a Geração X e Baby Boomers conhecem mais o Facebook.

Outro ponto interessante é que o TikTok vem crescendo ano após ano. Além disso, o Pinterest se mostra uma rede social muito conhecida entre as mulheres, com 61% de brand awareness.

E quais as redes sociais mais usadas?

Em média, os brasileiros utilizam cerca de 6 redes sociais. Isso demonstra o quanto o canal tem relevância em uma estratégia de marketing e pode ser uma grande fonte para gerar conexão e relacionamento com o cliente.

O WhatsApp e o Youtube são as redes sociais mais usada no país, com 99% de aceitação entre os entrevistados. Na sequência, temos o Instagram (93%) e o Facebook (83%).

gráfico redes sociais mais utilizadas nos Brasil

É interessante destacar que as Gerações X e Y relataram que usam o LinkedIn com frequência. Além disso 30% da Geração Z diz que já usou o Facebook, mas desativou o perfil na rede.

Sobre o TikTok, um dado chama bastante atenção: a rede social ainda precisa romper uma grande barreira de aceitação entre os mais velhos. Cerca de 32% dos Baby Boomers e 22% da Geração X nunca usaram o TikTok.

As 12 maiores tendências de redes sociais para 2026

Com a disputa acirrada pela atenção do consumidor no digital, é preciso ter o olhar no futuro. Nesse sentido, para te ajudar, fizemos uma curadoria das principais tendências de redes sociais para relevantes para 2026.

Essa é a sua chance de começar o ano com um olhar mais estratégico e focado no sucesso. Aproveite!

1.    As novas redes sociais

Em 2025, presenciamos o surgimento de novas redes sociais. Elas têm propostas variadas e estão conquistando usuários rapidamente, como:

  • Threads: usada por 37% dos usuários, principalmente pela geração X;
  • Bluesky: criada pelo fundador do Twitter, conta com um público engajado em segmentos, como tecnologia e cultura digital;
  • TheLyst: rede social criada na Suíça por um brasileiro, é focada em criar listas e compartilhar recomendações;
  • Lemon8: do mesmo grupo do TikTok, a rede social une elementos já conhecidos do Pinterest, Instagram e Blog;
  • Reddit: a rede social já conquistou usuários americanos e está ganhando cada vez mais espaço no Brasil, reunindo fóruns e discussões sobre praticamente tudo.

É importante entender como elas funcionam e verificar se o seu público pode se tornar um usuário fiel. Em uma estratégia de marketing de sucesso, se antecipar pode gerar grandes oportunidades.

2.    Redes sociais como influência cultural

As Redes sociais exercem forte influência sobre a cultura e vida dos usuários. Afinal, se antes recorríamos à TV ou ao jornal, hoje queremos saber o que está bombando nas telas dos smartphones.

  • 90% dos consumidores acompanham tendências e cultura pelas redes sociais (Sprout).

Isso supera o bate-papo com amigos e familiares, serviços de streaming e outras formas de mídia digital. A cultura está ali: no feed; e as marcas que entendem isso estão um passo à frente.

tendências de redes sociais

Para 2026, é importante entender que a cultura digital é um universo cheio de camadas, nichos e em constante mutação. E mais:

  • 98% dos profissionais de mídia social concordam que o conteúdo nas redes precisa estar alinhado com as tendências de redes sociais.

3.    Mais conteúdo humanizado

Em 2025, ouvimos falar bastante de humanização de conteúdo; e essa é uma tendência que deve se intensificar ainda mais em 2026.

Enquanto o conteúdo feito por IA se multiplica, aumento o volume de posts nas redes sociais, as pessoas estão em busca de mais conteúdo autêntico e original.

Assim, o conteúdo feito por humanos e para humanos, usando de criatividade e com foco em gerar conexão, pode ser seu grande diferencial no próximo ano!

tendências de redes sociais

4.    IA na produção de conteúdo em redes sociais

Se você gosta de acompanhar tendências de redes sociais, sabe que a Inteligência Artificial está no topo das discussões. Isso porque ela pode ajudar a criar imagens, vídeos e textos, reduzindo o estresse e a pressão por produzir mais em menos tempo.

A IA já faz parte da rotina nos departamentos de marketing, ajudando equipes a trabalharem de forma mais eficiente. E a tendência só cresce: 48% dos líderes pretendem investir ainda mais na tecnologia.

E como ela pode apoiar os profissionais de mídias sociais? Além de apoio criativo, as ferramentas automatizam tarefas e relatórios, otimizam fluxos de trabalho e eliminam tarefas manuais que tomam tempo e disposição do social media.

5.    Vídeos curtos e longos

2026 será a era dos vídeos nas redes sociais. E teremos espaço para todos os tamanhos: os curtos, de até 1 minuto, e os mais longos, de até 30 minutos!

A verdade é que o formato é extremamente democrático e permite trabalhar o tema de forma mais didática e interativa. A depender da dúvida do seu usuário, é a melhor opção para educar, entreter e se relacionar.

A dica para aproveitar esse formato em 2026 é entender se ele é o mais indicado para a intenção de busca. Assim, adaptar a linguagem e inovar em ganchos, sempre com foco na entrega de um conteúdo de qualidade e relevante (o que não se confunde com uma alta produção).

6.    Vendas nas redes sociais

Se você ainda acredita que as redes sociais não são canais de vendas, esse é o momento ideal para analisar melhor o cenário. Isso porque, essas plataformas estão se tornando um destino de compras definitivo.

Um estudo do Statista, prevê que as vendas nas redes sociais cheguem a US$ 141 bilhões até 2029. Aliás, vale dizer que o Instagram e o TikTok já oferecem uma experiência de compra integrada muito eficiente e fluida.

Para aproveitar essa tendência de rede social e fazer bons negócios em 2026, pense em jornadas de compra com menos atrito e produza conteúdo que incentive a decisão de compra. A ideia é aproveitar o canal para educar, convencer e quebrar objeções com estratégia.

7.    O “boom” das comunidades privadas

Uma das principais tendências de redes sociais para 2026 é a ascensão das comunidades privadas em redes sociais, como Facebook, Instagram e até o Discord.

Estudos indicam que mais de dois terços dos internautas já participam de comunidades online e que as pessoas são mais fiéis às marcas quando fazem parte de um grupo.

Sendo assim, criar e fomentar esses espaços digitais pode gerar resultados positivos na sua retenção, além de ajudar a estreitar o relacionamento com o cliente, promovendo a confiança e o sentimento de pertencimento.

8.    SEO em Redes Sociais

Redes Sociais, como Instagram, YouTube e TikTok, estão se consolidando como verdadeiros mecanismos de pesquisa, assim como o Google.

Os usuários estão indo até as barras de pesquisas dentro das plataformas para encontrar respostas para suas dúvidas; e isso deve evoluir ainda mais em 2026. Aliás, já existem recursos de IA dentro das redes sociais para garantir resultados ainda melhores.

E o que isso significa? Os profissionais de redes sociais devem aprender a usar o SEO e otimizar seus posts e legendas para ampliar seu alcance e distribuição, inclusive com resultados diretos no Google.

9.    Análise e integração de dados sociais

O trabalho orientado por dados em redes sociais é mais uma tendência para o próximo ano. Afinal, com tudo o que destacamos, é preciso comprovar o valor das mídias sociais dentro da jornada do cliente.

De acordo com o Sprout Social Index™ 2025:

  • 65% dos gestores de marketing afirmam que demonstrar como as ações em mídias sociais conversam com os objetivos de negócios é fundamental para garantir os investimentos na área;
  • 52% dizem que precisam quantificar melhor a economia gerada com esse tipo de estratégia.

A verdade é que o trabalho focado em análise de dados é uma tendência em toda a área de marketing. Assim, além do uso de KPIs e métricas específicas, vale apostar em ferramentas integráveis e em encontrar formas de mapear a jornada do cliente, considerando as interações nas redes sociais.

10.    Qualidade acima de tudo: produto, venda e atendimento

Quando se trata de conquistar consumidores, nada supera a qualidade. Para 63% dos consumidores, as marcas favoritas nas redes sociais são aquelas com produtos ou serviços de excelência.

Nem mesmo o conteúdo mais criativo compensa um produto ruim ou um atendimento frustrante. As redes sociais já dominam boa parte da jornada do cliente, indo além de postagens e vídeos curtos, e se tornam cada vez mais importantes no comércio e no suporte.

Equipes de atendimento lidam com caixas de entrada lotadas e precisam ser rápidas:

  • 73% dos usuários dizem que, se não forem respondidos, procurarão um concorrente.
  • Quase 75% esperam respostas em até 24 horas.

Com padrões mais altos, os consumidores exigem atendimento personalizado e experiências impecáveis. Em 2026, priorizar o suporte nas redes será importantíssimo para qualquer marca que queira se destacar.

11.    Carrosséis em alta no feed

Você se lembra de quando os carrosséis começaram a ser usados? De lá para cá, o formato provou que deve se manter como uma grande tendência de redes sociais para 2026.

No Instagram, as pessoas publicam cada vez mais carrosséis no feed e a hashtag “#photodump” tem milhões de postagens. Além disso, o TikTok introduziu o modo foto e o LinkedIn tem impulsionado esse formato, por trazer mais conteúdo.

A verdade é que publicar várias fotos em sequência ajuda a estruturar melhor o storytelling e se conectar com os seguidores de forma autêntica, com uma linha do tempo estratégica.

E por fim, mas não menos importante, quem trabalha com redes sociais já sabe que esse é o formato com melhor engajamento e alcance do que postagens individuais. Vale a pena investir, não é mesmo?

12.    É hora de experimentar novos conteúdos

As redes sociais são um campo fértil para novar e testar a aderência e resposta do público a um novo conteúdo. Por isso, em 2026, as marcas devem aproveitar para expandir seus limites criativos, inserindo até mesmo o humor na comunicação B2B.

Já é possível perceber isso em plataformas como o Threads e o X, que se tornaram espaços para testar tom de voz, humor e autenticidade. Isso porque, muitas organizações entenderam perceberam que seus usuários buscam entretenimento.

Quando fazemos uma análise específica para o B2B (conhecido por ser mais tradicional e “chato”), o uso estratégico dessas redes pode abrir novos caminhos para a produção de conteúdo. Afinal, é possível deixar de lado textos refinados e adotar um conteúdo sem filtros e em tempo real que cativa e conecta com seus públicos.

 tendência da disrupção criativa: equipes sociais abandonam a consistência da marca para expandir os limites criativos

A tendência de engajamento de saída: marcas recorrem aos comentários dos criadores para conquistar novos públicos

Conte com a OUTMarketing e aproveite as tendências de redes sociais!

O que achou das tendências de redes sociais para 2026? Aqui, na OUTMarketing, já estamos nos preparando para um ano de muita inovação e boas experiências.

Esperamos que todas as plataformas continuem incorporando novos recursos e facilitando a interação entre os usuários e, claro com as empresas.  

O que acha de aproveitar que está aqui no nosso blog e conferir um conteúdo preparado por mais um de nossos especialistas? 

Leonardo Stival, Coordenador de Marketing da OUTMarketing, preparou um artigo especial: Os 10 mandamentos da geração de demanda no B2B. Boa leitura!

Veja também