É um dado adquirido que o Marketing Digital não é uma ciência exata e que é uma indústria tendencialmente impulsiva, errática e volátil. Estar constantemente a par das novidades parece uma tarefa impossível, mas qualquer agência de comunicação tem estar atualizada quanto a tudo o que se passa neste mercado tão efervescente.
Mas, uma agência de comunicação que consiga identificar as tendências mais atuais, montar uma estratégia adaptável e implementá-la, medindo os resultados e a sua evolução tem tudo para ter sucesso. A prestigiada revista Forbes identificou as estratégias de Marketing Digital mais relevantes para os próximos meses.
Segundo a Forbes, o todo-poderoso motor de busca pode estar em declínio. A ascensão de outras ferramentas pode ser um indicador de que os consumidores querem novas alternativas, incluindo não depender do Google. Como sempre, um Marketeer de uma agência de Comunicação e Marketing deve estar sempre um passo à frente. O Google é apenas um cesto, não tem de por lá todos os seus ovos.
Além disso, o Search Engine Optimization (SEO) pode ser potenciado noutros motores de busca. É importante que os marketeers deixem de depositar toda a sua confiança no Google e desenvolvam novas formas, mais diretas, de interagir com o seu target.
Pode parecer um «cliché», mas a importância da pesquisa através de dispositivos móveis e, consequentemente, a otimização para este tipo de equipamentos é cada vez mais importante. Os equipamentos móveis são um meio de massas e devem, por isso, ser uma prioridade para os especialistas de Marketing Digital de qualquer agência de comunicação.
Já muito foi dito e escrito sobre o poder das redes sociais. A Forbes vai ainda mais longe, já que a prestigiada revista económica insiste bastante na importância das conversões sociais. Segundo a publicação, as redes sociais proporcionam uma enorme oportunidade para aumentar as taxas de conversão e diversificar os canais de acesso dos clientes.
Com a chegada ao mercado dos novos cartões de crédito EMV, os pagamentos online e em lojas de comércio eletrónico deverão conhecer um novo impulso, uma vez que estes novos cartões dispõem de mecanismos de segurança inovadores e mais apertados. Os marketeers mais engenhosos de qualquer agência de comunicação certamente saberão elaborar formas de educar os clientes e capitalizar esse conhecimento.
Apesar dos diversos rumores acerca da morte do PPC (pay-per-click), a publicidade paga está no mercado para ficar. Há claramente uma tendência de aparecimento de novos métodos de publicidade paga no mercado e algumas marcas mais atentas já aderiram.
Há cada vez mais necessidade de bons criadores de conteúdo, sobretudo escritores, locutores, podcasters e produtores de vídeo. No entanto, é necessário encontrar escritores e produtores de conteúdo ou copywriters que conheçam o nicho de mercado para o qual estão a escrever. Isso é essencial em setores específico, como as tecnologias de informação. E é por isso que é tão importante poder contar com uma agência de comunicação especializada nesse mercado.
O algoritmo de pesquisa do Google vai mudar, o que significa que os critérios que definem os websites que estarão no topo dos resultados das pesquisas vão mudar também. Mas é preciso não esquecer que, atualmente, além do algoritmo do Google, é preciso considerar também o algoritmo do Facebook e do Bing.
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