Se você trabalha com marketing digital, já é hora de conferir as tendências de redes sociais. Afinal, 2026 está bem próximo e esse universo está repleto de novidades e oportunidades!
Com as plataformas de mídias sociais consumindo cada vez mais tempo dos usuários, é evidente que produtores de conteúdo e empresas precisam aproveitá-las em suas estratégias.
Um post não é só entretenimento. Isso porque ele também pode ensinar, convencer, criar conexão e ser fonte para pesquisa!
Continue a leitura e fique por dentro de tudo o que vem por aí!
Antes de falarmos de futuro, que tal entender melhor o presente? Em 2025, as redes sociais ganharam ainda mais espaço na rotina de usuários de todas as gerações.
Segundo estudo da Globo, as mulheres são maioria (53%) e a Geração Y é a mais ativa (49%), seguida da Geração Z:
Nesse cenário, um recente estudo da Delloite não surpreende ao destacar que 56% da Geração Z e 43% dos millenials consideram o conteúdo das mídias sociais mais relevante do que o conteúdo tradicional, como programas de TV e filmes.
A Geração Z se destaca, pois passa 54% mais tempo (cerca de 50 min) por dia nas redes sociais do que o consumidor médio. E mais: ela gasta 26% menos tempo (44 minutos) por dia vendo TV e filmes.
Você conhece todas as redes sociais? O estudo promovido pela Globo também mapeou quais são as mais conhecidas do público brasileiro:
O Instagram é a rede social mais popular entre o público da Geração Z e Y. Por outro lado, a Geração X e Baby Boomers conhecem mais o Facebook.
Outro ponto interessante é que o TikTok vem crescendo ano após ano. Além disso, o Pinterest se mostra uma rede social muito conhecida entre as mulheres, com 61% de brand awareness.
Em média, os brasileiros utilizam cerca de 6 redes sociais. Isso demonstra o quanto o canal tem relevância em uma estratégia de marketing e pode ser uma grande fonte para gerar conexão e relacionamento com o cliente.
O WhatsApp e o Youtube são as redes sociais mais usada no país, com 99% de aceitação entre os entrevistados. Na sequência, temos o Instagram (93%) e o Facebook (83%).
É interessante destacar que as Gerações X e Y relataram que usam o LinkedIn com frequência. Além disso 30% da Geração Z diz que já usou o Facebook, mas desativou o perfil na rede.
Sobre o TikTok, um dado chama bastante atenção: a rede social ainda precisa romper uma grande barreira de aceitação entre os mais velhos. Cerca de 32% dos Baby Boomers e 22% da Geração X nunca usaram o TikTok.
Com a disputa acirrada pela atenção do consumidor no digital, é preciso ter o olhar no futuro. Nesse sentido, para te ajudar, fizemos uma curadoria das principais tendências de redes sociais para relevantes para 2026.
Essa é a sua chance de começar o ano com um olhar mais estratégico e focado no sucesso. Aproveite!
Em 2025, presenciamos o surgimento de novas redes sociais. Elas têm propostas variadas e estão conquistando usuários rapidamente, como:
É importante entender como elas funcionam e verificar se o seu público pode se tornar um usuário fiel. Em uma estratégia de marketing de sucesso, se antecipar pode gerar grandes oportunidades.
As Redes sociais exercem forte influência sobre a cultura e vida dos usuários. Afinal, se antes recorríamos à TV ou ao jornal, hoje queremos saber o que está bombando nas telas dos smartphones.
Isso supera o bate-papo com amigos e familiares, serviços de streaming e outras formas de mídia digital. A cultura está ali: no feed; e as marcas que entendem isso estão um passo à frente.
Para 2026, é importante entender que a cultura digital é um universo cheio de camadas, nichos e em constante mutação. E mais:
Em 2025, ouvimos falar bastante de humanização de conteúdo; e essa é uma tendência que deve se intensificar ainda mais em 2026.
Enquanto o conteúdo feito por IA se multiplica, aumento o volume de posts nas redes sociais, as pessoas estão em busca de mais conteúdo autêntico e original.
Assim, o conteúdo feito por humanos e para humanos, usando de criatividade e com foco em gerar conexão, pode ser seu grande diferencial no próximo ano!
Se você gosta de acompanhar tendências de redes sociais, sabe que a Inteligência Artificial está no topo das discussões. Isso porque ela pode ajudar a criar imagens, vídeos e textos, reduzindo o estresse e a pressão por produzir mais em menos tempo.
A IA já faz parte da rotina nos departamentos de marketing, ajudando equipes a trabalharem de forma mais eficiente. E a tendência só cresce: 48% dos líderes pretendem investir ainda mais na tecnologia.
E como ela pode apoiar os profissionais de mídias sociais? Além de apoio criativo, as ferramentas automatizam tarefas e relatórios, otimizam fluxos de trabalho e eliminam tarefas manuais que tomam tempo e disposição do social media.
2026 será a era dos vídeos nas redes sociais. E teremos espaço para todos os tamanhos: os curtos, de até 1 minuto, e os mais longos, de até 30 minutos!
A verdade é que o formato é extremamente democrático e permite trabalhar o tema de forma mais didática e interativa. A depender da dúvida do seu usuário, é a melhor opção para educar, entreter e se relacionar.
A dica para aproveitar esse formato em 2026 é entender se ele é o mais indicado para a intenção de busca. Assim, adaptar a linguagem e inovar em ganchos, sempre com foco na entrega de um conteúdo de qualidade e relevante (o que não se confunde com uma alta produção).
Se você ainda acredita que as redes sociais não são canais de vendas, esse é o momento ideal para analisar melhor o cenário. Isso porque, essas plataformas estão se tornando um destino de compras definitivo.
Um estudo do Statista, prevê que as vendas nas redes sociais cheguem a US$ 141 bilhões até 2029. Aliás, vale dizer que o Instagram e o TikTok já oferecem uma experiência de compra integrada muito eficiente e fluida.
Para aproveitar essa tendência de rede social e fazer bons negócios em 2026, pense em jornadas de compra com menos atrito e produza conteúdo que incentive a decisão de compra. A ideia é aproveitar o canal para educar, convencer e quebrar objeções com estratégia.
Uma das principais tendências de redes sociais para 2026 é a ascensão das comunidades privadas em redes sociais, como Facebook, Instagram e até o Discord.
Estudos indicam que mais de dois terços dos internautas já participam de comunidades online e que as pessoas são mais fiéis às marcas quando fazem parte de um grupo.
Sendo assim, criar e fomentar esses espaços digitais pode gerar resultados positivos na sua retenção, além de ajudar a estreitar o relacionamento com o cliente, promovendo a confiança e o sentimento de pertencimento.
Redes Sociais, como Instagram, YouTube e TikTok, estão se consolidando como verdadeiros mecanismos de pesquisa, assim como o Google.
Os usuários estão indo até as barras de pesquisas dentro das plataformas para encontrar respostas para suas dúvidas; e isso deve evoluir ainda mais em 2026. Aliás, já existem recursos de IA dentro das redes sociais para garantir resultados ainda melhores.
E o que isso significa? Os profissionais de redes sociais devem aprender a usar o SEO e otimizar seus posts e legendas para ampliar seu alcance e distribuição, inclusive com resultados diretos no Google.
O trabalho orientado por dados em redes sociais é mais uma tendência para o próximo ano. Afinal, com tudo o que destacamos, é preciso comprovar o valor das mídias sociais dentro da jornada do cliente.
De acordo com o Sprout Social Index™ 2025:
A verdade é que o trabalho focado em análise de dados é uma tendência em toda a área de marketing. Assim, além do uso de KPIs e métricas específicas, vale apostar em ferramentas integráveis e em encontrar formas de mapear a jornada do cliente, considerando as interações nas redes sociais.
Quando se trata de conquistar consumidores, nada supera a qualidade. Para 63% dos consumidores, as marcas favoritas nas redes sociais são aquelas com produtos ou serviços de excelência.
Nem mesmo o conteúdo mais criativo compensa um produto ruim ou um atendimento frustrante. As redes sociais já dominam boa parte da jornada do cliente, indo além de postagens e vídeos curtos, e se tornam cada vez mais importantes no comércio e no suporte.
Equipes de atendimento lidam com caixas de entrada lotadas e precisam ser rápidas:
Com padrões mais altos, os consumidores exigem atendimento personalizado e experiências impecáveis. Em 2026, priorizar o suporte nas redes será importantíssimo para qualquer marca que queira se destacar.
Você se lembra de quando os carrosséis começaram a ser usados? De lá para cá, o formato provou que deve se manter como uma grande tendência de redes sociais para 2026.
No Instagram, as pessoas publicam cada vez mais carrosséis no feed e a hashtag “#photodump” tem milhões de postagens. Além disso, o TikTok introduziu o modo foto e o LinkedIn tem impulsionado esse formato, por trazer mais conteúdo.
A verdade é que publicar várias fotos em sequência ajuda a estruturar melhor o storytelling e se conectar com os seguidores de forma autêntica, com uma linha do tempo estratégica.
E por fim, mas não menos importante, quem trabalha com redes sociais já sabe que esse é o formato com melhor engajamento e alcance do que postagens individuais. Vale a pena investir, não é mesmo?
As redes sociais são um campo fértil para novar e testar a aderência e resposta do público a um novo conteúdo. Por isso, em 2026, as marcas devem aproveitar para expandir seus limites criativos, inserindo até mesmo o humor na comunicação B2B.
Já é possível perceber isso em plataformas como o Threads e o X, que se tornaram espaços para testar tom de voz, humor e autenticidade. Isso porque, muitas organizações entenderam perceberam que seus usuários buscam entretenimento.
Quando fazemos uma análise específica para o B2B (conhecido por ser mais tradicional e “chato”), o uso estratégico dessas redes pode abrir novos caminhos para a produção de conteúdo. Afinal, é possível deixar de lado textos refinados e adotar um conteúdo sem filtros e em tempo real que cativa e conecta com seus públicos.
tendência da disrupção criativa: equipes sociais abandonam a consistência da marca para expandir os limites criativos
A tendência de engajamento de saída: marcas recorrem aos comentários dos criadores para conquistar novos públicos
O que achou das tendências de redes sociais para 2026? Aqui, na OUTMarketing, já estamos nos preparando para um ano de muita inovação e boas experiências.
Esperamos que todas as plataformas continuem incorporando novos recursos e facilitando a interação entre os usuários e, claro com as empresas.
O que acha de aproveitar que está aqui no nosso blog e conferir um conteúdo preparado por mais um de nossos especialistas?
Leonardo Stival, Coordenador de Marketing da OUTMarketing, preparou um artigo especial: Os 10 mandamentos da geração de demanda no B2B. Boa leitura!